Decoração

 4 dicas para valorizar os livros na decoração

Gazeta do Povo
08/03/2019 21:00
Thumbnail

Livros podem ganhar destaque na decoração combinados com outros elementos. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo

Romance, conto, biografias ou história em quadrinhos, tanto faz: para os amantes de literatura, seus livros são tratados como pequenos tesouros. Para valorizar o acervo particular como ele merece, nada melhor do que deixar os exemplares preferidos em evidência – dando um charme a mais na decoração de ambientes como home office, sala de estar e dormitório. HAUS selecionou quatro formas para deixar os livros em evidência indo além da biblioteca tradicional.

Prateleira

Explorar a área das paredes para armazenar itens diversos é uma solução inteligente que ganha cada vez mais adeptos – especialmente em ambientes compactos. Por isso, apostar em prateleiras para guardar livros é uma estratégica prática, econômica e versátil. Um exemplo é a prateleira da Masutti Copat, que faz alusão à tendência de utilização do metal no interior dos cômodos, remetendo à composição com apelo industrial.

Estante

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Outra ideia para organizar o acervo são as estantes componíveis perfeitas para acomodar os livros e dar um toque extra à decoração da casa ou do escritório (sejam obras de entretenimento, sejam de conhecimento técnico). Esses mobiliários são perfeitos para quem gosta de se arriscar com montagem ‘faça você mesmo’. A coleção M. Start é assinada pela designer Juliana Desconsi, e é formada por um sistema de estruturas tubulares e chapas de MDF com estética capaz de se adaptar a todos os ambientes .

Porta-livros

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
É sempre importante pensar em quem tem um estilo minimalista e defende o ‘menos é mais’. Há opções de porta-livros que deixam os livros como que “flutuando” no ambiente. É o caso da linha Neo. Há opções de cores fortes, transformando o suporte em um objeto decorativo.

Banqueta

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
As banquetas não servem apenas para sentar, tampouco combinam somente com a cozinha. Seguindo a tendência de móveis multifuncionais, é possível incluir este item na decoração da sala, quarto ou canto de leitura e usá-lo como apoio para livros. Além de acomodar livros de destaque, vale formar uma composição com abajur, folhagens ou bibelôs, criando um décor atual.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!