Decoração

17 dicas para renovar seu quarto

Luan Galani
30/01/2016 00:00
Thumbnail

O retrô dá o tom ao projeto, com uso inteligente das cores e pequenos toques contemporâneos na decoração. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

O quarto precisa ser legal para você. Do tamanho dos seus sonhos e de tudo que você quer colocar nesse espaço. Não precisa aparecer para os outros, afinal, é um templo íntimo. O primeiro passo para criá-lo é entender que tipo de espaço você deseja.
Um refúgio gostoso para recarregar as energias, ou um quarto que também ofereça um cantinho de home office? Com ou sem tevê? Com soluções para fazer o espaço render? Com muitas referências visuais ou nem tanto assim? A HAUS garimpou cinco projetos diferentes de quartos de casal e destaca 17 ideias que podem ajudar a transformar o espaço por meio de soluções simples, como mudança de cor, decoração ou planejamento.
1. Sem medo de cor
O estilo retrô está no DNA do quarto assinado pelo Studio Ambienta para um engenheiro e uma pedagoga. O projeto, que prima pela jovialidade e pelo toque divertido, mostra como as cores podem ser empregadas sem apagar o caráter zen do ambiente. O verde vintage abraça a área da cama, inclusive no teto, num recorte geométrico. Do outro lado, onde fica o painel da tevê, a parede é delimitada pelo uso da cor lavanda.
2. Mais arte
O seu gosto é que vai comandar a seleção das obras que vão estampar as paredes do quarto. Há duas opções: escolher uma arte que não destoe da composição do ambiente ou usar algo que justamente se destaque no todo. No quarto concebido por André Largura e Giovana Kimak, ao fundo da cama há uma serigrafia em 3D de Denise Roman, com um pequeno toque oriental transmitido pelo vermelho e pelo dourado, que conversam com a paleta de cores do projeto.
3. Iluminação
Quem dita o clima do ambiente é a iluminação. No caso deste projeto, a luz indireta e pontual, apenas sobre os criados mudos, cria uma atmosfera intimista e permite diferentes atividades individuais, como ler até mais tarde, sem atrapalhar o companheiro.
4. Cama boa
Ela é a alma do quarto. Por isso não abra mão de uma peça confortável. Faz toda a diferença para uma boa noite de sono. Nesse apartamento do Ecoville, o arquiteto Marcos Bertoldi trabalhou com a Auping, marca holandesa considerada a melhor fabricante de camas do mundo. “O design parece simples, mas a tecnologia agregada ao produto é de qualidade sem igual.” A altura da cama também precisa ser observada. Escolha o tamanho, mas sem se esquecer da proporção, que deve ser respeitada em toda a composição do espaço.
5. Tudo pode ser reaproveitado
A cabeceira estofada de couro branco, inspirada na cadeira Barcelona, um ícone da Bauhaus projetado por Mies Van der Rohe e Lilly Reich, foi derivada de um outro projeto para o mesmo casal. Os proprietários decidiram se mudar, sem abrir mão da mesma linguagem do quarto anterior. Bertoldi adaptou o projeto e aproveitou diversos elementos existentes. “São esses detalhes que conferem personalidade e contam a memória das pessoas. A história está nos objetos também, e só muda de lugar.”.
Quarto contemporâneo assinado por Bertoldi dá lições importantes sobre o valor do design, a importância de uma boa cama e da decoração que exala a história do casal. Foto: Alessandra Okazaki/Divulgação.
Quarto contemporâneo assinado por Bertoldi dá lições importantes sobre o valor do design, a importância de uma boa cama e da decoração que exala a história do casal. Foto: Alessandra Okazaki/Divulgação.
6. Design legal
As peças com design entre o escultural e o funcional esbanjam elegância. É o caso do cantinho multiuso do quarto projetado por Bertoldi. Mexer no computador ou tomar café da manhã ganham um novo significado com as cadeiras transparentes que parecem materializar o ar, criadas pelo francês Philippe Starck, e a mesa Camelo, da brasileira Ovo, com diferentes alturas ajustáveis.
7. Livre circulação
Portas de correr nos armários asseguram uma área de circulação livre, sem aquele incômodo abre e fecha do guarda-roupa. Essa foi a opção utilizada no quarto pensado pelo arquiteto Guilherme Torres, bastante conhecido por seus projetos ousados e jovens.
8. Lugar para sentar
Um lugar confortável para se sentar é fundamental. Neste projeto mais masculino e urbano, o quarto também reserva um cantinho para a leitura ou para usar o computador. O destaque é a poltrona de couro com desenho da Diesel e da Moroso.
Quarto P&B do Studio Guilherme Torres com essência jovem, urbana e bem masculina. Foto: Denilson Machado/MCA Studio/Divulgação.
Quarto P&B do Studio Guilherme Torres com essência jovem, urbana e bem masculina. Foto: Denilson Machado/MCA Studio/Divulgação.
9. Cortinas e janelas
O posicionamento da cama é um dos grandes desafios para criar um quarto inspirador. O ideal é nunca colocar a cama atrás da janela, mas na lateral. Porém, caso seja inevitável, o indicado é tratar a cortina ou a persiana como um grande painel, que ocupe toda a superfície, a fim de evitar quebras na composição da parede.
10. Otimização de espaço
Com apartamentos cada vez menores, saber aproveitar os espaços com inteligência é regra. Neste quarto com pouco mais de 10 metros quadrados, concebido pelo Studio Boscardin.Corsi Arquitetura, a cama-baú aparece como uma boa solução multiplicadora de espaço. Dá para guardar de roupas de cama a livros.
11. Simetria
Saber tirar proveito dela e entender quando quebrá-la é uma das maneiras de tornar o ambiente mais dinâmico. O quarto segue a linguagem escandinava do apartamento respeitando a simetria axial entre os criados-mudos, e quebrando a simetria do ambiente com luminárias industriais diferentes.
12. Toque pessoal
O quarto foi pensado para a blogueira Débora Alcântara e o designer Fernando Vieira, que finalizaram o projeto com um toque pessoal. “A palavra ‘together’, em neon, representa muito da nossa história, porque esse foi um sonho pensado junto”, explicam os proprietários do apê. Da mesma forma que o casal, explore sua história e não tenha medo de dar seu toque.
Estilo escandinavo está no DNA do apartamento 33, que mostra como pouquíssimos elementos dão conta de criar um bom refúgio para descanso. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Estilo escandinavo está no DNA do apartamento 33, que mostra como pouquíssimos elementos dão conta de criar um bom refúgio para descanso. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
13. Alternativa mais em conta
O quarto é um grande cubo com paredes que imitam cimento queimado. O efeito é resultado de uma pintura especial que mistura tinta, cola e cimento. Já o chão é um porcelanato que imita madeira. As opções saem bem mais em conta e a manutenção de ambos é facilitada.
14. Integração
Prefira ambientes integrados para não fragmentar os espaços e aproveitar melhor cada metro quadrado. Foi a solução adotada pelas arquitetas Patrícia Ribas Fouani e Michela von Borstel Carvalho, da FV Arquitetura, para o apartamento decorado da VH Empreendimentos no Água Verde. A ideia que juntou o quarto ao closet não só trouxe dinamismo, como permitiu a instalação de uma bancada multiuso para o casal.
15. Foco na cabeceira
A parede principal do quarto, que geralmente é aquela que recebe a cama, pode ser trabalhada de diferentes formas. No projeto da FV, a cabeceira geométrica acolchoada, em camurça bege, ocupa a parede de cima a baixo e segue a mesma linguagem contemporânea do quarto com um quê de neoclássico, servindo também como uma escultura, além de dar mais conforto para o apoio na hora da leitura.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
16. É confortável
Esse é o triunfo dos carpetes e dos materiais naturais, como a madeira. Eles proporcionam calor, tornam os ambientes mais acolhedores e se encaixam em diferentes estilos. Destaque para o carpete bouclê e a marcenaria.
17. Roupa de cama
O enxoval é duplamente importante. Além de ser decisivo sobre o conforto da temperatura e da textura do tecido, a roupa de cama expressa a sua personalidade e é item de série para uma boa decoração.
Serviço | FV Arquitetura, fone (41) 3077-6402. Marcos Bertoldi Arquitetos, fone (41) 3223-4522. Studio Ambienta: André Largura e Giovana Kimak, fone (41) 3222-7407. Studio Boscardin.Corsi Arquitetura, fone (41) 3046-3056. Studio Guilherme Torres, fone (11) 2872-8620.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!