Portfolio HAUS

Decoração

10 ideias de decoração para lavabos e banheiros pequenos

Luan Galani
29/01/2021 15:08
Thumbnail

Lavabo do Apartamento BP, decorado pela arquiteta Gabriela Casagrande. | Eduardo Macarios

O banheiro ou o lavabo são espaços que em a praticidade deve reinar. Mas isso não quer dizer que eles não possam ser refúgios particulares depois de um dia corrido, para tomar uma ducha gostosa e um banho demorado. Algumas mudanças pontuais dão conta do recado.
Comece aos poucos: identifique a cor que você mais gosta, um revestimento bonito ou a estética que mais a atrai. Então é só escolher o profissional certo para cuidar da sua reforma. Confira 8 projetos inspiradores, cheios de dicas úteis, que estão em destaque no Portfolio HAUS, uma plataforma construída sob medida para inspirar os leitores e potenciais clientes, e conectá-los de forma rápida aos melhores profissionais da arquitetura, do design e da decoração. Esse novo espaço permite procurar inspirações por tipo de projeto, metragem, cômodo, entre tantos outros filtros.

Urbano, jovem e sóbrio

A arquiteta Diane Justus projetou uma residência para uma família que sonhava com uma casa integrada e visualmente alta, com pé-direito duplo no living. O terreno estreito estava inserido em um condomínio em que as casas se erguiam coladas lado a lado e um dos maiores desafios foi trazer a luz externa para dentro.
A casa foi recuada lateralmente e abriu-se espaço para um estar a céu aberto, permitindo permeabilidade visual entre os ambientes. Seguindo o jogo de volumes e detalhes arquitetônicos, a composição de texturas e materiais dá ritmo aos planos fechados da casa e cria uma linguagem única entre os espaços.
Nesse lavabo, repare que a área da cuba é separada da área da bacia sanitária. Destaque ainda para a luminária, que traz um toque urbano, lúdico e maduro para o espaço, e que dialoga perfeitamente com os metais pretos e o revestimento cinza da bancada e da parede.

Banheiro clássico

A designer de interiores Izabella Armelin transportou para o banheiro a mesma linguagem clássica e sofisticada do restante do loft de 30 m². Bastante neutro, o espaço explorou tons bege, fendi e areia na pintura da parede e nos revestimentos do piso e das paredes. Os puxadores das gavetas são superdelicados e os nichos têm um tom acobreado que completam a atmosfera mais clássica do banheiro.

Contemporâneo e descontraído

A arquiteta e designer de interiores Julia Lis criou ambientes contemporâneos em um apartamento adquirido na planta. O projeto adota uma essência sóbria e, ao mesmo tempo, descontraída e elegante. Para garantir uma atmosfera harmônica entre os diferentes espaços, a estratégia foi adotar formas lineares e painéis madeirados que, além de unificar os cômodos, garantiram maior amplitude e sensação de espaço.
Nos banheiros, o contraste aparece nos revestimentos brancos em forma de espinha de peixe com o azul escuro dos azulejos metrô, ou no porcelanato que imita madeira e nos azulejos geométricos e abstratos.

Lavabo relaxante e com personalidade

Lavabo do Apartamento BP, decorado pela arquiteta Gabriela Casagrande.
Lavabo do Apartamento BP, decorado pela arquiteta Gabriela Casagrande.
A área social do Apartamento BP foi reformada pela arquiteta Gabriela Casagrande para um jovem casal que adora receber amigos e familiares em casa. O espaço inclui uma sala integrada com jantar, bar e churrasqueira. As peças foram selecionadas a dedo e toda a marcenaria foi feita em lâmina de tauari, cuja tonalidade dialoga perfeitamente com o mármore empregado na lareira e na churrasqueira.
No lavabo, um papel de parede floral, com ênfase nas folhagens, oferece conforto psicológico e ares de refúgio para a mente. A madeira e o mármore Travertino aquecem o ambiente por meio de suas diferentes texturas naturais.

Minimalista

Para o apartamento de 121 m² de um jovem casal, o arquiteto Giuliano Marchiorato apostou no minimalismo e na sobriedade. No lavabo, o DNA não foi diferente. Linhas puras, muita madeira e iluminação indireta transformam o ambiente em um refúgio perfeito para mente e corpo.

Clean

A arquiteta Karen Camilotti projetou uma edificação de uso misto. No térreo, a empresa de um jovem casal, e, no segundo e terceiro pisos, a residência. O casal solicitou um espaço claro, moderno, minimalista e aconchegante, seguindo o estilo escandinavo.
Funcional e sem excessos, o projeto aplica um conceito moderno em que o interior valoriza os elementos da arquitetura. A luminosidade natural é potencializada pelos revestimentos de tons claros nos pisos e nas paredes, e os elementos empregados na composição criam uma linguagem única para toda a residência.
No lavabo, brilha a nobreza do mármore. A elegância e genialidade do simples são valorizados. Destaque para a luminária e os metais pretos clean.

Banheiro spa: seixos, madeira e mármore

As arquitetas Ana Paula Silva e Jessica Aramaki, do escritório Office 507, transformaram o apartamento de veraneio com 150 m² em um espaço amplo e integrado para reunir toda a família nos momentos de lazer e descanso, com vista para a natureza.
No banheiro, destaque para os materiais naturais, como a madeira, a rocha ornamental e os seixos de rio, que adornam toda a área molhada e parte da parede do espelho principal. Esses elementos ajudam a relaxar e são os principais responsáveis por tornar o espaço um banheiro spa, bastante aconchegante e intimista.
O lavabo emprega soluções bem parecidas com as do banheiro principal, mas preza pela palhinha natural no espelho e no tapete, a corda na luminária e o trançado artesanal do cachepô da planta. O tom de refúgio é dado pelo papel de parede com folhagens tropicais. e a madeira do revestimento.

Intimista, sóbrio e jovem

O escritório Arq+Co Studio, das arquitetas Luiza Perini Monclaro e Camila Trombini Krieger, criaram um apartamento para um jovem casal que alia o bom design e o conforto para receber amigos em casa.
Com permeabilidade visual, o projeto valoriza a vista para o verde do entorno. A sala integrada aplica o conceito de reunião informal e jovem. Este ponto de equilíbrio está presente em todos os cômodos: neutralidade na base projetual, pontuada com cores em obras de arte e objetos decorativos.
Contrabalanceando materiais frios, como o dekton, as ripas de concreto e o piso em porcelanato, um painel em lâmina de carvalho natural nas paredes traz aconchego. Essa mesma solução e contraste é empregada no lavabo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!