Opinião: evitar a padronização das cidades é uma forma de melhorar o convívio humano

Key Imaguire Junior
18/02/2019 14:08
Thumbnail

A apropriação dos espaços públicos – no caso Catania – desenvolve as noções de cidadania e a sociabilidade.

Itália mia, Brasile nostro

Não é exclusividade deles, evidente, mas fica particularmente claro: todos os países europeus, formados a partir de antigos reinos unificados num doloroso processo de formação de nacionalidade, vêm de uma cidade ou região com caracterizações culturais importantes: dialeto, culinária, economia – histórias de antigas relações comerciais, dinásticas e diplomáticas.
Menciono os italianos porque o caso deles é particularmente conhecido: os pequenos – e nem sempre tão pequenos…–  reinos, centrados por cidades poderosas, foram sendo somados na construção do maior império de todos os tempos, o Romano. Se não o maior territorialmente, em ação civilizadora certamente.
O apogeu foi de poucas décadas, mesmo porque, segundo um historiador moderno, nenhum império tem clímax chegando a mais de meio século de duração. Depois, foi sendo fracionado pelos
dominados e por sua própria força, resultando em cidades-estado que continuaram poderosas: Roma caput mundi, Genova a Magnífica, Veneza a Sereníssima, e assim por diante.
A consolidação de outros impérios no continente europeu e as guerras entre eles, terminam por enfraquecê-las. Só na segunda metade do XIX é que um processo de reunificação levará à formação do país Itália como conhecemos hoje: o país mais bonito do planeta, a cultura artística mais densa, mais refinada e mais prestigiosa, o sonho dos viajantes…
É aí que quero chegar: à cultura das cidades. No caso italiano, nunca senti entre elas efetiva rivalidade ou, melhor dito, hostilidade. Ponto de vista de viajante… talvez exista, mas é subterrânea. E a
resposta ao “da dove sei?” na apresentação, revela do apresentado uma série de coordenadas que, tomadas em consideração, adiantam o relacionamento – sempre, ao que eu perceba, positivamente.
Cá na terrinha, somos mais chegados em estigmatizar que definir as gentes das outras cidades: são isso, são aquilo, são esquisitos – e, ofensa suprema: “são diferentes de nós”. A dificuldade em aceitar a diversidade se apresenta, o mais das vezes – e felizmente! – apenas como ironia, e isso os italianos também fazem. Mas as diferenças – da fala dialetal às paisagens urbanas – são o melhor do convívio humano, é o que faz o encanto das viagens.
Temos que nos apegar – e não fugir! – das nossas personalidades urbanas, nos orgulhar delas e cultivá-las. Com atenção e cuidados especiais – porque a inevitável globalização quer mais é nivelar, descaracterizar, apagar – para dominar.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!