Casa Cor

Conheça Antônio Calderari, o arquiteto por trás da mansão da Casa Cor PR 2018

Stephanie D'Ornelas*
16/05/2018 10:30
Thumbnail

Calderari e sua obra de destaque do momento, a residência que recebe a Casa Cor Paraná 2018. Fotos: Acervo pessoal da família (perfil) e Leticia Akemi/Gazeta do Povo

De mansões a pequenos apartamentos, prédios a igrejas, as produções do arquiteto e decorador Antônio Calderari – ou apenas Calderari, como era conhecido – foram diversas. São deles os traços do casarão de ares campestres que abriga a Casa Cor Paraná 2018. Falecido em junho de 2016, aos 76 anos, o arquiteto tem obras marcantes em várias cidades paranaenses, com destaque para Curitiba, Ponta Grossa e, em Santa Catarina, Fraiburgo – nesta, é responsável por patrimônios históricos como o prédio da Prefeitura Municipal, o portal da cidade, a Praça Maria Frey, o Hotel Fraiburgo e também o edifício HZ.
Mansão foi batizada de 'Casa dos 25' para a edição comemorativa da Casa Cor Paraná. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Mansão foi batizada de 'Casa dos 25' para a edição comemorativa da Casa Cor Paraná. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
LEIA TAMBÉM
A história de Calderari com a arquitetura surgiu cedo. Sua família ainda guarda com carinho cadernos da adolescência com seus desenhos que revelam o dom que parece ter nascido com ele. Sua capacidade com o lápis e o papel era tanta que, ao conversar com clientes, escrevia e desenhava com a prancheta voltada para quem o via com uma facilidade impressionante.
Seu ofício, que o acompanhou por 58 anos, esteve a seu lado até o fim da vida. Mesmo no hospital, em seus últimos dias, sua esposa Maria Bernadete Vieira Rodrigues levava relatórios de como estava o trabalho em seu escritório, a pedido dele. Suas enfermidades – que tiveram origem com um problema na coluna resultante das 12 a 15 horas diárias sobre a prancheta – não o impediram de atender seus clientes até o último instante que pode.
Detalhe da casa que recebe a Casa Cor Paraná 2018. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Detalhe da casa que recebe a Casa Cor Paraná 2018. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Os estudos formais do arquiteto tiveram início em 1950, quando começou o curso de Decoração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Entre 1959 e 1961, Calderari trabalhou como desenhista com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, o que o destacou ainda mais no cenário paranaense. Em sua longa caminhada, não se prendeu a um único estilo.
Construiu diversas casas tradicionais com grandes telhados para famílias alemãs em Guarapuava, edifícios modernos e minimalistas, condomínios fechados, escolas e hospitais. As decorações assinadas por ele impressionam, assim como os detalhes minuciosamente trabalhados dos acabamentos que podem ser observados em suas obras. Ouvia seus clientes com atenção e se esforçava para criar a casa dos sonhos de cada um deles, sempre com originalidade.

Confira fotos de outros projetos do arquiteto em Curitiba, Castro e Ponta Grossa:

*Especial para a Gazeta do Povo. 

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!