Anuário 2019

Gilberto Inoue e Olga Bergamini

acosta
31/10/2019 18:10
Thumbnail

Divulgação

Os arquitetos Gilberto Inoue e Olga Bergamini foram colegas na faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná e atualmente são sócios. Com o tempo, segmentaram os ramos de atuação. Gilberto Inoue, juntamente com a arquiteta Andreza Simião, desenvolveu o projeto arquitetônico e ao lado de seu sócio, o engenheiro civil Egon Lima, fez o gerenciamento de execução pela Inoue e Lima. Olga Bergamini e a arquiteta Karin Neitzke são as autoras do projeto de arquitetura de interiores.

Proposta 1: Casa em Piraquara

Conceito

Casa de campo na Região Metropolitana de Curitiba com linhas clássicas, utilizada pela família para momentos de relaxamento, lazer e atividades esportivas.

Proposta

Uma casa de campo com uma generosa varanda coberta, proporcionando ampla integração com toda a área externa do complexo, que preserva, aos fundos, um lindo bosque nativo. Em primeiro plano, a piscina tem deck retrátil para segurança quando não utilizada. Para as áreas internas no térreo, o projeto de interiores procurou atender à intimidade da família e, ao mesmo tempo, possibilitar grandes reuniões por conta dos espaços integrados. Os mobiliários funcionais, da Bontempo e da Marcenaria Bernarsk, e os equipamentos de alta performance, como a lareira fornecida pela Artfire, conferem conforto e qualidade aos ambientes. Para a obra executada, não se abriu mão da qualidade das especificações, como as esquadrias de PVC da Weiku, as portas internas e de segurança da Venturin-Portas Especiais, e os guarda-corpos externos e internos da Fundart.
Deck retrátil amplia a área do piso e oferece segurança quando a piscina não está sendo utilizada. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Deck retrátil amplia a área do piso e oferece segurança quando a piscina não está sendo utilizada. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Proposta 2: Casa em Campo Comprido

Conceito

Casa em condomínio fechado em estilo contemporâneo, com linhas retas e limpas, bem marcada pelo movimento da sua volumetria. Reforça as características do projeto ao mesclar materiais característicos do estilo proposto.

Proposta

O partido visa uma casa prática e funcional para família de quatro pessoas. No térreo, o living social é integrável às demais áreas, íntimas e de lazer, por meio de grandes portas de correr, além da integração dessas áreas com a piscina aos fundos. Foi prevista também uma suíte de visitas. No pavimento superior estão três suítes, home office e home theater. Visando qualidade e conforto, utilizamos os móveis da Marcenaria Privilegium, as bancadas da Maxi Marmoraria e os pisos da 4Floors. Para a área externa, utilizamos a vedação com as esquadrias de PVC da Weiku, a piscina da Desjoayaux e o revestimento padrão concreto Mr. Crill, da Protécnica. Instalamos previsões para o uso de energia fotovoltaica e aquecimento solar, bem como para o sistema de aproveitamento de água da chuva, calefação de piso nos banheiros e esquadrias automatizadas.
Portas grandes permitem uma integração seletiva entre áreas internas e externas. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Portas grandes permitem uma integração seletiva entre áreas internas e externas. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Contato
Gilberto Inoue
Rua Professora Rosa Saporski ,809, Mercês, Curitiba – PR, (41) 3015-6792
www.inoueelima.com.br
Facebook: inoueelima
Instagram: @inoueelima
Olga Bergamini
Rua Mamoré, 971, Mercês, Curitiba – PR, (41) 3026-4447 e (41) 99175-9810
Facebook: olgabergaminiarquitetura
Instagram: @BergaminieNeitzke

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!