Que cidade é esta? Marcas, construções e linguagens que ajudam a reconhecer

Key Imaguire Junior1
17/12/2015 00:00
Thumbnail

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Nosso subtítulo alternativo poderia ser “Síndrome de Planeta dos Macacos”. Se você pegar – ou for apanhado por– uma curva no espaço-tempo e cair numa cidade qualquer do planeta, saberia identificá-la?
Acho que fica cada vez mais difícil, a menos que você “caia” numa dessas poucas cidades privilegiadas, com paisagem natural inconfundível – digamos, Rio de Janeiro ou Santiago do Chile.
Claro, existem monumentos identificadores construídos ou artificiais (não é preciso mencionar nenhum, certo?), mas são raros, estão deixando de ser feitos e os novos são de tanto mau gosto que o mínimo a esperar da sensatez humana é que sejam demolidos o quanto antes…
As cidades que se identificam à primeira vista por uma configuração humana harmônica com a paisagem natural são raras. O único caso que conheço é Veneza.
“Relação harmônica com a paisagem” não significa necessariamente que o cenário seja mar, cordilheira ou grandes rios. Pode ser, por exemplo, uma vegetação específica regional. Curitiba já teve esse privilégio, com as araucárias que lhe deram nome e já foram quase todas assassinadas. Deve haver outras espécies em outros lugares capazes de produzir essa identidade natureza/paisagem.
Para quem souber ler arquitetura e configurações urbanas, as áreas históricas das cidades podem identificá-las. Essa leitura exige um certo acervo de conhecimentos prévios: estilos e modismos arquitetônicos, técnicas construtivas, correspondências entre pessoas e espaço, e assim por diante. Belo exemplo, Colônia do Sacramento, no Uruguai. Um tipo de alfabetização que deveria ser mais comum do que é,começando mesmo no ensino básico.
Não espere identificar a cidade pelas pessoas que encontrar. O tipo físico só será denotativo se você desembarcar da cápsula espacial numa aldeia Inuit do Canadá ou equivalente. Mas, excluindo umas poucas cidades, o cruzamento e intensificação dos fluxos migratórios estão diluindo as características raciais – ou misturando-as incompreensivelmente. Bem, talvez isso até resolva alguns problemas da espécie humana.
Quanto à roupa, então, não confie nisso para identificar o lugar. A rapaziada de jeans, camiseta e tênis domina qualquer cidade do mundo.
Se, por um lado, essa bobagem do “politicamente correto” preconiza a aceitação da diversidade, por outro, em frontal contradição, coloca a globalização como um dos valores positivos da contemporaneidade. E globalização significa o sepultamento da cultura e da diversidade. A arquitetura, que já foi um dos grandes definidores da paisagem urbana, perdeu essa prerrogativa, submersa na mediocridade do mercado imobiliário.
Encontrar, prestigiar, acentuar o que uma cidade tem de particular, de específico, de individualidade urbana, deveria ser uma ideia primordial do planejamento urbano. Ainda que não tenhamos intenções de embarcar em cápsulas espaciais.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!