Dia a dia

Haus

Como deixar o box do banheiro sempre limpo?

HAUS
08/04/2022 16:41
Thumbnail
Ele decora, ajuda a manter o ambiente organizado e limpo, mas, às vezes, também é o "vilão" dos banheiros ao reter a água, gordura corporal e resíduos dos cosméticos que usamos durante o banho. Quem nunca olhou para o box e pensou: "você está sujo e manchado, de novo?"
Mas, ao contrário do que parece, a limpeza do box do banheiro não é uma tarefa difícil, especialmente se ela for feita com frequência. Então aqui vai a primeira dica: não deixe a sujeira acumular, pois isso irá dificultar a limpeza e torná-la mais demorada.
Para realizar a limpeza em si, o primeiro passo é molhar o box. Depois, com a ajuda de uma esponja, aplique sabão líquido neutro e esfregue toda a superfície.
“Como o nosso corpo libera uma espécie de gordura durante o banho, esse produto é muito eficiente para esse tipo de limpeza, além de não ser abrasivo [o que poderia danificar o vidro e as ferragens]”, explica João Pedro Lúcio, técnico de operações da Maria Brasileira, rede de franquias de cuidados e limpeza residencial e corporativa.
Depois, enxague bem e seque o box com um pano de microfibra. Isso evita o aparecimento de manchas provenientes do calcário, que é um sal natural contido na formulação da água. “É devido a esse sal que aparecem as manchas brancas no box, por isso a necessidade de secá-lo bem”, reforça João Pedro.
Por fim, ainda é possível aplicar produtos hidrorrepelentes, disponíveis no mercado, que promovem uma proteção extra à formação das manchas ao facilitarem que a água escorra pelo vidro do box.

E para os fãs de misturinhas...

O detergente neutro, por si só, já basta para uma boa limpeza do box por sua capacidade de remover a gordura. No entanto, é possível potencializá-la com uma "misturinha" que leva bicarbonato de sódio, detergente e limão. Confira a receita!
  • 100 ml de água
  • 01 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 03 colheres (sopa) de detergente neutro
  • suco de 01 limão
Aplique a mistura com uma esponja sobre o box e a deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, enxague bem e seque com um mop ou um pano de microfibra.

Manutenção

Para manter a limpeza, uma dica é, após o banho, jogar água no box com o auxílio do chuveirinho. Isso fará com que a gordura corporal e os resíduos de sabonete, shampoo e condicionador não permaneçam no box.
“Outra sugestão é manter um mop para vidro no box para que, ao finalizar o banho, você passe-o pela superfície, mantendo-a menos úmida e, consequentemente, limpa por mais tempo”, acrescenta João Pedro.
Para finalizar, o especialista dá dicas e sugere um calendário de limpeza para o banheiro como um todo. Confira!
  • Limpeza diária: consiste em retirar o lixo, varrer o chão e passar um pano umedecido com desinfetante na pia e no vaso sanitário. Não é preciso usar água em abundância.
  • Limpeza semanal: esse é o momento de realizar uma limpeza mais profunda, utilizando esponjas, sabão e agentes desinfetantes. Além das tarefas mencionadas na limpeza diária, ela inclui a lavagem do piso, azulejo e do box.
  • Limpeza mensal: além das limpezas mencionadas nas faxinas diária e semanal, esta inclui teto, janela, armários, luminárias e ralos, ou seja, de todo o espaço.
“O banheiro é o ambiente onde há mais germes e bactérias. Por isso, é muito importante separar os utensílios usados para limpá-lo. Eles jamais devem ser usados na limpeza dos outros cômodos da casa”, lembra João Pedro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!