13 salas e ambientes de convivência com decoração funcional para se inspirar

Em sua 12ª edição, mostra Casa de Ideias traz inspirações para sala íntima, de estar, de jantar, home theater, home-office e outros espaços

Foto: Marcelo Stammer

por Luciane Belin*

17/09/2018

compartilhe

As decisões de decoração nos diversos ambientes da casa, passam por conhecer o próprio gosto, entender o uso do espaço e conhecer produtos (especialmente as novidades) disponíveis. Para inspirar quem está neste processo, as mostras de decoração são boas aliadas. HAUS observou os ambientes da 12ª edição da Casa de Ideias, que acontece na loja Ton Sur Ton (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1.285) em Curitiba e selecionou alguns insights nos 13 ambientes para inspirar a decoração da sua casa.

A mostra acontece até o dia 30 de novembro e tem como característica apresentar ideias que tragam para os espaços funcionais de uma casa ou apartamento os conceitos e tendências do design contemporâneo.

>>>> Inspire-se neste apartamento de 66 m² que destaca memórias da família em projeto autoral

Estar Íntimo, Copa e Sacada, por Alessandra Gandolfi

Foto: Marcelo Stammer

O mar e sua brisa leve inspiraram a arquiteta Alessandra Gandolfi no desenvolvimento de um projeto pensado para uma família que gosta de viajar e aproveitar finais de semana em Balneário Camboriú, propondo um estilo de vida livre e casual de quem vive de frente para o mar.

Mobiliário moderno, clean, contemporâneo, com linhas simples e curvas, com destaque para os móveis assinados pelo designer Ronald Sasson, trazendo a leveza das peças através de linhas sinuosas e mistura de materiais são as características do Estar Íntimo, Copa e Sacada.

>>> 6 tendências de decoração, fáceis de colocar em prática, direto da Maison & Objet Paris

A sala integrada multifuncional traz espaço para TV, jantar, bar e sacada. A varanda e o interior minimalista criam a sensação de abertura e a paleta de cores com toques de cor ajuda a manter a presença da natureza em meio à base cinza. “A intenção foi proporcionar o cenário ideal para o tempo da pausa, a possibilidade de (re)conexão entre as pessoas. Um espaço confortável para ver TV, apreciar boa música, degustar um vinho e relaxar ouvindo o barulho das ondas e do vento”, detalha Alessandra.

Vitrine Tidelli, por Elaine Zanon e Claudia Machado – Arquitetare

Foto: Marcelo Stammer

Os círculos e espirais e seus significados – totalidade, plenitude e eternidade – foram a inspiração da arquiteta Elaine Zanon e da designer de interiores Claudia Machado, que elaboraram a Vitrine Tidelli. O ambiente é um estar conceitual que segue uma linha de estilo natural totalmente pensado como um local de relaxamento e bem-estar, com destaque para mobiliário da Tidelli e presença de cordas, madeiras e pedras.

“Entre os destaques, os tampos de mesas em pedra natural em composição com luminárias e acessórios em corda em meio ao verde de vasos, sobre uma espiral de tapete de corda náutica. Estofados e painéis cinzas fazem uma base para receber as espirais em tons abertos com iluminação, compondo como uma obra de arte, além de um balanço que é convite para o descanso”, pontuam Elaine e Claudia.

Estar Social, Sala de Jantar e Adega, por Karina Kawano e Denise Maruishi – Artd3 Arquitetura & D3sign

Foto: Marcelo Stammer

Com prevalência do mobiliário contemporâneo com linhas retas e cores neutras – preto e sobre tons de cinza, o Estar Social, Sala de Jantar e Adega, da arquiteta Karina Kawano e da designer de interiores Denise Maruishi trabalha com a integração de três espaços.

Segundo as responsáveis pelo projeto, , o mesmo “usa o conceito do minimalismo, que faz parte da assinatura do escritório, mantendo sempre a funcionalidade dos ambientes”.

Demarcando o estar social está o painel preto Nero Rust que abraça o grande sofá Elle e contrapondo a essa base escura há detalhes em ripado vertical do MDF Ruggino, ambos painéis da Berneck. A iluminação indireta demarca todo o ambiente e empresta um ar acolhedor ao estar. No mobiliário, destaque para as poltronas Waltz, as mesas de centro Martini, e a mesa lateral Iria.

>>>> 5 projetos e 4 dicas para montar uma sala de cinema perfeita dentro de casa

Uma imponente caixa angular em MDF Nero Berneck com o forro inclinado induz o visitante a explorar o ambiente e faz fundo à mesa de jantar acomodando o nicho para o buffet espelhado e o nicho da adega. As duas poltronas Jersey compõem o espaço da adega e criam uma atmosfera intimista para os apreciadores de vinho. Para a área do jantar, além do buffet espelhado, a mesa em laca preta com vidro fumê, acomoda dez pessoas e recebe a composição do pendente Munclair clássico cobre.

Living e Jantar com Varanda Tidelli, por Caroline Bollmann

Base neutra, em tons de cinza, com painéis que remetem à textura do linho, o ambiente dá destaque para o mix de cores, formatos e texturas nas cordas náuticas trazendo elegância e personalidade e principalmente mostrando que para compor um ambiente não é necessário seguir sempre o mesmo padrão de acabamento em todos os móveis; mesa da varanda com mobiliário assinado por Marcelo Rosenbaum exclusivo para Tidelli; biombo todo em corda náutica que remete a uma tapeçaria artesanal; o balanço Bora Bora, peça descontraída que divide a sala da varanda; a mesa de jantar oval, a mesa lateral e a base do sofá, detalhes que quebram o efeito despojado das cordas e que mostram como é possível unir os dois elementos.

A inspiração para criação do Living e Jantar com Varanda Tidelli, da arquiteta Caroline Bollmann, foi o oceano, o mar, o azul e suas variações – o espaço foi norteado por uma fotografia autoral localizada na varanda, que deu base para o uso de azul.

>>>> Azul e estilo pop em apartamento de 145 m²

“Na linha de cordas náuticas, a Tidelli possui um mix enorme de cordas em tons de azul e a ideia foi mostrar que elas podem e devem ser mescladas no mobiliário, pois essa composição de tons e sobretons ajudam a trazer personalidade e também a compor um ambiente monocromático sem ser cansativo ou mesmo carregado demais”, pontua Caroline, que participa pela quarta vez da Casa de Ideias.

O estilo é contemporâneo, mas o ponto principal é mostrar que mesmo um mobiliário que foi concebido e projetado para ser usado em área externa pode marcar presença em ambientes internos de qualquer residência.

Living Casa de Praia Tidelli, por Claudia Baggio Pereira

Foto: Marcelo Stammer

Um espaço amplo e arejado contemplando a área de convívio com local de jantar, living e varanda. O mobiliário da Tidelli predomina no ambiente, com peças modernas, que podem ser usadas indoor e outdoor, e apresentam design que contempla além de beleza com elegância de formas, conforto e durabilidade.

O Living Casa de Praia Tidelli, por Claudia Baggio Pereira homenageia a natureza humana e a busca pelo equilíbrio e tranquilidade, idealizado para todos aqueles que gostam de estar perto do mar. “O ponto focal é a diversidade que a Tidelli permite em compor todos os espaços, desde mobiliário até tapetes e objetos variados, complementado com um painel em MDF Salinas Tatto Berneck com aspecto de madeiras de cascos de barco envelhecidos pelo mar. Destaque para a Concha Painho suspensa numa varanda para desfrutar da paisagem, além de Sofá e Chaise Soft ultra modernos com as Poltronas Painho – duas linhas de design opostas que compõem em total harmonia”, finaliza a arquiteta.

>>>> Em apenas 38 m² projeto une linguagem contemporânea e retrô

Vitrine Externa Tidelli, por Denis Ricca

Foto: Marcelo Stammer

O calor e a aridez do deserto, com elementos e cores naturais, inspiram o arquiteto Denis Ricca na criação da Vitrine Externa Tidelli, que usa plantas desérticas e exóticas de baixa manutenção para compor o espaço.

Como destaque, uma araucária de mais de 20 metros, com tronco valorizado por plantas e iluminação; materiais e fibras naturais do mobiliário e objetos; além de uma escultura em aço suspensa na parede lateral com algumas nuances de verde, remetendo ao organicismo da natureza.

“Cada vez mais percebo a necessidade de locais com uma personalização individual, com ambientes que tenham elementos no qual o cliente se identifique – peças trazidas de viagem, acervos pessoais, objetos herdados etc – juntamente com o proposto em projeto – materiais, revestimentos, acabamentos, tecidos, mobiliário etc. – resultando em algo funcional, prático e personalizado com um resultado estético surpreendente”, afirma Ricca.

Vitrine Ton Sur Ton, por Jayme Bernardo + DIEEDRO

Foto: Marcelo Stammer

A Vitrine Ton Sur Ton consiste em um living e jantar integrados de estilo contemporâneo pensado para um público jovem e moderno, que gosta de receber amigos e prioriza o conforto.

>>>> Parede e móveis de cores neutras ampliam apartamento de 70 m²

O espaço assinado por Jayme Bernardo dá destaque para os produtos da DIEEDRO, marca de design autoral do próprio, com sofá Platô, buffet Madison, mesa jantar Pompéia e par de Toy’s. A escolha das cores de base neutra para compor o ambiente permite dar destaque para algumas peças escolhidas, como o par de mesinhas Toy, a luminária assinada por Ronald Sasson e o já citado lustre Baccarat.

“A necessidade de inovar e trazer sugestões diferentes de composição foi o partido inicial. Dois pontos fortes foram explorados: a altura do pé direito duplo e a integração com o jardim de inverno. O lustre Baccarat em cristal negro reforça essa amplitude e como pano de fundo temos o painel em madeira escura, que valoriza o colorido da tela de autoria do Paolo Ridolfi, fechando o conjunto com muita elegância”, afirma o arquiteto.

Home Theater, Sala de Jantar, Adega e Home Office, por Laryssa Milani e Andreia Queiroz – Milani e Queiroz Arquitetura e Interiores

Foto: Marcelo Stammer

Pensado em homenagem a um casal de clientes jovens, cosmopolitas, que adoram receber e que apreciam usar a residência com toda a peculiaridade possível. Por isso, contemporaneidade é o carro-chefe do Home Theater, Sala de Jantar, Adega e Home Office, assinado pelas arquitetas Laryssa Milani e Andreia Queiroz.

A linha de mobiliário adotada traz itens de design italiano, como o Sofá da Natuzzi, junto às peças do designer brasileiro Ronald Sasson. “O mobiliário selecionado em junção com à marcenaria e à iluminação complementam a composição cênica de um projeto contemporâneo”, revelam Laryssa e Andreia.

>>>> Reforma em apartamento de 60 m² integra ambientes com móveis multifunção

O ponto mais marcante e que foi o ponto de partida para todo o conceito e configuração do espaço foi o Home Theather com o Sofá da Natuzzi – item pontual com revestimento em couro perfecta na Cor Mostarda que expressa uma nobreza natural. No elenco dos mobiliários selecionados destaque para a escrivaninha Liss do designer Ronald Sasson, que veio com linhas marcantes do design contemporâneo brasileiro produzida com madeira selecionada e curvas pontuais, que fazem do móvel um objeto elegante e de desejo imediato. Além disso, destaque também para a integração do ambiente com a seleção do mobiliário, que se complementa com o projeto luminotécnico, e a aplicação do envelope da marcenaria com as chapas da Berneck.

Estar Social e Sala de Jantar, por Rosi Guelmann

Foto: Marcelo Stammer

Um ambiente social, elegante, atemporal para receber com personalidade e viver são as principais características do projeto contemporâneo Estar Social e Sala de Jantar, da decoradora Rosi Guelmann.

As paredes revestidas em preto contrastam com móveis brancos e nicho acima do sofá preto, em que foram colocados quadros e objetos de design. Destaque especial para o painel de madeira com espelho fazendo fundo para a sala de jantar branca e o lustre preto que coroa a mesa de jantar.

“Os móveis selecionados foram aqueles de bom design, com linhas simples e cores marcantes, resultando em um espaço ideal para um público jovem e moderno que gosta de receber em ambiente descontraído e acolhedor”, afirma a decoradora.

Living e Lounge, Suely Ruon e Priscila Ruon – Ruon Arquitetura e Interiores

Foto: Marcelo Stammer

Trabalhado com linhas de mobiliários mais leves e com peças de design, o Living e Lounge foi assinado por Suely Ruon e Priscila Ruon, da Ruon Arquitetura e Interiores .

>>>> 19 cafés com decoração legal para conhecer em Curitiba

Misturas de materiais com texturas diferentes, como mármore, madeira utilizada em formato geométrico, ferro metalon, espelhos e cordas criando movimento são alguns dos destaques do ambiente, que foi idealizado como amplo e aconchegante para receber amigos. “Como pensamos em fazer um espaço aconchegante e sóbrio nas cores, selecionamos peças com destaques que criam harmonias usando tom sobre tom com peças mais leves”, revela a dupla.

Sala de Estar com Escritório, por Viviane Busch

Foto: Marcelo Stammer

Sofisticação, aconchego e funcionalidade, com os tons do branco ao preto como um dos pontos de partida, pontuados por dourado fosco, são as marcas da Sala de Estar com Escritório assinada por Viviane Busch, que idealizou o espaço para um casal que aprecia uma boa música e ambientes refinados.

O destaque é o conjunto criado pela mistura de texturas dos materiais utilizados: as paredes menores são revestidas por mármore branco Paraná e placas 3D em gesso; e as maiores receberam painéis em marcenaria que remetem ao linho cinza. O mobiliário com traços retos é quebrado pela mesa lateral redonda em laca verde. Além disso, atenção especial para o som que será reproduzido por uma nova tendência instalada pela Livemax e a iluminação descentralizada.

>>>> Reforma em apartamento de 60 m² integra ambientes com móveis multifunção

“A evolução do morar está em criar um ambiente perfeito para o seu uso diário, para as suas necessidades e hobbys, e não mais apenas para receber visitas. O espaço criado é destinado a alguém que gosta de trabalhar e sentar com um excelente mobiliário, ouvindo um som de qualidade e curtindo o aconchego do espaço”, finaliza Viviane.

Varanda Tidelli, por Viviane Loyola

Com design contemporâneo, acompanhando o mobiliário, o espaço da Varanda Tidelli assinado pela arquiteta Viviane Loyola é confortável, marcado pela identidade dos elementos e para quem tem estilo urbano livre descontraído.

“A Varanda Tidelli destaca móveis feitos em corda náutica mesclado com mobiliário em madeira, parede em marcenaria da Berneck – com revestimentos com tijolos de um composto de concreto e mármore – e o balanço da Tidelli”, relata a arquiteta, que participa pela quinta vez da Casa de Ideias e trabalhou em um espaço pensado para uma família jovem e moderna.

Sala de TV e Copa, por Yvone Miyamura

Foto: Marcelo Stammer

Com foco no conforto e acolhimento no convívio familiar, a arquiteta Yvone Miyamura privilegiou o design, aconchego e cores que condizem com o ambiente ao criar a Sala de TV e Copa. Destaque para o sofá Francesco, da Natuzzi, que privilegia o conforto com muita tecnologia agregada; para o revestimento das paredes, com cores e texturas da nova coleção de painéis e placas da Berneck; e para o piso com textura e praticidade na instalação da Ruffino Acabamentos.

Segundo a arquiteta, “antes os destaques eram a sala de jantar e sala de visitas, espaços utilizados ocasionalmente para eventos especiais. Hoje os ambientes são dinâmicos e integrados, otimizando o espaço com conforto e funcionalidade. Os destaques são as peças de design como elemento principal do ambiente”.

A mostra Casa de Ideias, da Ton Sur Ton, pode ser vista até o dia 30 de novembro, das 9h às 19h, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1285 – Batel. Informações pelo telefone (41) 3224-6660 ou pelo email contato@tonsurton.com.br.

*Especial para HAUS

LEIA TAMBÉM:

Casa de Ideias apresenta mix com clima moderno

Do clássico japonês ‘Sonhos’ a ‘O Diabo Veste Prada’, mostra de decoração homenageia sucessos do cinema

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você