Opinião: “Não são os mortos que nos prendem; são os vivos”

Key Imaguire Jr.
18/11/2018 14:00
Thumbnail

O chão consagrado e as migrações

Nos tempos antigos – ensina Fustel de Coulanges em “A Cidade Antiga” – as pessoas não se podiam afastar do local onde estavam enterrados os ancestrais. Acreditavam que a alma permanecia nas imediações do corpo, e requeria atenções dos vivos.
Quando gentes de procedências diversas se reuniam para começar uma nova cidade, traziam punhados de sua terra de origem – que eram depositados num mesmo local. Este tinha o significativo nome de “mundus”.
Acho esse simbolismo fascinante: aqui, o ser humano deixa de ser nômade, errante, aleatório. Da pertinência e apego ao lugar, nascem as qualidades cidadãs do homem: sua civilização, sua cultura, sua arte. O fenômeno da migração – e consequente abandono do chão consagrado – sempre existiu. A capacidade nutricional dos ambientes é limitada, isso estava aprendido desde a condição nômade. As concentrações e o surgimento das urbes só podem aumentar com a evolução agrícola e logística. Nesse sentido, o ambiente artificial, a arquitetura e as configurações urbanas, são itens maiores a considerar no sedentarismo. São fatores de pertencimento e, quem as perde, procura por novas: não há vida inteligente sem referências às quais se apegar.
Se aquele pitecamtropo safado não tivesse a brilhante ideia de migrar, hoje seríamos sete bilhões de simióides empilhados nas imediações do Transvaal, nos entredevorando, subnutridos e miseráveis, sem civilização alguma. E, a bem da verdade, o resto do planeta estaria muito feliz, por conta das demais espécies… É um tema interessante a ser explorado pela ficção científica, seja nos gibis, seja no cinema…
Talvez se deva associar a facilidade com que as pessoas migram na atualidade – movidas nem sempre por motivos prementes – ao laicismo preconizado pelo politicamente correto. Evidente, um fenômeno dessa envergadura nunca se explica por uma única causa; e mesmo no caso, causa e efeito são difíceis de discernir.
Acho que não há quem nunca tenha pensado em migrar: situações que parecem irreversíveis e que impactam não só a qualidade de vida; a tristeza da desesperança dos rumos da sociedade em que se vive; o descontrole dos problemas urbanos – criminalidade, droga, miséria, trânsito e desprestígio das coisas culturais.
Mas não são os mortos, quietinhos em seu chão, que nos prendem: são os vivos. São as relações de amizade, a paisagem dos lugares, as plantas que foram cuidadas e estimadas, os bichos de estimação, o pôr do sol em um horizonte ainda sem edifícios. É mais difícil abandoná-los do que ao chão dos cemitérios.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!