Menos é mais: 4 bancadas de cozinhas pequenas, escondidas e funcionais

Luciane Belin*
13/06/2019 17:23
Thumbnail

Foto: Michel William/ Gazeta do Povo

Quando o espaço é pequeno, toda solução voltada a otimizar o uso de qualquer cantinho pode fazer uma grande diferença. Assim como as prateleiras, nichos e os móveis sob medida de maneira geral, as bancadas são peças-chave no desenho de um studio ou loft.
“Ela é imprescindível e, sabendo usar, vira uma peça de destaque do ambiente”, sugere a arquiteta Carla Grüdtner. “Primeiro, tem que ver a utilização do material, a manutenção, como pode ser inserida em ambientes menores, e você também pode descaracterizar um pouco do tradicional para dar mais personalidade”, complementa.
Na cozinha, em especial, as bancadas podem ser o apoio necessário na hora de preparar uma refeição, assumir o papel de mesa e ainda contribuir para uma interface entre cômodos.
Veja quatro ambientes da Casa Cor Paraná 2019 que utilizam bancadas para oferecer soluções para a cozinha.

Multifuncional

Um grande volume em laca azul faz as vezes de cozinha no projeto do Studio 33, da arquiteta Carla Grüdtner, para a Casa Cor Paraná 2019. Criado em homenagem ao fotógrafo Eduardo Macarios, o ambiente foi pensado para uma pessoa que mora sozinha, mas que gosta de cozinhar e aproveitar bem o próprio espaço.
Um grande bloco, dividido por blocos menores, cria uma composição geométrica, dentro da qual o cubo com mais destaque é o quadro branco ao centro, onde está a bancada com cuba, fogão e utensílios domésticos.
Na cozinha azul feita sob medida com marcenaria, a bancada é de pedra e branca, criando um contraste que destaca a usabilidade do espaço. “Quis criar um espaço que não tivesse cara de cozinha, com os eletrodomésticos embutidos dentro das portas. Mesmo no espaço reduzido, couberam elementos como uma cafeteira e um fogão com duas bocas”.

Como num passe de mágica

Foto: Marcelo Stammer/ Divulgação<br>
Foto: Marcelo Stammer/ Divulgação<br>
Como transformar um studio de 36 m² em um apartamento completo, com todos os cômodos e mobiliários que poderiam ter sido incluídos em um espaço com o dobro do tamanho – e, ainda, instagramável?
Os arquitetos Alexandre Weiss e Nelson Machado e a designer de interiores Nara Moraes encararam este desafio ao elaborar o Studio da Youtuber, desenvolvido em homenagem à youtuber Franciny Ehlke. E, para garantir o bom uso dos espaços, as bancadas foram essenciais, incluindo uma que só pode ser enxergada à primeira vista.
“Este ambiente foi desenvolvido com o conceito de um espaço que se transforma. Num primeiro momento, quando entra no studio, a pessoa não percebe que ele tem tudo o que tem. Atrás de um painel decorativo, está uma estrutura com mesa de apoio e uma cozinha que fica escondida dentro do armário”, explica Machado.
Foto: Marcelo Stammer/ Divulgação
Foto: Marcelo Stammer/ Divulgação
Com 1,20 m, a bancada de mármore forma uma composição com MDF que consegue incorporar frigobar, fogão, cuba e um micro-ondas, além dos demais utensílios domésticos mais básicos.

Tecnologia e funcionalidade

Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios
Em um loft de 80 m², a palavra-chave para elaborar o projeto foi integração. Pensado para um casal que gosta de receber amigos, o ambiente Casa Maldivas garante a proximidade entre os convidados na sala e na cozinha, onde também está uma bancada de 1,30 m por 3 m de largura.
Acompanhada por confortáveis bancadas alta, que oferecem todo o conforto de uma cadeira, a bancada aproxima os envolvidos com a refeição, permitindo que esta seja preparada ali mesmo, na parte interior do móvel.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios
“Uma parte da bancada tem uma cuba embutida que permite que ela fique limpa e oculta, então quem está do outro lado não vê nada. Fizemos uma tampa recortada que funciona como escorredor de pratos, mas que também cobre a cuba, e pode ser usado para colocar gelo e bebidas”, explica a arquiteta Alessandra Gandolfi, que assina este ambiente para a Casa Cor Paraná 2019.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios

Futuro rústico

O ar futurista que assume o projeto do Loft do piloto Natuzzi | Ton Sur Ton, assinado pelas arquitetas Priscila Ruon e Suely Ruon nasce em parte dos elementos com linhas curvas, em parte dos tons cinza e prata usados em composição com a parede de mármore. A bancada usada na área da cozinha é um destes elementos.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Dividida, ela é composta por duas peças – uma cinza que pode ser ocupada para o momento de degustar os pratos preparados, outra em madeira que serve de base para o preparo dos alimentos e apoio para o fogão. Essas duas partes funcionam como um contraste que traz um toque rústico e, ao mesmo tempo, moderno, que dá o equilíbrio sofisticado para o ambiente.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!