Decoração

13 ambientes criativos feitos exclusivamente com materiais reciclados

HAUS
13/06/2017 10:52
Thumbnail

Fotos: UniCuritiba/Divulgação | ENEAS.GOMEZ

Um mundo mais sustentável começa dentro de casa. Com essa preocupação em mente, alunos de Design de Interiores da UniCuritiba elaboraram 13 ambientes utilizando apenas materiais recicláveis descartados. Batizada de “Do Lixo ao Luxo”, a atividade virou mostra e está em sua segunda edição até o próximo dia 30 de junho nas instalações da universidade, sob orientação do professor Antônio Miranda. A entrada é gratuita.

Confira os espaços feitos exclusivamente com materiais reciclados

Espaço da criança

O ambiente tem o intuito de trazer a intensa vivência do brincar por meio do lúdico. Entre os itens de destaque estão o palco de pallet, as paredes revestidas com caixas de ovo e a arara feita com canos pintados. Assinam o espaço Amanda Maria de Oliveira, Ana Vitória Recco, Anderson Narineczki, Francyelle Cristine Cordeiro, Giovana Godoi dos Santos, Giovana Zardo, Laura Nazário e Sofia Kerr Azavedo.

Espaço da descompressão

Criado por Felipe Garcia, Gabriele Duda, Gislaine Cruz, Hanna Rezende, Jeisse Polli, José Ernandes Junior e Neide Oliveira, o projeto foi dedicado a uma agência de publicidade. Para atender à rotina dos colaboradores, deveria ser um local de descontração e relaxamento, uma pausa do estresse do dia a dia. O conceito foi representado pelas cores verde, que transmite calma, amarelo, que confere ares de descontração, e vermelho, que representa energia e vitalidade. Piso de chapas OBS, poltronas feitas com tambores cortados, pintados e estofados, mesa de canos, madeira e vidro, mesa de apoio com base de garrafas de vidro e CDs foram muito bem utilizados dentro da ideia proposta.

Espaço do adolescente antenado

O sótão é o local perfeito para aqueles que apreciam observar os corpos celestes. Iluminação adequada feita com pendentes montados com fios aparentes, bancos estofados e prateleiras com madeira reaproveitada, além das cores escuras atendem perfeitamente a proposta do ambiente. Proposta de Aléxia Fernandez, Andressa Baurruk, Bruna Ferreira, Emily Güther, Ana Marques e Tais Nunes.

Espaço do ciclista

O conceito deste espaço foi inspirado na palavra dinamarquesa “Hygge”, que significa acolhedor ou aconchegante, um lugar para se sentir relaxado e protegido. Os materiais recicláveis foram utilizados no tambor-bar, na base da mesa lateral feita com roda de bicicleta, nas luminárias de garrafas de vidro e no biombo com barbantes entrelaçados.

Espaço Zen

A flor de lótus, que simboliza a pureza espiritual, foi o elemento base para o espaço. Dedicado a uma praticante de ioga, o ambiente ganhou um deque de madeira recuperada, tecidos reaproveitados, uma pequena fonte d’água feita com pedras e um lustre de dobradura oriental em forma de flor de lótus. Assinam Camila Gruba, Dalva Santana, Glauce Caroline, Larissa Oliveira, Larisse Claudino, Nathan Erdmann e Stefany Critine.

Estúdio do cineasta

Uma homenagem ao cineasta espanhol Pedro Almodóvar foi o ponto de partida para a criação deste ambiente dedicado a um professor, profissional de cinema e amante dos estudos e do esoterismo. O conceito escolhido para representar a personalidade do cliente foram “os cinco budas da meditação”, que traduz seu gosto atemporal incorporados à natureza. Destacam-se o mobiliário reformado e a luminária feita com latas pintadas. O espaço foi criado por Aline Caciatore, Aline Silva, Cintia Nascimento, Fernanda Alcantara, Flávia Elillo, Isadora Melnik e Luisa Cabral.

Photo Café Vintage

Inspirado em um conceito de aconchego e refúgio do dia a dia, que remetesse a uma casa de avó, este ambiente é perfeito para tomar um café e conversar. Os materiais de destaque são os pallets do sofá, caixas de feira como nichos e base de máquina de costura como suporte da mesa, o que confere um visual vintage. Criado por Dayana de Souza Marques, Fernanda Nunes de Jesus, Jordani Flávia Skoroski, Luiza Weigert, Rafaela Maria Florentino, Raphaela Brito Veiga e Thaynáde Campos Pereira.

Quarto da avó pós-moderna

A união entre passado e presente foi o ponto alto deste espaço elaborado para uma avó moderna, independente e vaidosa. Um ambiente acolhedor com influências pós-modernistas e uso de cores vibrantes. Uma poltrona de pallets coberta com uma colcha de crochê, uma estrutura de metal pintado e iluminado que faz as vezes do painel da penteadeira e uma cadeira revestida com pompons coloridos traduzem perfeitamente o conceito. Trabalho de Andressa Rafaella Correa Gomes, Bruna Berlintes, Leandro Arrais Lunardi, Sheila Trinkel, Murilo Ferreira de Almeida, Thais Fontoura de Souza e Vitória Alvarenga de Camargo.

Refúgio do casal de atletas

Aproveitar momentos de relaxamentos juntos em um espaço onde o casal possa renovar as energias. Este é o propósito do ambiente, que utilizou a psicologia das cores para atingir seu objetivo. Entre os materiais em evidência estão o sofá de pallets, uma cadeira de madeira recuperada, um balcão de chapas OBS, poltronas e estante de metal e madeira reformadas. Criado por Caroliny Alves Carvalho, Gabriele Azevedo Pedroso, Ivana Luisa Corá, Maria Eduarda Ayala Salmon e Thalita Marques.

Sala de exposição da colecionadora

Fotos: UniCuritiba/Divulgação
Fotos: UniCuritiba/Divulgação
Assinado por Aline Cristina Voltolini, Ana Paula Leal, Fernanda Niclevicz, Gabriela Metring, Stefani Carolina da Silva e Thais Lopes, o ambiente é dedicado a uma cliente que sempre teve interesse pela coleção de objetos dos anos 1940 e 1950, pertencentes à avó. Ela resolveu criar sua própria coleção de artigos pin-up e o espaço ganhou um design cheio de cor, característico da época, no mobiliário e artigos expostos. Os destaques vão para a cadeira reformada, o manequim pintado, os caixotes de feira utilizadas como armário, os discos de vinil como decoração de parede e a vitrola vintage.

Sala de jantar da chef vegana

A referência na elaboração deste projeto foi o ninho de pássaros, que abraça todos que ali permanecem e transforma o espaço em um local de aconchego, contemplação, afeto e alegria. O conceito foi traduzido por meio das plantas, tons terrosos e mobiliário rústico, elaborado com madeira reaproveitada e cadeiras reformadas que ganharam pintura e estofamento novos. Criado por Giovanna Cristina Bonato, Jessica Mendonça de Oliveira, Ketlin do Vale Bueno, Nathalia Nardi Santos Lopes, Wellynton Mazur dos Santos.

Sala de jogos com bar

Criado por Claudia Oldane, Estefani Ostroski, Flávia Cavalcanti, Gabriela Fernandes. João Victor, Mylena Perez e Rafael Oliveira, o ambiente foi concebido para uma jovem estudante de jornalismo, inspirado no conceito “Girl’s Cave – a Caverna da Garota”. As cores neutras remetem ao intimismo e, aliadas à robustez da madeira de demolição e o vidro, criam um link do estilo grunge ao industrial. Chapatex, tapume, tampinhas de garrafas, corda e refugo de MDF são os materiais de destaque.

Studio do jovem aventureiro

A busca entre o estímulo e a calmaria originaram este ambiente que encontrou na Tailândia a inspiração para elaborar o projeto. Cores quentes, alegres e marcantes definem esse país, elementos que foram traduzidos e inseridos no espaço. Canos cortados e pintados, tecidos reaproveitados, poltrona de pallets e um jardim vertical elaborado com textura em papelão completam o décor. Criado por Aline Damiane, Aline Machado, Andressa Gorski, Carla Cristina, Juliana Mackeivicz e Sandra Stephany.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!