Decoração

24 espaços deslumbrantes para inspirar mudanças na decoração de casa

HAUS
04/06/2019 20:16
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Espaços de tirar o fôlego. E, já que a palavra consta no dicionários: deslumbrantes. Confira 24 projetos selecionados por HAUS direto da Casa Cor São Paulo 2019, que chega a sua 33ª edição no Jockey Club da capital paulista, na Av. Lineu de Paula Machado, 1.075.
A mostra segue até 4 de agosto, das 12h às 21h. De terça a quinta-feira, o ingresso (inteira) sai por R$ 64, e de sexta-feira a domingo, o ingresso (inteira) fica por R$ 80.

Les Hérons

CASACOR 2019 teve o tema "Planeta Casa". Na foto, ambiente do arquiteto Gustavo Martins no ambiente Les Hérons, na edição de São Paulo. Foto: divulgação
CASACOR 2019 teve o tema "Planeta Casa". Na foto, ambiente do arquiteto Gustavo Martins no ambiente Les Hérons, na edição de São Paulo. Foto: divulgação
Inspirado na art déco que marcou lobbys icônicos dos luxuosos hotéis do início do século 20, o arquiteto Gustavo Martins é responsável pelo espaço que remete a um hall de apartamento. Com foco na sustentabilidade, o arquiteto escolheu uma superfície para o piso que é resultado do reaproveitamento de materiais, formado por partículas de insumos como argila e descartes de obras triturados ou peneirados, transformados em um revestimento de design exclusivo.

Casa Sumè Espaço Conectado LG

Ressignificando o uso de materiais e destacando as tradições, costumes e memórias de povos milenares, Gustavo Neves traz a Casa Sumè em parceria com a LG, um espaço conectado que exalta a real sustentabilidade em todos os seus pilares: social, econômico e ambiental. Destaque para o método de construção ecológico Straw Bale, comumente usado em construções naturais, que usa fardos de palha como elemento de vedação, tendo em vista a natureza renovável do material.

Bistrô

Os estreantes, Márcia Buschinelli e Rodrigo Ramos, do escritório Habitat Projetos Inteligentes, apresentam sua criação para o restaurante mediterrâneo Limone. O espaço, com estilo neoclássico e toques art déco, é marcado pela dualidade. O contraste entre o preto e o branco, com leves toques de dourado, leva sofisticação ao salão de 90 m², que mescla o design moderno e o clássico, a partir de móveis e objetos, além de toda a tecnologia dos materiais, como nos porcelanatos polidos em alta definição.

Loft Mobili

A mobilidade foi o principal ponto de partida do Loft Mobili, espaço criado pelos arquitetos Hugo Schwartz e Alexandre Gedeon, do InTown Arquitetura. O Loft tem como principal tendência as soluções viáveis dos módulos habitáveis e suas diversas possibilidades de adaptação e versatilidade. A arquitetura é inovadora e itinerante, pois o rápido e inteligente sistema construtivo permite que sua estrutura metálica seja transportada semipronta para ser remontada em qualquer lugar em um prazo de três a quatro meses, de acordo com o acabamento interno escolhido. Com a arquitetura sustentável em voga, o uso de cobogós permite a ventilação natural e as claraboias a entrada de luz. Toda a cobertura do ambiente é plana e recebeu uma manta que reflete 95% da luz solar e reduz a sensação térmica em seu
interior.

Co_Dining

Inspirada pelos verbos encontrar e receber, a proposta do ambiente é ser um lugar para estar junto, degustar sabores, conversas, histórias e a própria presença. No espaço de 45 m², a mesa We Share ocupa a posição central e é o elemento de conexão e o fio condutor do projeto. A peça, projetada pela arquiteta Juliana Pippi, tem tampo artesanal de granilite e uma calha central, que combina o corian e inox. O efeito de acolhimento é potencializado pelo jogo de texturas presentes no espaço.

Living do colecionador

A paixão por arte, design e arquitetura foram a inspiração para o “Living do Colecionador”, um
espaço de entrada em forma de cubo minimalista e monocromático de ladrilhos hidráulicos
verdes. Obras de Niura Bellavinha, Flavio Cerqueira e Marcia Pastore estão dispostas pelo
ambiente. No teto, Naomi Abe projetou um caminho iluminado com círculos interligando entrada e
o living, inspirada na arquitetura modernista dos anos 1950. Outra obra que merece destaque é
o quadro Mulata de Di Cavalcanti, a arte contemporânea dos neons do artista espanhol Ivan
Navarro e uma escultura de Tunga.

Suíte das crianças

O projeto do quarto infantil foi criado por Messa Penna com a premissa de inspirar a imaginação, a arte, a leitura e ainda, o trabalho manual com o reuso de materiais. A sustentabilidade aliada à criatividade
resultou em instalações que compõe o ambiente. Peças feitas de sacolas plásticas recicladas, por exemplo, se tornam peças de arte. As camas e o tapete foram criados com macramê de cordas náuticas, que futuramente podem ser reutilizadas, assim como o balanço feito à mão neste mesmo material.

Armazém do Marton

Projetada com sistema de montagem e desmontagem dos componentes estruturais e acabamentos, a Loja da CASACOR foi reformulada através das estruturas MCL (madeira laminada colada) existentes do projeto de 2018, trocando acabamentos internos e externos. O objetivo foi aproveitar todas as matérias primas, mantendo a premissa de sustentabilidade do evento. Todo o fornecimento da energia será através de placas fotovoltaicas e a iluminação de LED. Outras técnicas aplicadas na arquitetura excluem por completo o uso de ar condicionado, promovendo a economia de energia elétrica e emissão de gases.

Casa Contêiner Cosentino

Em seu projeto com bases sustentáveis e foco em reaproveitamento de materiais, dois contêineres foram acoplados para dar vida a uma casa de 60 m², que conta com living, cozinha e lavanderia integrados, além de uma suíte com um banheiro incrivelmente confortável. Os ambientes foram tomados por tons de branco, clima minimalista e peças de grandes designers, como Oki Sato, que traz sofisticação surpreendente ao espaço. A casa contêiner conta ainda com uma área externa de 100 m² com piso em Granito White Lava, uma horta hidropônica auto irrigável e um inconfundível jardim de bambus. O projeto é assinado por Marilia Pellegrini.

Foyer Bienvenue

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O projeto de Lisandro Piloni é a porta de entrada para os outros 74 ambientes da mostra. Um vão com 12 m de largura e um pé direito de 5 m moldam a entrada do espaço que mescla elementos da pop art com a base clássica de boiseries, típicos do século 17 e 18. Mais adiante, um grande hall revestido de carpete traz a escadaria com uma passarela em vermelho vivo, digna das marcantes cenas da realeza. Obras de arte contemporânea, em telas e esculturas, dão o contraste entre o novo e o antigo. O mobiliário moderno cria uma grande sala que serve de bilheteria para o evento.

Casa Dendê Duratex

O espaço de 115 m² propõe ambientes fluidos e minimalistas, englobando living, cozinha com sala de jantar, pátio e suíte master, fugindo de fórmulas prontas e do estereótipo da Bahia colorida. No entanto, expressa em todos os detalhes, a ligação especial do arquiteto Nildo José com sua terra natal de maneira sóbria, rica em arte, bossa e poesia. Procurando transmitir uma essência elegante e ao mesmo tempo rústica, o profissional optou por uma arquitetura limpa, abundante em traços retos, com curvas pontuais que fazem analogia ao recôncavo baiano.

Estúdio Trigo

Inspirado na figura de um chef jovem e independente, o espaço busca trazer a sensação de acolhimento e conforto. Na contramão da high-tech, o arquiteto Renato Mendonça estreia resgatando processos ancestrais para a concepção do estúdio de 48 m², com materiais naturais como madeira carbonizada, pedra bruta gnaisse e argila queimada no piso.

Varanda Palm Springs

Pensado por Jean de Just para ser um lugar multiuso, a Varanda Palm Springs faz referências à arquitetura da cidade americana nos anos 50 e 60 com toques de brasilidade. O arquiteto também se inspirou nos projetos de Luis Barragán de onde trouxe os rasgos e a parede azul klein. O paisagismo é assinado por Marianne Valent Ramos.

Deca Lab

Em formato de nave, Ricardo Bello Dias apresenta um laboratório futurista onde a pesquisa é o cerne da inovação do design, um local que permite ao homem explorar o universo sem fronteiras. O Deca Lab possui 8 metros de diâmetro e é feito de uma estrutura metálica nas cores cobre e preto. A nave fica apoiada sobre um espelho d’água, e uma passarela atravessa a instalação, dando acesso pelos dois lados do ambiente.

Praça da Arte

Em sua 26ª participação na mostra, o paisagista Roberto Riscala assina a Praça da Arte, jardim de 178 m² com paisagismo descontraído, avesso a podas e simetrias, composto por diversas espécies vegetativas predominantes da mata nativa brasileira, com estilo tropical e cheio de folhagens que trazem movimentos, cores e texturas. O piso tem paginação descontraída, que combina com os revestimentos artísticos e cobogó com design contemporâneo e arrojado.

Estúdio Conexão

Em sua terceira participação, a profissional é responsável pelo Estúdio Conexão, espaço composto por cozinha e living. No projeto, Barbara Jalles abusou da madeira, utilizando a matéria-prima como piso e também para emoldurar as paredes, características pensadas para valorizar principalmente a parte central do ambiente e trazer uma sensação de requinte e aconchego. A escolha dos tons também fez a diferença, pensada para incentivar o convívio descomplicado e a troca de experiências.

Saleta Pausa

Em sua primeira participação na mostra, a arquiteta Ana Sawaia apresenta um espaço pensado para resgatar o prazer e a necessidade de parar e respirar fundo. E foi em sua vivência pessoal que a profissional buscou inspiração para criar um dos pontos mais interessantes do espaço: um arco iluminado e revestido por ladrilhos hidráulicos estampados com símbolos musicais e relacionados com o tempo. Ana, que é filha do compositor Almeida Prado, também traz um painel de aquarelas pintadas pelo pai sobre papéis pautados de partitura.

Espaço Ser

O Espaço Ser, assinado por Alex Bonilha, convida o visitante a se interiorizar e refletir. Logo na entrada, um elemento em MDF preto acompanha toda a lateral esquerda setorizando um grande hall onde o pé direito baixo e sua grande extensão visam trazer ao visitante a sensação de introspecção. A decoração intimista reflete a contemporaneidade, bem explícita nas formas e materiais do mobiliário. As obras de arte reforçam o caráter provocador do espaço através das diversas representações da figura humana em obras de nomes como Di Cavalcanti, Hugo França e Wagner Costa. Livros garimpados em sebos paulistanos buscam reforçar a memória afetiva, elemento capaz de reconectar o ser humano com a sua essência, dialogando com a proposta do espaço.

Casa Moysés

Com quatro participações na mostra, pela primeira vez a Triart Arquitetura chega com uma construção que destaca a arquitetura com uma linguagem limpa de linhas retas em referência ao modernismo. Os arquitetos André Bacalov, Kika Mattos e Marcela Penteado projetaram um espaço de refúgio, onde os moradores pudessem recarregar as energias. Para isso, escolheram mobiliário e piso claro, contrastando com o preto que traz o estilo urbano sofisticado para o projeto e trabalharam com luz natural, que ao longo do dia faz um jogo de sombras criando diferentes cenários.

Casa Conecta

A arquiteta Ticiane Lima faz sua estreia na mostra com o espaço Casa Conecta, ambiente de 125 m², dividido em living, banheiro e terraço. Inspirado em uma arquitetura limpa e moderna, é envolto por grandes portas de vidro e traz uma paleta de cores claras e diferentes tons de madeira, criando uma atmosfera calma e aconchegante. Uma estante nichada, criada pela profissional, emoldura uma estação de trabalho composta por escrivaninha e a cadeira Lucio, de Sérgio Rodrigues. A parte externa do projeto, criada por Flávio Abílio, recebeu paisagismo especial, um banco de granito rosa, com de 6m de extensão e uma rede de descanso instalada na altura do teto.

Terraço Aurora

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Inspirada pela poética contemporânea e minimalista que norteia o novo morar, a dupla Bruno Carvalho e Camila Avelar assina do espaço de 130 m² que segue uma narrativa delicada. Definido como uma experiência sensorial, o projeto esbanja design assinado, assim como intervenções artísticas e um incrível pé direito de 7 m. Ele foi idealizado de maneira que os convidados consigam respirar, suspirar e se reconectar através dos elementos ali presentes.

Jardim dos sentidos

Um espaço feito para mexer com os sentimentos e aguçar os sentidos dos visitantes. Essa é a ideia central que permeou todas as escolhas da arquiteta-paisagista Bia Abreu. O Jardim dos Sentidos se transforma em um oásis em meio às pedras e concreto. Com 116 m², o espaço mostra a força do verde em composições tropicais que despontam em meio ao cinza, sem deixar de lado o design e a surpresa causada por pontos que surgem em tons de vermelho, pelo cheiro tranquilizante das plantas e pelo conforto do calor dos tocheiros. Destaque para a Ficus Lyrata de 4,5 m permeada por um banco em linhas retas de design autoral.

Suíte Blush

Conforto, sustentabilidade, sofisticação e uma miscelânea dos estilos contemporâneo e art déco conceituam a Suíte Blush. Com 53 m2, o ambiente apresenta atmosfera arquitetônica atemporal. Harmonizada com as características dos estilos clássico e rústico, possui uma entrada que permite uma visualização ampla de todo o projeto, composto pelo recinto principal, o quarto, um imponente closet e a sala. Seguindo a tendência de trazer funcionalidade e elegância, o designer de interiores projetou a suíte em tons sóbrios com nuances que transitam entre bege, cinza e rosé, priorizando uma composição feita com móveis, adornos decorativos, tecidos e revestimentos com estilo acrônico.

Cucina Pietra

Em sua estreia na Casa Cor, Felipe Hess aposta no minimalismo, aliado à tecnologia e precisão do mobiliário presente no ambiente. Com revestimento de pedra, os armários se fundem com as paredes, compondo um espaço absolutamente sofisticado e atemporal.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!