Decoração

5 dicas essenciais para planejar e organizar cozinhas pequenas

Gazeta do Povo
29/10/2019 14:55
Thumbnail

Aproveitar todos os espaços de uma cozinha pequena exige um projeto bem estudado para acertar da marcenaria até a compra de eletrodomésticos. Foto: Estúdio360 / Divulgação | FotoEstudio36O O E

Números do mercado imobiliário de São Paulo mostram que seis em cada 10 novos apartamentos vendidos possuem menos de 45 m², segundo uma pesquisa divulgada pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Além disso, ainda de acordo com os dados, 60% dos imóveis adquiridos em 2018 são pequenos. Com isso, os projetos tanto de decoração quanto de arquitetura precisaram sofrer profundas modificações para atender esse novo momento.
Os cômodos de tamanhos reduzidos exigem um planejamento específico para comportar móveis e objetos de decoração e as cozinhas não fogem dessas alterações estruturais. E, ainda tem o componente de precisar conciliar todas as especificidades desse ambiente, desde a parte elétrica até o mobiliário, passando pela escolha dos eletrodomésticos.
Com a ajuda da arquiteta Isadora Araujo, do Panapaná Estúdio de Projetos, HAUS reuniu cinco dicas essenciais para montar uma cozinha pequena sem ficar devendo nada para versões maiores. “O segredo é ter um projeto alinhado, um levantamento bem feito e o acompanhamento de uma equipe especializada”, afirma.

1) Importância do planejamento

Projeto: Panapaná Estúdio de Projetos. Foto: FotoEstúdio360/Divulgação
Projeto: Panapaná Estúdio de Projetos. Foto: FotoEstúdio360/Divulgação
Antes de começar a comprar móveis e eletrodomésticos é preciso ter em mente que em uma cozinha pequena não existe margem de erro. Por isso a importância de um planejamento bem feito para fugir de surpresas desagradáveis. “Começar por compatibilizar as partes de elétrica, marmoraria, marcenaria, alvenaria e a pintura de forma sistemática é a principal dica”, conta Isadora.

2) Primeiro passo é escolher os eletrodomésticos

A geladeira "manda" no projeto de uma cozinha. Foto: Rafael Roncato / Divulgação
A geladeira "manda" no projeto de uma cozinha. Foto: Rafael Roncato / Divulgação
“A geladeira dita as regras do projeto”, enfatiza a arquiteta. Sem exageros, o item, por ser o maior da cozinha, deverá se adaptar às medidas. A escolha da geladeira, além dos demais eletrodomésticos, precisa ser feita desde o estudo preliminar. Para deixar o ambiente o mais equilibrado possível, a proporção e a coerência são presenças necessárias do começo ao fim do projeto. Pensando nisso, o ideal é controlar as expectativas, eleger um estilo que combine com a personalidade dos moradores e, acima de tudo, compreender os tamanhos disponíveis.

3) Marcenaria planejada

Foto: Rafael Roncato / Divulgação
Foto: Rafael Roncato / Divulgação
Em ambientes pequenos é necessário fazer o melhor aproveitamento possível. Cada cantinho tem potencial para ser usado de maneira funcional. “O ideal é optar por armários e gavetas bem estruturados que não demandem muito espaço e espessura”, pontua Isadora.
Seja de MDF ou madeira, as proporções devem ser respeitadas. Atualmente, muitos elementos se adaptam à tendência dos projetos das cozinhas integradas, feitas em uma planta contínua. Os eletrodomésticos, por exemplo, já são fabricados com medidas mais estreitas, altas e profundas. Assim, a marcenaria deverá acompanhar esse fenômeno, com tamanhos coerentes e que se encaixem perfeitamente no planejamento.

4) Altura dos moradores

Foto: Rafael Roncato / Divulgação
Foto: Rafael Roncato / Divulgação
Uma dica valiosa que precisa ser levada em consideração é a altura dos moradores. Afinal, não adiantará posicionar as peças altas ou baixas demais dificultando o acesso das pessoas. Por isso, o estudo preliminar deverá trazer todas as peculiaridades do projeto, sobretudo em um ambiente complexo como a cozinha. Sendo um cômodo muito frequentado por todos os proprietários, o conforto e a praticidade são as palavras de ordem de cada decisão.

5) Adaptar os móveis

Foto: Rafael Roncato / Divulgação
Foto: Rafael Roncato / Divulgação
Depois de pronta, a cozinha receberá os inúmeros utensílios diários. Potes de diferentes tamanhos, talheres, panelas, pratos, toalhas de mesa, entre outros, ocuparão as gavetas e armários. Se não há espaço de sobra, basta usar a criatividade. Aproveitar as paredes para fixar ganchos e nichos ajudará na organização. Os temperos e especiarias podem se tornar imãs de geladeira e elementos da decoração. Nesse quesito vale colocar a criatividade em ação para colocar uma pitada de personalidade na cozinha.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!