6 ambientes mostram como as banheiras podem ser versáteis

Aléxia Saraiva
23/05/2019 19:39
Thumbnail

Foto: Samuel Berger

Seja a grande protagonista de um ambiente, seja um luxo extra em um ambiente pequeno. O fato é que as banheiras são uma comodidade com formatos e instalações cada vez mais versáteis, que dialogam com basicamente qualquer tipo de linguagem em um banheiro.
As possibilidades de aplicação são muitas: elas podem estar presentes em projetos integrados, com um pequeno espaço dedicado a elas; ou ainda quebrarem o protocolo com desenhos arrojados e em novos tipos de materiais.
A HAUS selecionou seis espaços da Casa Cor Paraná 2019 que mostram diferentes aplicações das banheiras em ambientes com propostas completamente diversas. Confira!

Veja todos os 52 ambientes da Casa Cor PR

Vote no seu espaço favorito da Casa Cor PR 2019

Aura vintage

Foto: Samuel Berger
Foto: Samuel Berger
Com inspiração nos anos 1980, a banheira é protagonista no projeto da suíte master, assinado por Ivan Wodzinski. A peça tem desenho assinado pelo arquiteto, e possui um corte reto para valorizar o mármore. O banheiro da suíte ganha ainda balcões suspensos na parede, feitos em madeira de cor marrom cereja e com revestimento em aço, contrastando com a pedra. Poucas peças valorizam as linhas do ambiente, que se torna ao mesmo tempo acolhedor e elegante.

Charme em evidência

Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
Na Suíte da Maria Clara, assinada pela arquiteta Tininha Giglio, a banheira integra o projeto de interiores dedicado à sobrinha da profissional. No lugar da parede que separaria o quarto do banheiro, o ambiente leva um painel de vidro, destacando a peça. Garantindo a privacidade, uma persiana rolô pode ser abaixada conforme a necessidade do uso. A linguagem do ambiente, que remete à casa da vó, ganha corpo com o azulejo 20×20 cm em tom de rosa envelhecido.

Formas orgânicas e inspiração do mar

Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
A Casa Maldivas, ambiente assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, tem diversos elementos em comum entre os espaços que criam uma integração, e o banheiro não foge disso. A inspiração nas Ilhas Maldivas trouxe um revestimento à parede cuja textura lembra um rastelo na areia. O desenho da banheira de imersão segue a mesma linha, inspirado em uma onda do mar. Sua peculiaridade não para por aí: ela é produzida em quarrycast, mistura de resina com rara rocha vulcânica.
O banheiro ainda leva peças de design assinado — toalheiro por Jader Almeida e banco Toy por Jayme Bernardo — e um balcão assinado pela arquiteta, com acabamento em dourado fosco que dialoga com o espelho em forma orgânica. O ambiente também leva a parede de madeira ripada vazada onde seria a janela, para garantir a entrada de luz.

Integração completa

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
A sala de banho é um dos espaços integrados que compõem o Loft do Piloto NATUZZI, assinado pela decoradora Suely Ruon e pela arquiteta Priscila Ruon. A banheira, com formato moderno e assimétrico, ganha destaque em meio ao porcelanato preto fosco que delimitam o ambiente. As samambaias pendentes dão pontos de cor em meio à sobriedade que pauta a linguagem do loft.

Pegada contemporânea

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
O Studio da Youtuber, assinado pelos profissionais Alexandre Weiss, Nara Moraes e Nelson Machado, também trabalha com um ambiente com diferentes funções que estão completamente integradas. A banheira — que complementa o espaço com seu formato despojado — fica em meio ao quarto com tons de rosa, que inclui o mármore rajado sobre o qual fica a peça. Rosé gold complementam os metais do ambiente.

Em meio ao mármore

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Na Suíte de Hóspedes, a designer Katleen Luizaga trabalhou com um mármore claro que se espalha por pontos do banheiro: na pia, no nicho da parede e no próprio espaço da banheira. A iluminação é um dos pontos altos do ambiente, estando tanto nos nichos do teto como nos perfis ao redor do espelho. O ambiente como um todo, junto ao quarto, traz pedras com formatos irregulares e desenhos assimétricos.

LEIA MAIS:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!