Especial

BRDE Palacete

Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões comemora 15 anos

Luciane Belin
15/06/2020 12:13
Thumbnail

Foto: Guilherme Pupo/Divulgação BRDE

Um imóvel cuja história é tão majestosa quanto os leões que há mais de um século vigiam e ornamentam sua estrutura. Paredes, pisos e revestimentos que testemunharam o crescimento de uma família, de um negócio e de uma cidade.
Por entre as centenárias cortinas do Palacete Leão Jr., é possível entrever a versatilidade e a multiplicidade das obras dos artistas que agora apresentam seu trabalho no local, refletindo em sua variedade o ecletismo que ostenta a arquitetura do prédio.
No dia 21 de junho de 2020, esta edificação inaugurada no início do século passado celebra 15 anos desde que assumiu definitivamente a sua vocação para a arte e a cultura e passou a ser chamada de Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.
Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural em 2003, o imóvel que contém o Palacete Leão Jr. foi adquirido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE, em 2004. No ano seguinte, a instituição inaugurou o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, mantido e coordenado pelo próprio BRDE, passando a ofertar uma programação gratuita de exposições e atividades relacionadas a arte contemporânea, arquitetura, história e patrimônio cultural.
Foto: Guilherme Pupo/Divulgação BRDE
Foto: Guilherme Pupo/Divulgação BRDE
Entre as dezenas de artistas que já levaram suas obras para dialogar com o espaço histórico do Palacete dos Leões estiveram nomes como Eliane Prolik, Jair e André Mendes, Paolo Ridolfi, Carmen Fortes, Andre Nacli, Emerson Persona, Francis Rodrigues, Dulce Osinski, Andréia Las, entre tantos outros.
Sua programação já contemplou mostras em parceria com instituições culturais como o Goethe-Institut (Stefan Moses, 2007) e a Bienal Internacional de Curitiba (Anthony McCall, 2015 e Pangrafias, 2019).
Exposição ARR, de Eliane Prolik e Anna Mariah Comodos: obras expostas em 2015 no espaço dialogam com a edificação. Foto: Marcelo Almeida/ Divulgação Espaço Cultural BRDE
Exposição ARR, de Eliane Prolik e Anna Mariah Comodos: obras expostas em 2015 no espaço dialogam com a edificação. Foto: Marcelo Almeida/ Divulgação Espaço Cultural BRDE
O espaço também dialoga cada vez mais com o Museu Paranaense, já que um dos idealizadores do museu é o desembargador Agostinho Ermelino de Leão, pai do ervateiro que construiu o palacete, Leão Jr.
Neste projeto especial sobre história, contexto regional, arquitetura e patrimônio envolvendo o Palacete dos Leões e seu entorno, o BRDE convida os leitores a conhecerem o Paraná e a Curitiba do ciclo econômico da erva-mate, contexto no qual nasce o edifício.
Retrato histórico do Palacete dos Leões. Foto: Divulgação/Fundação Cultural de Curitiba
Retrato histórico do Palacete dos Leões. Foto: Divulgação/Fundação Cultural de Curitiba
Publicadas em Haus, as matérias resgatam as grandes conquistas e impactos da erva-mate sobre o desenvolvimento do estado em diferentes esferas, da econômica à cultural, e de como, das folhas da planta, brotou todo um bairro – o Alto da Glória. O leitor vai conhecer em detalhes a história da edificação e das diferentes fases de residência do Palacete dos Leões, os elementos da elogiada arquitetura eclética do seu exterior e interior, bem como as curiosidades e relatos históricos acerca do seu processo de tombamento e restauro.
Afinal de contas, o que é um patrimônio histórico e porque ele é importante? Como dialoga com a cultura e a educação? Professores, historiadores e arquitetos ajudam a elaborar a resposta a essa pergunta que move as atividades de tantos elementos e bens tombados.
Com esta série de reportagens sobre a erva-mate e o Palacete Leão Jr., o BRDE e a Gazeta do Povo homenageiam esta imponente edificação que, até hoje, adorna a Avenida João Gualberto, lembrando a todos que, ao valorizar a cultura, tecemos um futuro melhor.
Boa leitura!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!