Vem, verão!

Haus

Tchau, inverno! Saiba como reorganizar o armário para a mudança de estação

Sharon Abdalla
25/09/2020 20:53
Thumbnail

Imagem: Bigstock

Amado por uns, odiado por outros, o calor começa a dar as caras com a chegada da primavera e traz junto o aviso: é hora de guardar casacos, botas e cobertores, parceiros inseparáveis de quem mora nas regiões mais frias do país, e dar espaço no armário para as peças com tecidos mais leves.
E como para tudo na vida, existe técnica para que a organização não só conserve as peças pesadas até a chegada do próximo outono/inverno, mas também contribua para facilitar a rotina e até mesmo evitar o desperdício e o consumo exagerado. Quem afirma é a designer de interiores Tati Bueno, que também é personal organizer.
"A principal vantagem de organizar o armário é você poder ver as roupas que tem. Com um guarda-roupa abarrotado, muitas vezes a pessoa não sabe mais o que tem lá dentro e as roupas ficam esquecidas. Livrar espaço no armário te dá essa visão mais organizada e [pode ajudar] a comprar menos", detalha a profissional, que sugere que a organização dos espaços seja feita a cada mudança de estação.

Passo a passo

Se engana quem pensa que organizar significa apenas mudar as roupas de lugar. Antes disso, o ideal é que se faça uma triagem das peças para que já se separe roupas há muito tempo sem uso, que não servem mais ou não fazem mais o seu estilo (isso vale tanto para as peças de inverno, que serão guardadas, como para as de verão, que voltarão aos cabides). E aqui vale a máxima: "há mais de um ano sem usar, está na hora de doar", como lembra Tati. Feito isso, as que forem sair definitivamente do armário já podem ser encaminhadas à doação, troca ou venda.
Organizar as roupas dentro de uma paleta de cores cria uma visão harmônica para o armário. Foto: Bigstock
Organizar as roupas dentro de uma paleta de cores cria uma visão harmônica para o armário. Foto: Bigstock
Já as demais seguirão para a segunda etapa do processo: a setorização. Além de separar as peças por estação para que, neste caso, as de inverno sejam guardadas, a sugestão é agrupar camisetas com camisetas, vestidos com vestidos e assim por diante. "Se cada tipo de peça tem o seu local, fica mais fácil encontrá-la no dia a dia. Dentro da setorização, é possível separar as peças por paleta de cores, o que cria uma visão mais harmônica do guarda-roupa", acrescenta Tati.
Por fim, resta guardar as peças que serão usadas somente quando o frio voltar. Nunca é demais lembrar que elas devem estar limpas para serem guardadas - o que vale inclusive para cobertores e mantas. Para que fiquem protegidas da umidade, dos insetos e da poeira, a personal organizer orienta que elas sejam colocadas em sacos plásticos ou de TNT (que permitem que as peças "respirem"), preferencialmente.
Sacos plásticos ou de TNT protegem as peças da poeira. Foto: Bigstock
Sacos plásticos ou de TNT protegem as peças da poeira. Foto: Bigstock
"Outra dica é colocar dentro destes sacos um saquinho menor, feito de organza, com um pedaço de giz escolar e um ou dois cravos da índia. O giz suga a umidade da peça, enquanto o cravo afasta as traças", ensina Tati.
Encerradas estas etapas, basta acomodar os sacos com as peças nos maleiros, baús ou outras áreas menos visíveis ou mais altas dos armários. Assim, sobra mais espaço para as que serão usadas durante os meses mais quentes.

Não esqueça a limpeza

Aproveite a retirada das peças para a organização para realizar a limpeza do armário antes de acomodá-las novamente. Um pano úmido é suficiente para remover toda a poeira ou qualquer outra sujeira acumulada.
Para potencializá-la ainda mais, Tati sugere uma mistura de um copo de álcool, meio copo de vinagre e uma colher de chá de amaciante. Basta borrifar a mistura sobre as prateleiras e demais estruturas do armário e passar um pano limpo sobre elas. Certifique-se de que todas estejam bem secas antes de guardar novamente as roupas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!