Casa Cor

Biombo não serve só para dividir ambientes. Aprenda a usá-lo na decoração

Sharon Abdalla
05/07/2017 15:09
Thumbnail

Casa Cor 2017. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Os biombos vêm ganhando destaque nos projetos de interiores com funções que vão muito além de dividir os ambientes. A diversidade de materiais com que são produzidos e a criatividade dos arquitetos e moradores transformam as peças em verdadeiros coringas quando o desejo é trazer personalidade e ousadia aos espaços.
Um exemplo que ilustra a versatilidade do biombo é sua aplicação no ambiente Lavabo Funcional, da Casa Cor Paraná 2017. Nele, um biombo vazado, confeccionado em acrílico, foi utilizado como acabamento do teto, demonstrando que até os espaços pequenos podem receber a peça.
Ambientes do Casacor Parana 2017. Joquei Clube do Parana. Na foto, Lavabo Social Funcional assinado por Janaina Marques e Jennyfer Gotardo.
Ambientes do Casacor Parana 2017. Joquei Clube do Parana. Na foto, Lavabo Social Funcional assinado por Janaina Marques e Jennyfer Gotardo.
“Na parte em que instalamos o biombo não há forro de gesso. Então, cobrimos [a laje] com tecido e colocamos a peça sob ele, com uma iluminação difusa. Com isso, conseguimos passar a sensação de uma ‘iluminação natural’”, explica a designer Janaina Marques, que assina o espaço juntamente com a designer de interiores Jennyfer Gotardo.
Já no ambiente Lounge Link, também em exposição na mostra de decoração, um biombo que chega aos cinco metros quando totalmente aberto foi utilizado para “preencher” o espaço da parede, servindo como uma espécie de painel. Confeccionado em metal na cor preta com aplicação de espelhos, ele contrasta com o papel de parede verde, que é um dos pontos focais do espaço.
Casa Cor 2017.  Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Casa Cor 2017. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
“O biombo foi colocado atrás do sofá e assumiu a função que seria a de uma obra de arte. No ambiente, nós o deixamos solto, mas ele pode ser fixado à parede, como um painel”, sugere a arquiteta Gisela Miró e Carvalho. Ela assina o espaço com o também arquiteto Rafael Carvalho.
Assim, a dica é soltar a criatividade e visualizar na peça possibilidades de usos inusitados, de acordo com o material, o desenho e a quantidade de folhas de que ela dispõe. Entre as sugestões das profissionais estão, por exemplo, o uso do biombo como porta, cabeceira e até cabideiro. Neste último, como alerta Gisela, é preciso fixar a peça ou atentar para o peso do que será colocado sobre ela. Assim, evita-se que o biombo tombe.
Outra dica da arquiteta é fixar duas folhas do biombo na parede, uma em cada lado do sofá, e fazer uma espécie de moldura para o estofado a partir delas.
Confira outras propostas para o uso do biombo na decoração.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!