Villa Necchi: uma casa-jardim dos anos 1930 no centro de Milão

Daniela Busarello
27/04/2019 10:52
Thumbnail

Villa Necchi. uma casa-jardim no centro da cidade de Milão. Fotos: Daniela Busarello / Arquivo Pessoal

Uma casa-jardim em Milão

Telefones-câmaras fotográficas na mão, olhares atentos, segundos para absorver / criticar, o que foi pensado durante pelo menos um ano pelo artista-designer-industria-artesão… tudo tão efêmero. Mas também tão necessário. Esta indústria do design é responsável por milhares de empregos no mundo todo.
Saldo positivo! Na “minha” Milão, preferi “voltar às origens” e falar de uma “lição de arte-arquitetura-design”: a Villa Necchi. Uma casa-jardim no centro da cidade.  Anos 1930. Resultado do encontro da Família Necchi (da alta burguesia industrial da época) com o Arquiteto Piero Portaluppi. A única exigência do cliente: construir a casa mais linda de Milão, sem limites de orçamento. Não é sobre dinheiro.
É sobre ousadia. Pois foi aí que Portaluppi pode criar o máximo de espaços generosos, detalhes de arquitetura primorosos e acabamentos de decoração magníficos. Pergaminho, radica, mármores, grandes painéis de vidro, o jardim que “entra” visualmente no espaço interno, janelas em forma de estrela, móveis desenhados especialmente com tamanha simplicidade e delicadeza. Espaços de convívio e espaços de introspecção. Inovações tecnológicas, conforto e eficiência da época: elevador, monta-cargas, portas blindadas de correr em aço inox aparente, interfones e abóbadas muradas… luxo e modernidade que fizeram dela uma residência símbolo da época.
Mobiliário art decó, obras de arte importantes: Tiepolo, Canaletto, de Chirico, Picasso, Morandi, Fontana, Modigliani, Matisse entre outros … uma casa para viver e para sonhar com tanta beleza.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!