Pandemia

Haus

Designers e arquitetos desenham soluções para UTIs móveis e compactas

HAUS
07/04/2020 21:58
Thumbnail

Imagem: Divulgação

Diz a sabedoria popular que a crise é uma oportunidade para a criatividade. E se isso é senso comum entre os "mortais", quem dirá entre os criativos mundo afora, que a cada dia unem forças e ideias para apresentar soluções e projetos para conter o avanço da pandemia da Covid-19.
Entre as mais recentes delas está a CURA (Connected Units for Respiratory Ailments, na sigla em inglês, ou Unidades Conectadas para Doenças Respiratórias, em tradução livre), assinada pelos arquitetos italianos Carlo Ratti, da Carlo Ratti Associati, e Italo Rota, juntamente com uma equipe multidisciplinar de médicos, engenheiros e designers gráficos, entre outros profissionais.
Trata-se de cápsulas de terapia intensiva montadas dentro de contêineres, com o objetivo de contribuir para o aumento da capacidade de UTIs mundo afora, um dos principais gargalos no sistema de saúde mundial para o tratamento dos infectados por coronavírus.
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Isso porque cada um dos módulos - que são autônomos e abrigam todo o equipamento necessário para o tratamento de dois pacientes de Covid-19, incluindo ventiladores e suportes de fluidos intravenosos - é facilmente acoplado aos demais por meio de uma estrutura inflável, possibilitando diversas configurações modulares. Além disso, como são montados dentro de contêineres, eles são facilmente transportáveis em navios, trens, aviões e caminhões, podendo chegar aos quatro cantos do globo e serem instalados do estacionamento de hospitais (para expandir a capacidade de UTI da unidade hospitalar) a locais onde formem novos hospitais de campanha.
Neste sentido, a principal diferença em relação às diversas instalações que estão sendo montadas em diversas partes do mundo para o atendimento dos casos menos graves da Covid-19 é a de que os módulos da CURA têm de alto nível de biocontenção (devido à pressão negativa interna criada por um sistema de ventilação), que impede a propagação do vírus.
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
“O CURA visa melhorar a eficiência das soluções existentes no projeto de hospitais de campo, adaptando-as à pandemia atual”, diz a equipe que trabalha no projeto.
O primeiro módulo do CURA está sendo construído para teste em um hospital em Milão, uma das cidades com mais casos de infecção por coronavírus registrados no mundo. O projeto é desenvolvido em uma estrutura de código aberto, sem fins lucrativos e solicita sugestões e soluções de melhoria.

Tendas de descanso e tratamento intensivo

Nos Estados Unidos, a novidade vem da startup Jupe, que está desenvolvendo modelos de unidades móveis de repouso e recuperação compactas, que podem ser rapidamente implantadas nos hospitais.
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Batizado de Jupe Health, o braço da empresa trabalha com três projetos. O Jupe Rest serve de área de descanso e unidade de repouso para profissionais da saúde, possibilitando que eles não precisem voltar para casa entre turnos, minimizando o contato com seus familiares e reduzindo as chances de propagação da Covid-19. O Jupe Care, por sua vez, refere-se à unidade de bem-estar que pode ser instalada fora da rede hospitalar para isolar pacientes que não estejam em estado crítico. Já o Jupe Plus está listado entre o que será uma das primeiras UTIs autônomas do mundo, para o trato de pacientes graves.
A empresa está em fase de prototipagem das unidades de assistência e descanso. Mais detalhes sobre o Jupe Plus deverão ser apresentados nas próximas semanas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!