Decoração

10 lançamentos de mobiliário e decoração para levar para dentro de casa

Aléxia Saraiva*
06/02/2019 21:42
Thumbnail

Linha Duvet na cor Ilha Grega. Foto: Divulgação

Artesanato, tecnologia, sustentabilidade. Esses são três eixos que pautam os lançamentos de móveis e acessórios na 27ª edição da Abimad – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração, principal evento do segmento de mobiliário e acessórios de decoração da América Latina -, que acontece até esta sexta (9), na São Paulo Expo, em São Paulo.
A feira que busca unir empreendedorismo e design brasileiros conta com 352 marcas nesta edição. A HAUS está acompanhando o evento e escolheu 10 lançamentos que se destacam e prometem fazer a diferença dentro de casa. Confira nossa seleção!

Bell’arte

Com uma coleção inspirada nos oceanos e ações sociais voltadas à sustentabilidade, a catarinense Bell’arte apresentou na Abimad uma série de novos sofás. Um dos destaques é o sofá-cama Rocky, assinado pelo designer da marca, Ricardo Bardall.
Ele nasceu da necessidade identificada por Bardall de criar uma possibilidade de sofá-cama para solteiros, para quando o morador precisa, por exemplo, receber amigos. Os dois assentos do sofá se separam e são interligados por uma mesa baixa, que possui duas entradas USB. Dois anos de estudo foram necessários para chegar ao desenho final.
Outra novidade é o sofá modular Pacific, criado para dividir e acomodar as diferentes funções de ambientes integrados. Seu diferencial são os encostos motorizados, que “caminham” pelo assento e podem ser ajustados conforme a vontade de cada usuário. O veludo opaco completa o conforto.

Paulo Alves para Butzke

Conhecido por unir o trabalho com madeira à sustentabilidade, o designer Paulo Alves é um dos nomes que assinam os lançamentos da Butzke na Abimad. A Linha Rango integra dois bancos, com desenho ergométrico, feitos em madeira cumaru e em duas cores: natural e roxinho – justamente para quebrar a ideia de que madeira precisa ser o clássico bege. Levam verniz natural, têm 40 cm de altura e são de uso interno.

Sérgio J Matos para Cabanna

A poltrona externa assinada por Sérgio Matos para a Cabanna é um dos lançamentos da marca para a temporada. A nova linha externa traz poltronas que associam conforto a traços fluidos e materiais como corda sintética e corda náutica.

I’m In Home

Luminárias de mesa, de chão e pendentes são a novidade da I’m In Home. Seu material foi desenvolvido de forma ecofriendly: os cones são feitos a partir de polpa de celulose de fibra de palmito moldada e acabamento em breu branco. A nova linha se chama Elementos e traz uma variedade de cores vibrantes.

Iummi

Mobília para pets! A aposta da Iummi para integrar sua linha Pop traz casas, camas e escadas pensadas para cachorros e gatos. Mas não da forma como se encontra em pet shops: são móveis que esbanjam design e podem ficar à mostra em casa. As camas têm duas possibilidades de tamanho, e todas as peças são feitas em aço.
Outra novidade da marca que vale ser mencionada é o cachepô para plantas pendentes, da linha Habitat. O acessório serve como uma escada para os galhos, que são enganchados nos ‘andares’ conforme crescem, formando uma parede verde que pode ser usada para separar ambientes. Feito em aço carbono pintado.

Elise

A nova linha da marca gaúcha Elise marca curvaturas circulares com recortes clássicos da empresa. Uma das apostas é a estante modular Vanguarda. Cada móvel tem 54 cm de largura e, quando combinados, funcionam como um cobogó. Além de decorativas, têm o seu efeito funcional. São revestidas em laminado de madeira.

Linea Home

A Linea Home aposta, nesta temporada, em importar um item tradicional na Europa: a capa de edredom. O conjunto vem com duas capas de travesseiros, e formam a linha Duvet, disponível em três tamanhos – casal, queen e king size – e três conjuntos de cores. A nova paleta de 166 cores de almofadas da marca vem para complementar as combinações com o jogo de cama.
Linha Duvet na cor Ilha Grega. Foto: Divulgação
Linha Duvet na cor Ilha Grega. Foto: Divulgação

Casa Libre

A linha Metálica, da Casa Libre, traz acessórios, cadeiras e banquetas pintadas com tinta eletroforética. Seu diferencial é ser menos agressiva para o meio ambiente, já que não leva na composição elementos como o cromo. Além disso, têm grande durabilidade, conservando o móvel por um longo tempo.

Deco

A Deco trabalha com toda uma nova linha de móveis para o exterior, que combina alumínio a tramas de fibra sintética ou corda náutica. Nos assentos, a ideia é que os tecidos não sejam impermeáveis, mas que mesmo assim tenham durabilidade e forneçam conforto. A nova coleção trabalha cores fortes e vibrantes.

Maiori Casa

Terracota. Bambu. Sisal. Se todas essas palavras te remetem a artesanato, acertou: essa é a aposta da nova linha de acessórios da Maiori Casa. Poltronas, luminárias ou suportes para plantas são algumas das opções em bambus. Nos acessórios, a marca apostou em artesanato baiano, com uma série de colares decorativos para mesa.
*A jornalista viajou a convite do evento.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!