Sincronizadores da vida urbana

Key Imaguire Junior
23/06/2015 01:00
Thumbnail

Relógio da Rua das Flores, no Centro de Curitiba

Todos sabemos que não se pode acumular pessoas num mesmo espaço sem alguma sincronia de movimentos, ações e percursos. Nós, humanos, não somos, ainda, suficientemente civilizados para prescindir de sinais externos a nós mesmos.
Usar o escuro da noite para repouso e o claro do dia para trabalho já é um começo. Em alguns casos, a natureza ajuda a organizar a vida: as marés no litoral dão a hora de sair para a pesca. Não sei se as alterações climáticas já fizeram os nortistas perderem o interessante hábito de marcar encontro para “antes da chuva” ou para depois dela.
Na lenta vida das nossas cidades coloniais, o dia começava com os escravos levando para as casas dos senhores água, notícias e fofocas frescas. E toda a vida era referenciada aos toques de sino da Matriz e também das capelas das irmandades, onde estivessem. No sentido administrativo, era o “sino de correr” do Paço da Câmara a convocar os moradores. Os relógios nas torres das igrejas dão mais visibilidade aos toques dos sinos.
Com a industrialização e o crescimento urbano, outros sinais sonoros foram instituídos, principalmente para ajustar a vida individual à produção: o apito das fábricas, hoje em desuso, convoca nada sutilmente os trabalhadores. Lembram do Noel Rosa? “Quando o apito / da fábrica de tecidos / vem ferir os meus ouvidos / eu me lembro de você…”
Mas o referencial mais comum, o que serve a todos, são os relógios públicos em praças, ruas e edifícios. Não por acaso, a pátria da industrialização e da pontualidade tem seu símbolo maior num gigantesco relógio: o Big Ben.
Antes mesmo de os mecanismos de relojoaria se tornarem comuns, relógios de sol davam seu recado – ainda são encontrados nos centros históricos dos burgos italianos, lindíssimos, pintados nas paredes de algumas casas; sob eles, os idosos sentam para tomar sol e conversar ao fim do dia – há séculos.
Há quem considere esses sincronizadores opressivos, agentes do capitalismo fordista. Mas não necessariamente. Eles servem à cidade como um todo, não apenas aos operários. Uma vida social densa, como a contemporânea, não dispensa sincronia, seja nos relógios públicos ou nos de braço, como nos proporcionou Santos Dumont.
Quantos sons são agressivos para algumas pessoas e úteis (para não dizer românticos) para outras? Apitos, zumbidos e outros sinais de trens e de navios, não substituíram “o clarim dos galos”, como dizia Helena Kolody.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!