Seis balanços para levar a descontração para dentro de casa

Aléxia Saraiva
28/06/2019 10:40
Thumbnail

Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo

Dentro ou fora de casa, para crianças ou adultos: o balanço é certamente uma peça-chave de qualquer ambiente que ofereça descontração e preze pelo conforto. Variação de modelos para todos os gostos não faltam, e vão desde o rústico, típico da casa do interior, até peças com design e materiais modernos e contemporâneos.
O segredo, basicamente, é achar um cantinho da casa ideal para sua função, seja ela brincar ou relaxar. Para inspirar nessa pequena revolução da decoração, a HAUS selecionou seis ambientes da Casa Cor Paraná 2019 que trazem os mais diversos modelos de balanços.

Para brincar

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Pensado para uma criança de sete anos, o Quarto do Menino criado pelas designers Monica Pajewski e Renata Fraidg atende um pedido unânime entre os pequenos: um balanço para brincar. Atender esse pedido foi uma premissa fundamental do projeto, que buscou inspiração no design escandinavo e e no método montessoriano, que preza pelos móveis na escala da criança.
“A gente trouxe uma balança de couro porque é um elemento natural muito presente no estilo escandinavo”, explica Monica. A peça, chamada “Revoar, é assinada pela designer de interiores Marta Manente. As franjas ajudam a brincar com o imaginário: “Várias crianças que estiveram no espaço enxergavam de uma maneira diferente: parece um cavalo, parece de um índio”, complementa a designer.
Ela atenta que, para quem quer colocar uma balança em casa, é importante fixá-la diretamente na laje. Caso o teto tenha rebaixamento de gesso, são necessários os parafusos parabolts, que vão atravessar a camada para chegar à laje.

Trazendo aconchego

Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
O Living e Hall da Família Jovem, assinado por Larissa Lóh, prima pelo conforto. Para isso, ela lança mão de materiais e técnicas naturais: mármore, vidro, madeira natural, tramas e técnicas artesanais de comunidades brasileiras.
Parte desse conceito está no balanço Ipê, assinado pelo designer Sergio J. Matos. Feito em corda náutica, é um trabalho artesanal baseado em antigas técnicas brasileiras que pode ser usado em ambientes internos e externos.
O balanço integra uma parte intimista do ambiente, vizinho ao painel em MDF no tom ameixa que integra as três faces do U que formam o espaço do living.
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo

Sem hora para levantar

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
O Home Theater de Samara Barbosa tem como foco central a tela de 135 polegadas fixa em uma parede revestida por mármore. Os elementos clean que giram em torno dela puxam para a tonalidade de areia com pontos de cor em mostarda — tudo para não competir com a imagem.
O conforto é essencial no ambiente que tem a permanência como objetivo. Entre os sofás e poltronas está o balanço Capadócia, assinado pelo arquiteto Roque Frizzo, feito em trama e linho e que pode ser usado tanto em ambientes internos como externos.
Para a arquiteta, o maior trunfo do balanço é agradar a todos, independente da idade. Como o seu ambiente conta com rebaixamento do teto em gesso, ela também utilizou os parabolts para alcançar a laje. Nesses casos, o acabamento no gesso é feito depois que os parafusos já estão fixos.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo

Para se divertir

Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
O tema da Casa Cor 2019, “Planeta Casa”, também inspirou o espaço da Brinquedoteca, assinado pelas designers Gabriela Meister e Roseli Aderno. Elementos naturais compõem o espaço infantil, que procura trazer os quatro elementos de forma lúdica.
“A ideia dos balanços foi trazer a sensação de sobrevoar o espaço e o céu, remetendo ao elemento natural  do ar. As paredes laterais indicam seu espaço e as almofadas no chão fazem alusão às nuvens”, explica Gabriela. A fixação dos balanços é feita por parafusos do tipo parabolt que vão diretamente na laje. Os balanços têm formato de bola e são revestidas por um tecido que vibrante e macio em tons claros, o que torna o espaço convidativo às brincadeiras.
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo

Pegada lúdica

Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
A Suíte da Maria Clara, assinada por Tininha Giglio, é pensada para sua sobrinha com ambientes integrados e multifuncionais. Além da cama e do sofá-cama, o balanço integra o ambiente que foi desenhado para a moradora receber as amigas e gravar vídeos para seu vlog.
Nesse contexto, a peça ganha uma conotação lúdica. “Por ser um quarto de menina, ele trouxe um pouco do lado criança ao ambiente”, afirma a profissional. Para instalar um balanço em casa, a arquiteta recomenda a contratação de um profissional especializado, de formar a garantir que o objetivo seja alcançado.

Quarto do Bebê

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Com a proposta de trazer um pouco do jardim para dentro do quarto do bebê, o Jardim das Borboletas, assinado por Amanda Ohpis, traz plantas e borboletas para tornar o ambiente mais lúdico.
O balanço se integra à ideia: desenhado pela arquiteta, ele tem assento de MDF e é preso à laje por cabos de aço envoltos por uma folhagem campestre. A proposta é estimular brincadeiras com o bebê: primeiramente com os pais, que usariam o brinquedo com o filho no colo, mas posteriormente para uso da própria criança.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!