Arquitetura

Arquitetura

“Zebra Rosa”: restaurante na Índia mescla cores com simetria cinematográfica

Bruno Gabriel, espacial para HAUS*
02/10/2020 13:29
Thumbnail

O restaurante criou uma versão da antiga cultura britânica na cidade indiana | Saurabh Suryan - Lokesh Dang/Divulgação

Já imaginou um restaurante que una a excentricidade do cineasta americano Wes Anderson à complexa arquitetura do antigo império britânico na Índia? É o que aconteceu em Kanpur (antiga Cawnpore), uma importante cidade industrial indiana. O projeto do restaurante foi desenvolvido pela RENESA e pode ser descrito como uma mistura de teorias do design, sendo sua característica mais marcante o desenvolvimento de um hibridismo entre o antigo e o contemporâneo.
Ao longe, já é possível perceber a ideia dos arquitetos: brincar com a proposta de uma nova experiência dentro de um espaço de ideologia mais rigorosa. Isso porque logo na fachada, o Feast India Co. remete à época do Raj britânico e suas cores rosadas.
Mas a ousadia foi ainda maior, já que o edifício é um dos mais antigos da cidade e se aproveitou do brilho característico do Art Nouveau visto por toda cidade, inserindo listras nas direções horizontal, vertical e inclinada. Por fim, juntou à paleta de cores o preto e o branco que, somados ao rosa, fizeram com que ele recebesse o carinhoso apelido de “Zebra Rosa”.
O conceito inspirador, que tem base nos filmes de Wes Anderson, continua a ser visto na parte interna do ambiente. As linhas brancas e pretas englobam todo o cenário, que se mistura ao rosa em estruturas totalmente simétricas, como nos filmes de Anderson. Realizador de longas como "O grande hotel Budapeste", "Os excêntricos Tenenbaums" e "Ilha de cachorros", o diretor também se destaca pelo tom surrealista, que dá o tom do projeto do restaurante.
O espaço ainda dá acesso a um terraço, que segue a mesma linha contraditória como essência. Com 4.000 m² de área total, o restaurante acomoda 50 pessoas na sala de jantar e 80 no terraço. No menu, a cozinha indiana progressista dá o tom, com pratos como byriani e sopa de brócolis assada. Atualmente, porém, o "Zebra Rosa" encontra-se fechado, ainda sem previsão de retorno às suas atividades.

Confira mais imagens do projeto:

*Com informações do Archdaily Brasil

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!