Arquitetura

Mutirão de voluntários constrói casas para famílias em situação vulnerável

HAUS*
07/05/2017 18:55
Thumbnail

Foto: Divulgação / TETO Brasil

“Qual a distância entre você e a pobreza?”. No último fim de semana voluntários de todo o Brasil foram às ruas para pedir doações para a Teto Brasil, organização sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver projetos sociais em comunidades pobres do país. Os voluntários levantavam cartazes com essa pergunta também com o objetivo de provocar respostas de quem passava e de quem queria ajudar.  Já a Teto quer responder a essa pergunta com ações e estratégias.  Em Curitiba, vários voluntários se espalharam pelas ruas em prol do projeto. Mas o que é essa instituição e quem são os seus voluntários?
No Paraná, são mais de 150 voluntários permanentes e 3 mil pontuais que participam de ações como a Coleta e a Construção, ação da Teto Brasil que pretende construir moradias de emergências para famílias em situação de vulnerabilidade em Curitiba, Região Metropolitana e outras regiões próximas.
Os voluntários constroem casas de madeira 3x6 com peças de madeira pré-fabricadas. Foto: Divulgação / TETO Brasil
Os voluntários constroem casas de madeira 3x6 com peças de madeira pré-fabricadas. Foto: Divulgação / TETO Brasil
Beatriz Cassemiro Bispo, 22, estudante de Engenharia Ambiental (UFPR) é uma das voluntárias permanentes. “Eu queria encontrar uma aplicação social para o curso que eu estava fazendo, e no meio disso tudo, descobri que a Teto é muito mais do que um trabalho social, é uma escola”, comenta Beatriz, que hoje é Coordenadora de Métodos Construtivos da TETO.
Ações
Beatriz Cassemiro, 22, encontrou no TETO uma aplicação social para a faculdade de Engenharia Ambiental que cursa na UFPR. Foto: Divulgação / TETO Paraná
Beatriz Cassemiro, 22, encontrou no TETO uma aplicação social para a faculdade de Engenharia Ambiental que cursa na UFPR. Foto: Divulgação / TETO Paraná
Só em 2017, Beatriz já ajudou a coordenar dois projetos de infraestrutura na Vila 29 de Outubro, localizada no bairro curitibano Caximba. O primeiro deles foi a instalação de calhas, tubulações e bombas que fazem a captação de água pluvial nas moradias de emergência — casas 3 por 6 montadas com peças pré-fabricadas de madeira — que a Teto já construiu. A água não pode ser usada para consumo, mas reaproveitada para higiene e limpeza da casa.
Outro projeto foi a construção da sede comunitária da associação de moradores da região. “Ficamos uns dois meses construindo a sede com os moradores, e hoje ele será utilizado tanto para atividades esportivas quanto para as reuniões e encontros da comunidade”, comenta Beatriz.
As equipes não necessariamente contam com profissionais como engenheiros e arquitetos. “Cada equipe tem dois líderes, pessoas experientes e capacitadas para a construção, mas não especificamente arquitetos ou engenheiros, mais oito voluntários e a família”, explica Adriane Nunes Ferreira, 35, arquiteta, urbanista e voluntária da Teto no núcleo Escutando as Comunidades (ECO), grupo que faz diagnósticos sócioeconômicos das áreas selecionadas para trabalhar com a instituição.
Muito mais que um teto
A construção de casas de emergência é apenas um dos projetos sociais que a Teto realiza. O principal objetivo da instituição é mais amplo: promover o desenvolvimento comunitário. Luana de Souza, 25, é moradora do Jardim da Independência, uma das comunidades nas quais a Teto Paraná promove iniciativas. Ela conta que desde o final de 2014, quando a instituição iniciou suas atividades na comunidade, ela notou diferenças importantes na vizinhança.
“Por causa das reuniões da Teto o pessoal começou a se aproximar e agora não precisa mais dos encontros. A gente aprendeu a se organizar, identificar nossos problemas e correr atrás para resolver, não ficar esperando”, comenta Luana, que desde então também é voluntária pontual da associação.
Para além dos projetos de infraestrutura, a Teto também tem programas continuados de educação como projetos de leitura, para a formação de líderes comunitários e outras ações pontuais em parceria com coletivos.
Para colaborar
Existem maneiras diretas e indiretas de colaborar. De maneira indireta, é possível fazer contribuições mensais a partir de R$ 35 para ajudar com os custos do projeto. Já quem prefere colocar a mão na massa pode se inscrever como voluntário pontual, participando de ações únicas da TETO sem criar vínculos, ou se tornar um voluntário fixo, que se compromete a dedicar tempo semanalmente à instituição.
Para se inscrever pontualmente, é importante ficar atento às ações realizadas pela TETO, que acontecem durante todo o ano. Já para se inscrever como voluntário fixo, é preciso esperar que se inicie um novo ciclo, o que acontece no começo do ano. As datas e informes são divulgados na fanpage da TETO Brasil.
*Colaborou Monique Portela.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!