Casas antigas com novos usos: uma saída para a conservação do patrimônio

Key Imaguire Jr.
22/06/2019 20:03
Thumbnail

Foto: Key Imaguire Jr. | Washington Takeuchi

As casas refuncionalizadas

Por essas particularidades que a gente adquire e cultiva ao longo da vida, sempre freqüentei, a trabalho, casas que sobreviveram graças a uma troca de função – e a nova, que lhes foi atribuída, não era residencial.
Orham Pamuk conta, ao mesmo tempo em que organiza o que chama “Museu da Inocência” – memorial ao seu amor perdido – ter visitado pela Europa, casas onde se preservaram as características de vida de personagens culturalmente representativos. Está bem, evidente que o carisma do habitante facilita a ação de conservação. Mas ele é, por definição, um ser carismático, incomum – e é interessante que se preserve, também, a vida de seres, digamos, normais – porque são eles que mostram a vida vivida pela maioria da população.
Assim: um personagem, notável ou não, permeia a vida e a cultura de seu tempo e é possível, na sua casa preservada, fazer essa leitura. Para que o documento que é a Arquitetura possa ser lido, é preciso mais do que os espaços: a mudança de função implica em alterar significados e perturba a compreensão. Quem conhece a casa de Santos Dumont em Petrópolis, entende isso: é a morada de alguém com uma individualidade muito forte, criativa.
Não se pode dizer que essa tarefa esteja sendo negligenciada: alguns testemunhos de casas rurais e populares estão sendo transladados para grandes parques urbanos. Como é evidente, com as coisas da cultura, é com lentidão, sem continuidade apreciável e com insuficiente intensidade. Alguns parques romenos são exemplares nas coleções que abrigam e incluem também arquiteturas de produção, como moinhos de vento. A implantação, em grande parque, favorece o monumento com cenário, ambiente e moldura: em resumo, menos interferências do que em área urbana.
O Ippuc afirma que está retomando o projeto da Vila da Madeira. Novidades devem ser divulgadas depois que a nova lei de tombamento terminar de ser implantada em Curitiba. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
O Ippuc afirma que está retomando o projeto da Vila da Madeira. Novidades devem ser divulgadas depois que a nova lei de tombamento terminar de ser implantada em Curitiba. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
A mesma atenção dada das paredes para fora, deve ser dada para dentro. Entende-se que nem sempre é fácil: na medida em que houve refuncionalização, tem que haver reequipamento. A menos que a nova função seja museu de época, o que nem sempre ocorre e nem sempre é desejável.
Aqui surge mais uma questão: ao longo dos anos, a casa foi sendo alterada. Mesmo os moradores introduziram modificações de uso e conteúdo, com novas necessidades de vida surgidas. É preciso ter critérios – e para isso há normas internacionais bem desenvolvidas – para que a preservação transmita um recado culturalmente válido.
Nesse aspecto, não se pode deixar de admirar a Casa Domingos Nascimento, sede regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A construção do anexo – compativelmente discreta – é quase imperceptível, e nos espaços antigos foram mantidas, de forma impecável, suas características de implantação, translado e manutenção.
A casa de madeira em si é uma das melhores conhecidas, e o uso desgastante como instituição pública, foi amenizado mantendo nela apenas as funções de recepção e distribuição, sala para exposições e pequenas reuniões de trabalho. Ao redor, horta de temperos e canteiros, um amável cão, árvores entre as quais araucárias – que deixam cair, na rampa de acesso, restos de pinhas. Na sala vazia, os painéis de uma exposição fotográfica sobre casas de madeira e, a um canto, a cadeira de balanço de alguma vovó, com a cestinha de tricô ao lado.
É de um refinamento conceitual muito raro de se encontrar. Melhor que isso, estraga…

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!