De Caruaru a Veneza, as feiras de rua revelam a essência das cidades

Key Imaguire Jr.
30/04/2018 18:00
Thumbnail

Feira de rua em Veneza. A semelhança com as brasileiras é apenas aparente, e demonstra o quanto essa instituição é universal. Foto: Marialba RG Imaguire.

Fazendo feira

É uma expressão que, parece-me, vigora do Paranapanema para cima: embora eu não possa garantir que o nosso “ir à feira” seja mais semanticamente correto. Mas é um “paulistismo” corriqueiro: “vou fazer só um pouquinho de feira e já volto”.
Tanto para quem “faz a feira” quanto para quem a ela vai, é onde, nas nossas cidades, permanece a sensação do abastecimento doméstico feito pelo contato direto entre quem produz algum alimento e quem o consome. Duvido que essa relação permaneça tão direta, seria uma afronta insuportável à lógica capitalista. Mas a sensação persiste, mesmo com a presença cada vez mais freqüente de manufaturados e industrializados.
Conheça a essência de uma cidade visitando suas feiras de rua. Foto: Bigstock.
Conheça a essência de uma cidade visitando suas feiras de rua. Foto: Bigstock.
Claro, a feira deixou de ser aquela coisa simples das caixas colocadas no chão da Praça da Matriz à vista das pessoas que transitam para a missa ou para a fonte de água, o que é uma pena. Vejo em fotos de viajantes que, em cidades da América Hispânica essa tradição ainda é bem viva, apesar de estar adquirindo uma “empostação turística” que a desvirtua. Lá como cá, quanto menor a localidade, mais identificável é a tradição: o fator de dissolução cultural é, como sempre, a superpopulação.
MAIS SOBRE VIVER A CIDADE
A saudável prática das feiras – importantes a ponto de identificar os dias da semana no nosso idioma, e em nenhum outro… – foi fracionada. Principalmente na temática – feiras disso e daquilo, de artesanato, de gastronomia, de antiguidades – mas também quanto ao zoneamento interno. O substantivo ainda não perdeu – na maioria dos casos – a conotação de informalidade, de espaço aberto e de livre trânsito. Mas está comprometido e sendo apropriado por feiras industriais, que são eventos de outra natureza.
Por mim, a feira emblemática ainda é a de Caruarú – ou foi, há muito, quando a conheci. De lá pra cá, muita água passou pelo Capibaribe… Não sei como está agora, espero que não tenha mudado muito. As fotos da internet são desanimadoras, parece mais a região ao redor do Mercado Municipal de São Paulo.
Quando a conheci, o fascínio maior foi a secção de produtos reciclados em funilaria, a partir de latas de azeite e outros metais: prato cheio para qualquer antropólogo. Também as extensas áreas de artesanato em couro. Ambas, mostrando soluções originais de desenho e execução. Em compensação, a área de carnes deve ter levado muita gente a optar pelo vegetarianismo…
De qualquer forma, uma viagem não é completa sem uma passada pelas feiras de abastecimento: é lá que se aprende a vida da cidade, seja nos produtos, seja nos procedimentos, seja no comportamento.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!