Decoração

5 dicas de como usar cortiça na decoração

Luciane Belin*
27/04/2019 19:46
Thumbnail

Sensação de aconchego em quarto com cabeceira feita de cortiça. Foto: divulgação

Ela já foi tendência e já ficou em baixa, já foi usada em infinitas composições e agora parece ter voltado com tudo. Neste ano, a cortiça voltou a aparecer como tendência da decoração e do design de interiores, usada para compor ambientes originais, descolados e cheios de criatividade.
Mas como usar a cortiça na decoração sem exagerar, deixar os espaços com ar excessivamente corporativo ou pesar a mão no conceito de “descolado”?
Na dúvida sobre como usar cortiça na decoração sem cometer equívocos, confira algumas dicas que podem ajudar na tarefa de repaginar alguns espaços utilizando esse material.

1. No revestimento das paredes

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Um clássico que pode se reinventado! Optar pela cortiça como um revestimento para uma ou mais paredes do lar, ou até mesmo em pedaços dela, para forma um mural, é provavelmente a escolha mais clássica para aplicação desse material.
Para tanto, podem ser utilizadas rolos ou folhas adesivas para cobri-las. Já para os mais autênticos e irreverentes, é possível ir além e utilizar placas feitas com aglomerados prensados de rolhas de vinho.
Foto: Divulgação Todeschini<br>
Foto: Divulgação Todeschini<br>
A tonalidade terrosa do material e sua superfície texturizada e rústica são elementos imagéticos e sensoriais que são associados ao conforto, o aconchego e ao relaxamento no design de interiores. Assim, é possível compor diversos estilos de décor – do industrial e o escandinavo até o vintage e o boho.

2. Como alternativa ao piso de madeira

Uma das vantagens de usar a cortiça é que ela também funciona como um excelente isolante acústico. Logo, é excelente para quem mora em condomínio e almeja ter o máximo de privacidade e sossego na vida íntima.
A cortiça conta com uma superfície antiderrapante — excelente para evitar quedas e acidentes, em especial com crianças e idosos em casa — e um alto nível de impermeabilidade, podendo ser aproveitada até mesmo em áreas de maior umidade, como a cozinha, a lavanderia e os banheiros.

3. No mobiliário

O pendente assinado pela Digitalab, feito de cortiça reutilizada, é uma das peças premiadas pelo júri da feira. Foto: Sthlmfurnfair/reprodução
O pendente assinado pela Digitalab, feito de cortiça reutilizada, é uma das peças premiadas pelo júri da feira. Foto: Sthlmfurnfair/reprodução
Usar a estética da cortiça na composição do mobiliário pode ser feito de duas formas: com artigos já prontos de fábrica ou a encomenda de peças com artesãos e estúdios de arquitetura e design de produtos/móveis. Nessa segunda opção, o ambiente ainda ganha mais personalidade, com itens exclusivos.
Algumas sugestões de peças de mobiliário que podem receber a cortiça são as cabeceiras de cama e criados-mudos, nos quartos; mesas de apoio, mesas de centro e aparadores, na sala; nichos e prateleiras nos corredores e hall de entrada; mesas, bancos e banquetas, na varanda ou no jardim.

4. Como acessório de decoração

Produtos fabricados ou revestidos com esse material (sejam parciais ou não) também ajudam a trazer um ar descolado para os ambientes. Há, por exemplo, quadros, porta-retratos, pendentes, descanso de panelas, relógios, revisteiros, porta-trecos cestos, bandejas, travessas, potes e por aí vai.
No entanto, é importante ser cuidadoso para evitar excessos. O ideal é sempre prezar pelo equilíbrio e usar esses acessórios como detalhes que se destacam e chamam a atenção, mas sem sobrecarregar os espaços e poluí-los visualmente.
Foto: Goran Ivos/ Unsplash
Foto: Goran Ivos/ Unsplash

5. Na composição de áreas verdes

Outra ideia é apostar em produtos de cortiça para personalizar as áreas verdes no interior da residência – como a varanda, o canto debaixo da escada, a sacada, o corredor etc. Podem ser treliças, painéis, suportes para teto, cavaletes ou mesmo vasos.
Reprodução/Pinterest
Reprodução/Pinterest
Resistente, impermeável e de origem orgânica, a cortiça permite criar uma atmosfera rústica, que remete à vegetação natural e evita trocas constantes de material danificado por umidade.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!