Arquitetura

Solução para obras públicas, concurso de arquitetura chega ao setor privado para renovar as cidades

Aléxia Saraiva
03/01/2019 17:13
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Como dar novos ares aos imóveis que estão sendo construídos nas cidades? Esta é a pergunta que norteou a criação da nova incorporadora curitibana Weefor, que traz em seu projeto de estreia uma resposta audaciosa: por meio dos concursos públicos de arquitetura.
Tão solicitados pelos profissionais do setor, que veem na seleção uma alternativa promissora no que se refere ao custo-benefício que eles trazem às cidades quando o assunto são as obras públicas, os concursos chegam à esfera privada com esta inciativa inédita, que deve movimentar Curitiba já neste início de ano.
Isso porque o primeiro empreendimento da empresa será construído a partir do projeto vencedor do concurso Weefor Arq, que terá seu edital lançado já no próximo dia 7 de janeiro. Realizado em parceria com a Associação Paranaense dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/PR), ele será aberto à toda a comunidade arquitetônica nacional. Ou seja: qualquer escritório ou profissional interessado poderá inscrever seu projeto.

“Arquitetura na mão dos arquitetos”

A sócia-proprietária da Weefor, Maria Eugenia Fornea, explica que a ideia surgiu de um incômodo. “O principal slogan do mercado imobiliário é baseado na busca por um imóvel ‘exclusivo’. A gente quis uma proposta inclusiva, que traga mais pessoas para todo o processo. Para isso, a gente quer fazer todo o processo da incorporação de forma diferente”. Formada em Engenharia, Maria Eugênia começou a trabalhar na área aos 16 anos na construtora do pai, Ennio Fornea.
Maria Eugenia Fornea vai buscar conciliar sua experiência com construtoras com a inovação nos projetos. Foto: divulgação
Maria Eugenia Fornea vai buscar conciliar sua experiência com construtoras com a inovação nos projetos. Foto: divulgação
Ela destaca, ainda, que normalmente é muito difícil contratar um escritório de arquitetura que não tenha um portfólio de casas ou prédios, e o concurso resolve esse problema, já que o melhor projeto será escolhido pelas qualidades e às cegas — o nome do escritório não aparece no momento da avaliação.
“A gente quis dar oportunidade para pessoas talentosas que não têm acesso a esse mercado tão fechado. Quem constrói a cidade são os incorporadores, que dão [aos arquitetos contratados] um briefing bastante engessado. Nós queremos deixar a arquitetura na mão dos arquitetos“, afirma Maria Eugenia. A ideia é que todos os empreendimentos da Weefor sejam feitos por meio de concursos.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

O concurso

Maria Eugenia adiantou alguns dos detalhes essenciais que devem moldar o primeiro projeto da incorporadora. O empreendimento será um edifício residencial no Água Verde, com área de aproximadamente 5.250 m², em um terreno de 1.383,60 m². Ele deverá ter um mínimo de 51 unidades — metade com área privativa entre 50 m² e 55 m² e metade entre 70 m² e 75 m².
O concurso irá selecionar as três melhores propostas, sendo o primeiro lugar contratado para o desenvolvimento do projeto executivo de arquitetura do empreendimento.
O edital será lançado no site da incorporadora no dia 7 de janeiro. O envio dos projetos acontece dos dias 10 a 17 de março. Depois disso, um banco de jurados especializado avaliará os trabalhos. O resultado será divulgado no dia 12 de abril e a previsão é a de que a construção do empreendimento comece no início de 2020.
Todo o processo é organizado pela AsBEA/PR. Os valores das inscrições serão revertidas em doações para a ONG TETO, que ajuda a promover a independência de comunidades carentes a partir da construção de uma infraestrutura, como com casas emergenciais.
Pintura das casas na comunidade A Favorita, em Araucária (PR). Foto: Flickr/Comunicação TETO PR
Pintura das casas na comunidade A Favorita, em Araucária (PR). Foto: Flickr/Comunicação TETO PR
Os projetos serão avaliados por seis profissionais: Lua Nitsche, sócia do escritório Nitsche Arquitetos Associados; Fernando Mungioli, editor da revista Projetos; Pedro Wada, editor do ArchDaily Brasil; Keiro Yamawaki, ex-presidente da AsBEA/PR; Luiz Augusto Brenner Rose, diretor da Imobiliária Lopes; e Maria Eugenia Fornea, representando a Weefor. “Teremos um equilíbrio entre a área técnica, criativa, de mercado e da incorporadora”, avalia Maria Eugenia.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!