Coleção de objetos raros dá o tom de apartamento em Paris

Daniela Busarello
16/07/2017 19:00
Thumbnail

Un Cabinet de Curiosités

– minerais : pedras estranhas, preciosas ou não, fóssil, cristais de rocha, curiosidade de alquimistas…
– animais : empalhados, insetos secos, esqueletos, conchas, chifres, marfim, dentes…
– vegetações exóticas: plantas, animais, objetos etnogtráficos, ovos de avestruz…
– objetos criados pelo homem: arqueológicos, antiguidades, medalhas, obras de arte, armas, objetos de curiosidade e científicos…
Uma de suas funções era a de “descobrir o mundo”, como objetos-materiais de pesquisa. Confirmar crenças oníricas da época (como um pedaço de chifre de unicórnio… para quem quisesse acreditar…). Estes Cabinets marcam uma etapa de conhecimento mais científico do mundo e aparecem na Europa na Renascença. Os artistas surrealistas bebem desta fonte e revalorizam este conceito de forma extraordinária, misturando com suas obras de arte mais conceituais.
Este é um apartamento de um colecionador de arte contemporânea em Paris.
Uma extensão nas alturas do Jardim de Luxembourg.
Paisagem idílica, perfeita para mimetizar com sua coleção.
Espelhos existentes entre as janelas e na parede principal, para refletir à vista e se sentir dentro das árvores.
Lindo de ver as mudanças das estações… o frescor verde no verão… as árvores secas no inverno para deixar o sol chegar… os luares… as luzes douradas…
Ele escolhe cada obra viajando pelos quatro cantos do mundo e nas suas preferidas feiras de Arte: Miami, Basel, Nova Iorque, Londres. Destas viagens também traz artesanato, lembranças de encontros… estórias de vida…
Seu desejo para este apartamento era renovar a decoração e fazer o mínimo de obra nas áreas sociais, porém refazer tudo nas áreas íntimas. Vender o mobiliário existente e valorizar sua coleção, Brasileira e Mundial : Rodolfo Parigi, Maria Laet, Betina Samaia, Not Vital entre outros…
Mobiliário clássico modernista : Charles e Ray Eames, Mies van der Rohe, Gerrit Rietveld, Gio Ponti, Eero Saarinen, Le Corbusier …
Assim foi feito.
Ao chegar no apartamento “novo”… gritou de alegria em realizar que tudo o que ele queria estava ali… concretizado e ainda melhor… além de suas expectativas !
Melhor recompensa para um arquiteto… é ver ouvir e sentir que sua missão foi mais do que bem feita !
Para um arquiteto o mais importante é escutar e entender os desejos de seu cliente. Equilibrar para que a realidade e os desejos entrem no orçamento e no prazo. Atender à estética e à função… e claro, com uma pitada de poesia…
O arquiteto é um instrumento para realizar tantos sonhos !  Uma arte… !

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!