Decoração

Preparando a viagem para praia? Veja 10 dicas para deixar a casa mais prática

Daliane Nogueira
27/12/2019 15:26
Thumbnail

Faça um check-up geral na casa de praia e aproveite o máximo do verão. O projeto da foto é de Guto Biazetto. Foto: Ronaldo Rufino / Divulgação | R.R.RUFINO

Pense na casa de campo ou de praia dos seus sonhos. Daquelas, como cantou Elis, que o deixem no tamanho da paz. Com vista, uma rede para a hora da preguiça, varanda que traga bons ares e, quem sabe, uma piscina. Pode ter tudo isso.
Uma casa de veraneio que se preze, seja ela no mato ou pertinho do mar, tem o compromisso de ser um recanto de bem-estar. Montar um espaço assim, no entanto, exige planejamento e escolhas certas para evitar os incômodos com manutenção.
A reportagem de HAUS lista 10 pontos que merecem sua atenção para equilibrar funcionalidade e beleza na hora de decorar, reformar ou, para quem está pensando no longo prazo, construir o seu refúgio.

Design que desce a serra

Ter referências ao universo de praia com alguns objetos mais rústicos é um recurso comum na decoração. Mas, quem ama design, pode investir em peças que agregam uma boa dose de estilo ao espaço.

Integre áreas sociais

Ambientes espaçosos, multiuso e pensados para que as pessoas interajam são imprescindíveis nas casas de praia. “Como a rotina é completamente diferente, existe menos formalidade. Não há a rotina de segunda a sexta. O projeto é mais livre, integrado e preparado para receber”, avalia a arquiteta Suzane Simon.

Móveis funcionais

Óculos de sol, protetor solar, celulares e seus carregadores, bolsa de praia e outros tantos pertences pessoais. Cada pessoa que chega na casa acaba colocando esses itens em lugares aleatórios e assim vai se formando a bagunça. Uma boa dica é ter um móvel especialmente para isso. Dá para investir ainda em mesas e cadeiras empilháveis de materiais fáceis de limpar, sofás-cama e poltronas com tecidos impermeáveis.

Alegria das cores

Se nas casas na cidade a maioria das pessoas usa cor com parcimônia por medo de enjoar do décor, nas casas de veraneio é o momento de ousar. “A cor entra para reforçar o clima de descontração que acompanha os projetos de veraneio. É uma ótima pedida para quem quer renovar uma casa de praia”, indica Suzane.

Revestimentos práticos

Momentos de descanso são incompatíveis com muito trabalho na limpeza. Para evitar isso, o melhor é prever revestimentos de fácil manutenção. Ao invés de azulejos ou pastilhas na cozinha, por exemplo, prefira placas de vidro que não tem rejunte, responsável por acumular limo e gordura. O piso frio é o mais aconselhável e pode ser usado em todos os cômodos para garantir unidade ao projeto.

Quartos de hotelaria

Como a família não mora na casa, os quartos assumem um papel secundário no projeto. Raramente será preciso prever um quarto multifuncional. “Nas casas na cidade os quartos são usados para estudo, trabalho e precisam de armários mais generosos. Já no litoral ou no campo, os dormitórios podem ser inspirados nos quartos de hotel, com poucos móveis, apenas o suficiente para garantir o conforto da estada”, resume Suzane.

Manutenção em ordem

Um dos temores de quem tem casa no litoral é o empenho para manter o espaço em ordem para poder desfrutar do verão. A principal recomendação é não deixar a manutenção da casa para os meses que antecedem a temporada, mas programá-la ao longo do ano. Será mais fácil encontrar mão de obra e preços justos para serviços como limpeza de caixa d’água, calhas e os reparos necessários. Produtos de ferro e metal cromado enferrujam facilmente com o efeito da maresia e devem ter uso limitado. Prefira inox ou alumínio. Nas esquadrias, além do alumínio, o PVC é uma boa saída. A madeira e o ferro exigem manutenção anual.

Recursos antiumidade

O primeiro ponto é fugir dos tecidos: quanto menos usá-los, menor a chance do cheiro de mofo impregnar na casa. O mofo surge por causa da umidade deixada pela maresia. E neste ponto não há outra saída senão abrir a casa para que receba luz e ar. O ideal é garantir uma corrente com ventilação constante deixando duas entradas de ar parcialmente abertas em pontos opostos do imóvel, certificando-se de que não entrará chuva por ali. Mas para quem chega na casa de veraneio e é surpreendido por focos de mofo, a recomendação é limpar com água e sabão e posteriormente usar fórmulas com ação fungicida e bactericida.

Fique lá fora

Aproveitar a vista ou um boa roda de conversa. Tudo isso fica mais agradável quando se tem conforto nas áreas externas. O ideal é investir em móveis resistentes a intempéries e conectar as áreas sociais e de lazer ao exterior. Churrasqueira, sala de jogos e spa podem ser  integradas à piscina.

Aproveite a ventilação natural

Um projeto com menos paredes e áreas mais integradas. Esta é a principal dica para quem está com planos de construir no litoral. Além da beleza, a solução arquitetônica favorece a ventilação natural nos ambientes.

 

LEIA TAMBÉM

*matéria publicada originalmente em 22/12/2018

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!