Decoração

4 cuidados essenciais que evitam choques e incêndios com a decoração de Natal

Camila Machado*
05/12/2018 17:45
Thumbnail

Iluminação de Natal faz toda a diferença no resultado da decoração. Mas é preciso tomar cuidado para ficar só com a parte animada desta festa maravilhosa. Foto: Pixabay

Decorar a casa para o Natal é sempre um momento agradável em família. Mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes para que essa data especial não seja prejudicada por certos inconvenientes. A HAUS reuniu algumas dicas do que se deve fazer para evitar choques, incêndios ou outros acidentes.
Para o engenheiro eletricista Araken Kubiak Rodrigues, os primeiros cuidados começam já na hora da compra da decoração, como o pisca-pisca. É importante verificar se o enfeite tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e está em boas condições. “Se atentar para a voltagem também é imprescindível”, diz.

Fios desencapados

“Fios desencapados ou ressecados são sempre perigosos”, ressalta o engenheiro. O ideal mesmo é não arriscar e trocar o pisca-pisca. Além disso, testar o equipamento na loja e também em casa, antes de começar a instalação, está entre os cuidados essenciais. Se o pisca-pisca já foi utilizado em outros anos, vale uma boa checada nas condições do produto.

Sobrecarga

É preciso evitar mais de uma ligação por tomada. O acúmulo de instalações gera aquecimento do condutor, o que pode queimar e danificar os aparelhos conectados, além do perigo de causar incêndio, em casos mais graves.
O engenheiro alerta ainda para as emendas, muito comuns, “que unem um pisca-pisca no outro”.  “Cada equipamento tem uma especificação. O correto é ligar cada pisca em um ponto de energia”, falou.

Onde o pisca-pisca vai ficar?

O local onde a árvore de Natal vai ficar, e o seu pisca-pisca, importa. Segundo Rodrigues, se o enfeite vai ficar em uma área externa, em uma árvore no quintal, por exemplo, o equipamento precisa ter um grau de proteção adequado. “Água e eletricidade, juntos, podem causar acidentes. No caso da água, o grau de proteção que o equipamento precisa ter é o IP67. Consultar um profissional da área nesses casos é essencial para garantir a segurança”, reforça.
O contato do pisca-pisca com outros enfeites também precisa ser monitorado. “Se a árvore de Natal estiver em um local pequeno ou as luzes do pisca-pisca estiverem muito próximas de outros enfeites, podemos ter um problema de superaquecimento”, concluiu o engenheiro.

Instalação

No site da Companhia Paranaense de Energia (Copel), a empresa destaca ainda a importância de, durante a instalação ou montagem dos enfeites, manter-se uma distância da rede elétrica. Esse cuidado evita o choque por contato com a rede energizada, além da ocorrência de quedas. Apenas após a conclusão da montagem da decoração é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios. A companhia lembra, ainda, que “incêndios são as consequências mais frequentes e catastróficas das sobrecargas, que geralmente têm a sua origem no curto circuito ou no superaquecimento dos circuitos elétricos.”
*Especial para a HAUS

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!