Casa surpreendente, construída em 1958, reúne detalhes de uma arquitetura atemporal

Daniela Busarello
18/06/2018 20:26
Thumbnail

Casa do arquiteto finlandês Alvar Aalto na França. Fotos: Daniela Busarello

Curvas finlandesas

Lição de Arquitetura, Arquitetura de Interiores, Design de mobiliário, de luminárias e Paisagismo. Lição de cotidiano, de bem saber viver a vida… A única casa que Alvar Aalto, um ícone da arquitetura finlandesa, concebeu e construiu na França.
1958. À pedidos do galerista Louis Carré, amigo de Picasso, Leger e Calder. Seu desejo era uma casa acolhedora onde pudesse expor as obras de arte. Não queria o extremista Le Corbusier, queria um nicho. Queria telhado diagonal, apenas um ano de construção, e para todo o resto, carta branca ao arquiteto finlandês. O conjunto é uma obra completa, tudo é Aalto.
Por fora, os tijolos brancos em harmonia com as pedras do piso e paredes. Em contraste com a ardósia do telhado. Grandes painéis de vidro. Dentro e fora sempre em contato. Belas esquadrias em madeira… sem falar do piso e da maravilhosa onda forro do telhado vista da área interna. Cada detalhe foi desenhado especialmente:  maçanetas das portas, luminárias diversas para valorizar as obras de arte ao mesmo tempo que fazer uma luz ambiente… painéis separadores de ambientes, à la japonesa. Refinamento de texturas de branco sobre branco, portas treliças em madeira.
O azul Aalto em detalhes do azulejo da cozinha, da escolha dos tecidos das poltrona. Detalhes decorativos dos pilares os tornam quase que esculturas. Para o olhar e a alma de arquiteto aprender e se deleitar! A casa está no alto do terreno e o desnível é gentilmente escalonado em degraus até chegar na piscina. Um mergulho na natureza!
PS: Foi a esposa de Aalto quem “tocou” a obra e desenhou o tapete em tons de vermelho.
PS2: Exposição de Alvar Aalto em Paris vai até dia 1 julho 2018.

SERVIÇO 

2 chemin du Saint Sacrement. 78490 Bazoches-sur-Guyonne

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!