Casa Cor

6 ambientes provam como uma peça de design pode revolucionar a decoração

Aléxia Saraiva
06/06/2018 19:39
Thumbnail

Peças ícone de Sergio Rodrigues são destaque na varanda social. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Certas peças de design são verdadeiras obras de arte. Não é para menos que nomes brasileiros ligados à área, como Sergio Rodrigues, são considerados gênios por sua obra. Por isso, nada mais certeiro que apostar em móveis autorais para trazer exclusividade e elegância para a decoração de casa.
Selecionamos seis ambientes da Casa Cor Paraná 2018 que trazem essas peças autorais como forma de valorizar seu conceito, harmonizando-as com a linguagem do espaço.
Confira as propostas.

Os clássicos

Na Varanda Social, dos arquitetos Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhoul, peças clássicas e premiadas são chave para incorporar o conceito do ambiente.
É o caso de duas Poltronas Estrela, assinadas pelos Irmãos Campana. Na varanda, em que o espaço é dividido em três compridos corredores, as cadeiras marcam o ponto em que dois ambientes se encontram, dando assim uma ideia de simetria e identidade.
O modelo foi lançado no Salão Internacional do Móvel de Milão de 2015 e seu desenho é inspirado na bolacha-do-mar. Ela integra a primeira série de móveis Campana produzida de forma industrial e é fabricada em aço recortado a laser.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Uma das áreas da varanda é dedicada à introspecção. Por isso, nela são protagonistas exemplares do Banco Mocho e da premiada Poltrona Kilin, ambos de Sergio Rodrigues, que priorizam o conforto e a elegância.
O banco, criado em 1954, é considerado a primeira peça importante do designer. Seu desenho de linhas simples em uma única peça de madeira maciça é inspirado nos pequenos assentos usados por fazendeiros para ordenhar vacas. Já a poltrona, desenhada em 1973, leva madeira e couro natural tonalizado.
Peças ícone de Sergio Rodrigues são destaque na varanda social. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Peças ícone de Sergio Rodrigues são destaque na varanda social. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
No Home Office, ambiente assinado por Michele Krauspenhar, outro ícone de Sergio Rodrigues. A Poltrona Mole ganhou, em 2017, uma edição limitada comemorativa de 60 anos, com uma linha de apenas 60 peças — uma delas é a que consta no espaço.
A peça é um ícone do design brasileiro, e foi feita para transgredir os costumes da época, permitindo a quem sentasse que afundasse confortavelmente na peça. O Banco Sonia completa o conceito, contrastando com sua simplicidade.
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Já o ambiente do Balcony, de Carla Grüdtner, preza por elegância e conforto. Essa linguagem é representada através do balanço Pêndulo, um dos móveis de criação do renomado arquiteto Ruy Ohtake. A peça garante um espaço privilegiado de contemplação para jardim e piscina.
Balcony criado por Carla Grüdtner. Foto: Eduardo Macarios
Balcony criado por Carla Grüdtner. Foto: Eduardo Macarios

Os contemporâneos

Para além do mundo das poltronas, os bancos e as mesas de centro também chamam a atenção por extrapolarem no design a sua funcionalidade. É o caso do Banco Zoe, criação de Ronald Sasson, utilizado na Circulação do Fotógrafo. O ambiente de Flávia Mattar e André Cabral busca uma transição entre os espaços públicos da casa e os cômodos privados, e por isso busca ser prático. Nesse contexto, o banco ganha seu uso ao estar disposto em um ambiente de passagem. A peça trabalha com formas arrojadas em lâmina natural de nogueira.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
O Lounge 25 Anos CASACOR, assinado por Viviane Loyola, traz o design para o teto, apostando em pendentes Passarinho da premiada designer Ana Neute. O espaço aposta em toda a decoração em estilo contemporâneo, com pontos de cor nos detalhes.
Foto: Hugo Harada
Foto: Hugo Harada
Na Livraria, de Katleen Luizaga, o ambiente trabalha com uma composição de diversos itens autorais, assinados por designers contemporâneos. São eles as poltronas Kazz e a mesa de centro Quinn, de Luan del Savio, a mesa lateral Edge, também de Ronald Sasson, e a cadeira em alumínio de aviação de Sergio Fahrer. Os itens são combinados de forma a trazer sofisticação e o conforto de casa para um espaço comercial.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!