Feira de Paris

Decoração

4 instalações da Maison & Objet 2022 que provam que o retrô está de volta à decoração

HAUS*
25/03/2022 23:28
Thumbnail

Parede de colheres da instalação Restaurant Spoon | Italian Bark

Uma das mensagens mais claras da Maison & Objet 2022, maior evento de decoração e design da França, que acontece até o dia 28 de março, em Paris, é que o retrô e a nostalgia estão de volta - em formas, cores e temáticas.
HAUS faz a cobertura da feira com a startup Let's Arch e seus embaixadores do Italian Bark + SOMA Studio Milano. Confira 4 instalações surpreendentes apresentadas nesta edição que trazem em seu DNA a volta das estéticas do passado.

Resonating Microcosms-Solidified Light Color

Instalação do TeamLab durante a Maison & Objet 2022.
Instalação do TeamLab durante a Maison & Objet 2022.
A experiência imersiva tem curadoria do TeamLab, um coletivo internacional e interdisciplinar de arte, que foi responsável pela criação do primeiro museu de arte digital do mundo, localizado em Tóquio, no Japão. A intenção é mostrar como o comportamento das pessoas, bem como a presença da chuva ou do vento, por exemplo, impacta na transformação dos espaços. Aqui, cada toque interfere na cor e na luz dos objetos ovais. Outro objetivo é explorar a tecnologia de forma que ela aumente a conexão entre as pessoas, sem abrir mão da criatividade e da autonomia.

La Plage Beach Club

O arquiteto francês Tristan Auer fez um tributo ao bem-estar de viver próximo do mar. Para isso, inspirou-se na linguagem das praias francesas do pós-guerra, em cores pastel e muita nostalgia. O foco nessas lembranças é uma forma de criar refúgios, de nos inspirar e de proporcionar esperança, segundo os estudiosos em tendências.

Restaurante Spoon

Parede de colheres da instalação Restaurant Spoon
Parede de colheres da instalação Restaurant Spoon
A designer italiana Paola Navone, que entrevistamos ano passado, assina um restaurante cuja principal inspiração foi a colher. O utensílio não só decora uma das principais paredes do espaço, em seus mais variados tipos e tamanhos, como também está presente na mesa funcional. O desenho é bem irreverente: talheres expostos como em uma vitrine ou um museu, cercados por potes de vidro e com um tampo de acrílico. A experiência é sem igual!

Le Cafe

Esse lugar projetado por Julien Sebban, do Studio Uchronia, parte do princípio de que móveis, acessórios e espaços precisam estimular felicidade e criatividade. Para isso, ele se utiliza de formas fluidas, pop, lúdicas, cores típicas dos anos de 1980 e 1990, e somente materiais reciclados ou reaproveitados. É a consciência da importância do design circular. Todas as peças estão à venda e os valores serão todos revertidos para instituições beneficentes.
*Com Let's Arch, Italian Bark e Soma Studio Milano.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!