Cimento queimado: quatro ideias para usar o queridinho da arquitetura contemporânea

Gazeta do Povo
30/05/2019 23:27
Thumbnail

Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo

Rústico e moderno, o cimento queimado costuma estar no topo da lista dos acabamentos para quem quer conferir um ar despojado aos ambientes de casa. Versátil, ele pode ser aplicado do quarto e sala ao banheiro e cozinha, e reveste bem pisos, paredes e até tetos.
A relação custo benefício é outro atrativo do material, uma vez que ele funciona como piso e acabamento ao mesmo tempo, dispensando a necessidade de revestimentos cerâmicos ou pintura, por exemplo. Para executá-lo, no entanto, é preciso contratar um profissional qualificado, fato que pode elevar um pouco o custo da mão de obra.
A indústria oferece, ainda, texturas e tintas que reproduzem com fidelidade a estética do material, o que facilita sua aplicação em paredes e tetos.
Confira quatro ideias da Casa Cor PR para usar cimento queimado na decoração.

Clássico moderno

Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
A união do clássico com o moderno é o que a designer de interiores Luciana Gibaile trouxe para o piso do escritório de uma empreendedora, que assina na mostra paranaense de decoração. Executado em cimento queimado, ele conta com faixas de mármore carrara que funcionam como pontos de luz ao mesmo tempo em que orientam o percurso e delimitam os espaços no ambiente.

Uma pitada de inovação

Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Apresentando uma nova forma de hospedagem, com quartos de apenas 9,1 m², o lounge STM Empreendimentos, assinado por Jayme Bernardo e Glei Tomazi, faz do cimento queimado o pano de fundo do módulo que apresenta o cômodo. Presente no teto e na parede, ele reforça o tom de modernidade da proposta.

Projeto com unidade

Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Outro ambiente da Casa Cor PR que explora a solução é o Studio 33, da arquiteta Carla Grüdtner. Presente no teto e nas paredes, o cimento queimado mantém a unidade do espaço, que conta com painel ripado em madeira e marcenaria azul. A tonalidade do acabamento ainda reforça a proposta contemporânea do ambiente, que conta com hall de entrada, cozinha, quarto e banheiro em uma área de 38m².

Coloque a textura nos detalhes

Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo
Também compondo com a madeira, a textura de cimento queimado aparece na parede e no teto da área destinada ao home office e ao espaço de descompressão do Loft on life by Reveev, dos arquitetos Maria Alice Crippa e Gustavo Assis. Nela, abundância de luz natural, o verde das plantas e o minimalismo dos móveis de design contribuem para potencializar a sensação de amplitude do espaço.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!