Como seriam nossas cidades se voltássemos a ser nômades?

Key Imaguire Jr.
14/07/2017 14:30
Thumbnail

Foto: Pexels

Voltaremos a ser nômades?

Qualquer leitor de gibi cita, com orgulho, que a NASA copia Flash Gordon. Qualquer cinéfilo mostra, sem orgulho algum, o tanto que nossas cidades estão próximas do “2020”. Mas pouca gente leu “Les mange-bitume” (“Os comedores de asfalto”) , inédito em português, publicado pela Dargaud em 1974.
A extraordinária ficção começa nos anos setenta – quando congestionamentos, reais, tornam o trânsito parisiense inviável. No começo, procura-se ocupações para passar o tempo produtivamente: alguns lêem – como o bibliófilo José Mindlin, que gostava de congestionamentos, e tinha sempre uma pilha de livros ao lado. Senhoras tricotam ou fazem as unhas; homens fazem a barba com aparelhos a pilha. Quando o álbum foi publicado, ainda não havia tecnologia digital – mas datilógrafas tinham suas Olivetti, para adiantar o trabalho, no porta-luvas. Com os notebooks, é mais do que o óbvio – para não mencionar gente que já tem, se não os escritórios, pelo menos uma extensão dele no banco de trás do carro. Vendedores de comida – que já são numerosos, em qualquer parada de sinal ou congestionamento de estrada surgem do nada para defender seus trocados.
Então, o presidente da França – o álbum é francês – em acordo com a Comunidade Européia, que ainda engatinhava nessa época – decide: “- Rodar é o progresso!” As cidades são demolidas e uma gigantesca rede de auto-estradas é lançada através do continente – estão lá as Rodovias do Euro, para quem quiser ver. Todos passam a viver em motor-homes, 24 horas por dia. Todo o comércio se torna drive-in, o que, sabemos, já está iniciado; os food-trucks acompanham o deslocamento sem pausa. Estamos chegando lá, certo? O ser humano volta a ser nômade, o homo sapiens é substituído pelo homo mobilis.
Mas, revestido dessa tecnologia, o ser humano continua o mesmo, e assim os problemas urbanos transcendem a existência das próprias cidades – e a civilização rodante adquire os vícios herdados da fixa. Surge contestação dos não-adaptados, a revolta contra o mecanicismo exagerado que não resolve – nem poderia – problemas individuais ou grupais. Bandos se afastam das rodovias e recomeçam a civilização da capo – a partir da barbárie, com tacape, arco e flecha, cabanas precárias, o retorno à coleta e caça.
Evidente que é uma obra de ficção – mas genial, na medida em que mostra não necessariamente onde vamos chegar, mas onde podemos chegar.
E como toda ficção futurista — poderíamos chamar de História Prospectiva? — é uma projeção pessimista, na qual há certamente imprecisões e erros – mas um acerto em alta porcentagem já é perceptível.
Pensemos apenas: se todos os seres humanos estiverem rodando em estradas – que são propriedade estatal – quem será o proprietário das terras, urbanas ou não? O assustador, na projeção de Lob e Bielsa (que não dirige…) é o tanto que, apenas abrindo os olhos, a vemos chegando, num horizonte muito próximo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!