6 inspirações com mármore para diversos ambientes da casa

Luciane Belin*
04/06/2019 17:27
Thumbnail

Foto: Samuel Berger

Símbolo de nobreza, majestosidade e elegância desde a Grécia Antiga, o mármore é até hoje um recurso certeiro para dar ares de requinte aos ambientes. Com diferentes tipos de polimento, com uma vasta variedade de cores, desenhos e texturas, ele ainda reina absoluto nos projetos arquitetônicos que miram no refinamento.
Na Casa Cor Paraná 2019, o mármore aparece em ambientes que vão desde os espaços em que a palavra de ordem é a funcionalidade, como o banheiro e a cozinha, até aqueles que têm como exigência máxima o conforto, como as suítes, salas e escritórios.
Confira algumas das inspirações para o uso do mármore em residências!

Nobreza iluminada

Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Dentro do box, um nicho no mármore é retroiluminado por uma fita de LED, dando destaque para a peça. Esse pequeno detalhe faz toda a diferença no projeto da Suíte Master Sênior, do arquiteto André Bertoluci, que emprega o mármore branco Paraná Calacata na bancada da pia do banheiro e em todas as paredes do box.
“A ideia de usar o mármore foi porque é um material nobre e como a composição toda do ambiente é mais refinada, preferimos este material ao invés do revestimento cerâmico. Como o espaço tem um pé direito alto, os veios e os desenhos naturais do mármore ganham destaque no espaço”, diz o arquiteto.

Com jeitinho de influencer

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
O mármore também pode ser um aliado prático para quem busca multifuncionalidade e agilidade na manutenção, além, é claro, da elegância e daquele toque instagramável.
O estudio pensado pelos arquitetos Alexandre Weiss e Nelson Machado e pela designer de interiores Nara Moraes em homenagem à youtuber Franciny Ehlke incorporou este material em uma bancada onde foram dispostos alguns quadros e vasos de plantas, e também no piso onde está disposta a banheira.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo

Para bem receber

Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Quem você convida para a sua casa, merece ser acolhido com conforto e todo o requinte que puder ser oferecido. Seus visitantes são, afinal, pessoas especiais. Pensando nisso, a arquiteta Katleen Luizaga incluiu no projeto de Quarto de Hóspedes para a Casa Cor Paraná 2019 detalhes importantes em mármore branco Calacata, que está presente nas paredes ao longo do quarto até o banheiro, em uma bela composição com o azul e o terracota.
“Revesti as paredes, criei um painel para cabeceira com iluminação indireta, para a mesa de escrivaninha e para a lareira, além da bancada da cuba e da estrutura para a banheira. Trouxe a versatilidade do mármore polido para o quarto, que não é tão usual, e deixei o ambiente bem aconchegante, apesar do material ser frio”, detalha a arquiteta.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo

Requinte à mesa

O mármore é o ingrediente de luxo no projeto da Cozinha Gourmet e Jantar, de Viviane Busch. Em contraposição aos armários cinza, a arquiteta escolheu os tampos em mármore branco Paraná Nuvolato, que criam contraste com os tons mais escuros presentes no ambiente.
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Além da ilha e da bancada em L, ele está presente também na parede ao lado da mesa, em uma moldura grande para obras de arte e na lareira, que recebe os convidados logo à entrada do ambiente, onde foi usado o mármore preto Levigato, que não é brilhante e traz um toque mais rústico. “Queria um ambiente leve, em que a pessoa ficasse bastante tempo. Escolhi então o Branco Paraná pois é o único branco que pode ser usado na cozinha, pois tem porosidade super pequena e é de fácil manutenção”, explica.

Curvas que comunicam

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Além da textura e da resistência, outra característica reconhecida do mármore é a presença de veios curvos, que costumam ser usados para criar a sensação estética mesmo entre materiais que imitam este material, como o porcelanato. Foi justamente nestes veios presentes no mármore que a arquiteta Taciana Nakalski encontrou a referência que buscava ao feminino, palavra-chave em seu projeto de Home Office da Empresária.
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
As peças escolhidas, o mármore Nero Michelangelo e o Nuvolato, trazem esta característica, e estão presentes tanto na lareira quanto no lavabo, na bancada da cuba. “Gostei dele por ter veios curvos remetendo ao gênero do meu espaço, que fala sobre o empoderamento feminino. Também os tons dele combinam com a decoração do Jader Almeida, com os tons da madeira do mobiliário dele, usados no projeto”, diz a arquiteta.

Mergulhada em realeza

Foto: Samuel Berger
Foto: Samuel Berger
Ao centro da Suíte Master projetada por Ivan Wodzinski para a Casa Cor Paraná 2019 está a banheira quadrada e feita em mármore que assume o protagonismo do espaço.
Ela está cercada por pisos, paredes e teto revestidos também em mármore branco Montevittá, da Grupo Paranaense Granitos, um material escolhido pelo arquiteto não apenas pela cor branca, mas pela natureza regional. “Outro detalhe importante é que o acabamento é anticato, ou seja, é fosco, não tem brilho”, complementa o arquiteto.
Foto: Samuel Berger
Foto: Samuel Berger
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!