Um passeio pela Lafayette Anticipations: novo espaço que une arquitetura e arte no coração de Paris

Daniela Busarello
13/07/2018 18:00
Thumbnail

Fotos: Acervo pessoal

Anticipations

Dois mil e duzentos metros quadrados no coração de Paris. Dois edifícios do século 19 reunidos por um contemporâneo edifício-elevador. É a união de Rem Koolhaas com o Grupo Lafayette e Arte de vanguarda: Lafayette Anticipations. Espaço de exposição, de produção artística e um lab oratório de criação, inovação e pesquisa.

Arte, Moda e Design.

Sete pavimentos organizados em torno de uma cour [pátio interno] tradicional e uma cour tecnológica-espacial, minha livre interpretação do termo, já que é uma sala inteira de exposição que pode ser remanejada verticalmente como se desejar. Ou seja, a sala toda é um elevador. Tudo pode ser montado para cima ou montado para baixo, o pé direito pode ser de sete andares, ou de um ou de dois ou mais.
Total flexibilidade arquitetônica para uma necessidade de total flexibilidade artística. Esta sala é chamada de tour d’exposition [torre de exposição], tem quatro pisos móveis, dois de 35 metros quadrados, dois de 50 metros quadrados, que possibilitam 49 diferentes configurações!  As características técnicas da arquitetura, respondem ao programa do cliente, levado ao máximo pelo mestre Koolhaas e sua equipe.
Sua identidade [modernista] é evidente. Tanto nas formas e volumes, painéis e pisos que se movimentam [sempre um elemento surpresa, lúdico ou inusitado, apesar de um tom sério], quanto na escolha dos materiais: concreto aparente, chapas de metal perfurado, transparência em maior ou menor grau. Toda a tipografia e identidade visual foram pensadas e desenhadas especialmente. Inspiradas nos elevadores… as letras também vão e vêm.
Tive o privilégio de uma visita guiada, a qual incluiu as salas de laboratório e produção artísticas, com os artistas da atual exposição em ação. A arte faz parte da cultura cotidiana, é aprendizado, é compreensão do nosso mundo, é política, é polêmica, é beleza, é contradição, é surpresa, é o retrato de nossa sociedade com todas as suas controvérsias e harmonias.
Arquitetura e arte juntas têm sido cada vez mais símbolo de poder de uma cidade, ou de uma família/grupo… Gugghenheim New York & Frank Lloyd Wright, Getty Center Los Angeles & Richard Meyer, Gugghenheim Bilbao & Frank Gehry, Tate Modern Londres & Herzog de Meuron, Maxxi Roma & Zaha Hadid…

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!