Decoração

Decoração lúdica e cheia de detalhes é tendência; confira 15 lançamentos para renovar a casa

Sharon Abdalla*
21/02/2019 21:30
Thumbnail

As cadeiras infantis da Lilian Gift Design fazem referência à formas animais. Confira esse e outros lançamentos da ABCasa. Fotos: Sharon Abdalla / Gazeta do Povo

A temporada de feiras de design e decoração segue a todo vapor. Nesta quinta-feira (21) teve início em São Paulo (no Expo Center Norte) a quarta edição ABCasa Fair, que reúne mais de 450 expositores, entre fabricantes, importadores e distribuidores, que apresentam as tendências e novidades em itens para a casa, flores e utilidades.
Destinada a lojistas e profissionais da arquitetura e decoração, a feira segue até segunda-feira (25) e não é aberta ao público em geral. Mas não se preocupe! HAUS está visitando a ABCasa Fair e selecionou 15 itens para te inspirar a renovar a decoração. Confira!

Vida marinha

As referências ao mar seguem em alta quando o tema é o décor. De remos de madeira em tamanho real que fazem a vez de quadros nas paredes a itens menores, destinados a prateleiras e aparadores, os corais, conchas, tartarugas e baleias trazem a praia para dentro de casa.
Lançamentos da DeMelo Objects trazem elementos marinhos em tons de azul, verde e branco, e também em padrões metalizados.
Descansos de copo e panela da Maiori Casa são confeccionados em ratam e trazem conchas como acabamento.

Casa da vovó

Peças com pegada retrô ou parecem tiradas dos armários da vovó também marcam presença nas coleções de diferentes marcas e fornecedores, aparecendo em louças, itens de decoração e mobiliário.
Porcelanas da Nusa Dua trazem padrões florais em tons de azul que remetem às louças antigas.
Linha de vasos em cimento de mesa e de parede da Mart traz padrões inspirados no granilite.

Aramados

Queridinho dos decoradores, os aramados reinam soberanos em padrões foscos ou metalizados em utensílios e peças de decoração.
A Urban apresenta diferentes opções de prateleiras metálicas.
Fruteiras de diferentes tamanhos e com acabamento metálico da BTC.

Lúdico

Raspar, mandar um recado, brincar. O lúdico sempre é bem-vindo na decoração e está contemplado a partir de diversas (e divertidas) propostas na feira.
A gaúcha Wall Street Posters apresenta sua linha de quadros ‘raspáveis’. Funcionando como as tradicionais raspadinhas, eles permitem que se organize as séries já assistidas ou até mesmo os países e cidades que se já visitou.
As cadeiras infantis da Lilian Gift Design fazem referência à formas animais.  Confira esse e outros lançamentos da ABCasa.<br>Fotos: Sharon Abdalla / Gazeta do Povo
As cadeiras infantis da Lilian Gift Design fazem referência à formas animais. Confira esse e outros lançamentos da ABCasa.<br>Fotos: Sharon Abdalla / Gazeta do Povo
As cadeiras infantis da Lilian Gift Design trazem no encosto em madeira chifres e orelhas de animais. O revestimento do assento segue a mesma linha e traz padrões que remetem à pelagem deles.
Lançamento da Umbra, o biombo faz a vez de porta-retrato (ou vice-versa). Confeccionado em metal, suas folhas são móveis, o que permite que se mostre os esconda os retratos.

Corda

A corda náutica conquistou de vez o seu espaço na decoração e compõe bem com a madeira, o metal ou na mescla dos três materiais.
A poltrona da linha Allu, da Arte Objetos Design, é um exemplo. Assinada pelo estúdio Fusen, ela tem estrutura em alumínio, base em madeira cumaru e braços com trama de corda náutica.
A mesma proposta aparece na cadeira Bay, da Scaburi, que tem base em alumínio na cor coral e assento e encosto bicolor em corda náutica.

Artesanal

O trabalho artesanal também ganhou destaque na feira e aparece em peças de tapeçaria, móveis e luminárias confeccionadas a partir de bambu e fibras naturais.
Os pufes da Maiori Casa são confeccionados à mão em Bali, na Indonésia. O trabalho artesanal contempla inclusive o processo para a curvatura do assento, que tem o bambu como matéria-prima.
Na Simone Oliveira Arte Sustentável, o crochê de rami, feito à mão, forma a cúpula do charmoso pendente.

Plástico

Práticas, modernas e versáteis, as peças fabricadas a partir de resinas aparecem em linhas de acessórios e vasos que vão do banheiro ao jardim.
A linha de acessórios para banheiro da By Poli é confeccionada em resina de poliéster e está disponível nos padrões fosco, polido e amadeirado, e em diversas opções de cores.
Produzido em polietileno, o vaso Disco é assinado pelo designer Zanini de Zanine para a Vasap Design. Com duas opções de uso, suspenso ou apoiado sobre suportes, ele está disponível em 15 opções de cores.
*A repórter viajou a convite da ABCasa Fair.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!