Decoração

12 ambientes multifuncionais para se inspirar e decorar a casa

HAUS
31/03/2017 18:59
Thumbnail

Sala de descanso criada por Felipe Saia de Freitas e Gleidson Silvério, que se inspiraram na cultura esquimó. Fotos: Rodrigo Ramirez/Divulgação

A Black Home Design inaugura nesta sexta-feira (30) sua nova mostra de decoração. São 12 ambientes decorados por 16 arquitetos e designers renomados da capital paranaense que servem de inspiração para todos os gostos. Os espaços ficam abertos para visitação do público até dia 30 de junho, na Avenida Manoel Ribas, 4.824. A entrada é gratuita.
A curadoria dos 800 m² decorados é da designer Maria Alice Berndt, que procurou mostrar as tendências da decoração mundial, com peças exclusivas assinadas por grandes nomes nacionais do design de mobiliário, como Bruno Faucz, Fabrício Roncca, Pedro Mendes e Marcelo Ligieri.

Confira todos os ambientes da mostra 2017

Culturas ao redor do mundo – Tribo Yak

Sala de descanso criada por Felipe Saia de Freitas e Gleidson Silvério, que se inspiraram<br>na cultura esquimó. Fotos: Rodrigo Ramirez/Divulgação
Sala de descanso criada por Felipe Saia de Freitas e Gleidson Silvério, que se inspiraram<br>na cultura esquimó. Fotos: Rodrigo Ramirez/Divulgação
Para um ambiente de descanso, a inspiração dos profissionais Felipe Saia e Gleidson Silvério foi a cultura esquimó, que ganhou forma por meio de móveis de linhas mais arredondadas, área fluida e papel de parede temático com a ilustração de um esquimó em drywall.
Completam o espaço as luminárias com acabamento em cobre, a presença de patchwork no tapete e as cortinas em tons claros e neutros. O astro é o sofá Yak, do designer Ricardo Bardall, inspirado em iglus, as moradias tradicionais do povo Inupyak.

Deque externo

O lounge externo assinado pelo paisagista Wolfgang Schlögel é um deque que se adapta a qualquer ambiente, como casa, restaurante e hotel. A base é de móveis de alumínio com estruturas pretas, estofamento marrom e seat gardens vibrantes. O fechamento em vidro confere a acústica apropriada que o ambiente pede.

Estar e jantar da família urbana

Para compor um living e sala de jantar moderno e integrado, a designer de interiores Priscila Mileke utilizou mobiliário de linhas retas e cores em tons de cinza, preto e branco, acompanhado de objetos na cor azul Royal, criando um ambiente clean e nova iorquino. Para quebrar a neutralidade do espaço, a profissional apostou em obras de arte, poltronas e texturas em quase todos os móveis. Os painéis em marcenaria da copa e bar, junto às cortinas e luminárias, alcançam o equilíbrio perfeito entre modernidade e rusticidade.

Estar íntimo da artista plástica

A arquiteta Fernanda Jung desenvolveu um ambiente de descanso e entretenimento ideal para o morador que busca praticidade e funcionalidade em um mesmo espaço. A textura e contraste da sala estão presentes nos detalhes criados pela profissional: o papel de parede geométrico traz um conceito requintado, e a cortina e cadeiras em veludo enaltecem a elegância do ambiente. Outro diferencial do espaço é o painel 3D em placas cimentícias da Guaraúna. As esculturas escolhidas remetem à personalidade da homenageada, a artista plástica Sila Lima.

Living

A sala projetada por Samara Barbosa transpira modernidade e aconchego. A paleta de cores é predominantemente de preto, branco, cinza e amadeirado. Destaque para as cadeiras Cassia com encosto em madeira, da Germania. As esculturas brancas nas paredes e a poltrona redonda conferem um ar contemporâneo, contrastando com o lustre de Murano preto de releitura clássica.

Lounge Black

Inspirado pela natureza que rodeia o espaço e pela sensação psicológica de paz que o verde das plantas traz, Francisco Kozovits criou um ambiente externo ideal para confraternizações e encontros descontraídos entre amigos. O lounge foi feito a partir de madeira de reflorestamento certificada e tijolos. “Por ser um ambiente aberto durante o dia, utilizamos a iluminação natural. Já durante a noite, a iluminação escolhida foi toda em LED de baixo consumo, visando criar um ambiente confortável e instigante”, comenta o arquiteto.

Loft industrial da bióloga

O projeto assinado pelos arquitetos Zeh Pantaroli e Diego Miranda foi inteiramente pensado para servir de moradia para uma bióloga. O loft conta com acabamentos rústicos e industriais, que contrastam com a vegetação presente no ambiente. A inspiração para o espaço foi a cidade de Nova York e seus barracões industriais. Todos os cômodos são integrados e ficam aparentes. A circulação é valorizada pela disposição dos móveis e objetos de decoração, e complementada pela iluminação que destaca cada canto do projeto.  Para separar o quarto da cozinha e proporcionar privacidade ao cômodo íntimo, uma porta pantográfica foi utilizada. O ambiente foi decorado com as telas das artistas Sila Lima e Janete Mehl.

Sala de refeições do marchand

As arquitetas Cristiane Costa Maciel e Sony Luczyszyn assinam o espaço em homenagem ao marchand Luiz Barbosa. A sala une praticidade e conforto por meio da multifuncionalidade dos objetos. A mesa de jantar é confortável e apresenta um tamanho facilmente adaptável a qualquer apartamento. As cadeiras e poltronas foram criadas pelo designer Bruno Faucz. O mobiliário escolhido segue a tendência de móveis rústicos, aliados à leveza do vidro.

Sala de estar

A sala de estar projetada pela arquiteta Carla Kiss foi inspirada no público curitibano. A sala ampla e bem iluminada é o lugar ideal para a recepção de pessoas de uma maneira íntima e elegante, ao mesmo tempo. A decoração explora tons de cinza, marrom queimado, laranja e caramelo. O sofá e as poltronas Avant foram desenvolvidas pelo designer Ricardo Barddal. “A proposta é 100% funcionalidade. Tanto o layout como a definição de peças foram pensadas para poder receber as pessoas e acolhê-las de forma que se sintam já na sua nova sala” comenta a arquiteta.

Suíte do casal

O quarto de casal criado pela arquiteta Camila Bruzamolin é um ambiente neutro e aconchegante, em que tons de branco e off-white se misturam com nuances amarelas e douradas. O ambiente foi pensado para ser multifuncional com mesas que  podem servir de escrivaninha ou para pequenas refeições. Outro diferencial é a cadeira Donaire dos estúdios Marta Manente Design, que traz elegância e modernidade ao quarto. A decoração mistura itens clássicos, como a penteadeira, e revestimentos modernos presente nas paredes e luminárias.

Home office do advogado

Com inspiração em viagens e arquitetura histórica, o ambiente homenageia o advogado Vidal Ribeiro Ponçano. A assinatura é dos irmãos Jordana e Gustavo Fraga, que projetaram o ambiente para agradar todos os tipos de públicos. O espaço integra diferentes materiais e texturas, como madeira, couro, peles, espelhos e aço. A cor fendi utilizada nas paredes e nos tapetes deixa os móveis e os objetos de decoração em evidência, e o papel de parede, do designer Gleidson Silvério, traz mais elegância ao escritório particular. Para humanizar o ambiente, fotos da cidade de Curitiba foram espalhadas, e o sofá Samui, criado pelo Studio Bell’Arte, repleto de detalhes e costuras simétricas nos assentos, integra a decoração e vira um sofá-cama quando o mecanismo é acionado.

Um jantar à monarquia

A sala de jantar, projetada pela design de interiores Carla Freitag, une os elementos mais modernos e em alta da arquitetura com o glamour da época da monarquia europeia. Inspirada na rainha da Escócia, Mary Stuart, e nos jantares luxuosos em castelos, a decoração evidencia materiais dourados que remetem ao ouro, espelhos, cristais, candelabros e o veludo, material tendência de 2017. As poltronas pretas e de espaldar alto fazem referência aos antigos tronos usados pelos governantes e, no contexto atual, compõem a sala de recepção para as visitas. A parede com motivos geométricos, combinada com o espelho, cria a sensação de profundidade dando a impressão de amplitude.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!