Decoração

5 dicas para renovar e personalizar o quarto de casal

HAUS
28/09/2018 20:43
Thumbnail

Escolha de materiais, cores e organização são importantes na hora de projetar o quarto. Na foto, projeto de Icono Projetos e Interiores. Foto: Luís Gomes / Divulgação.

O quarto é o ambiente mais intimista da casa e conhecido como nosso ‘Infinito Particular’, como sugere a canção de Marisa Monte. É lá que encontramos aconchego, guardamos nossos objetos pessoais e renovamos nossas energias. E quando o assunto é decoração, ele pede móveis, cores e detalhes que tenham a cara dos donos.
Os designers de interiores Lome Chung e Paulo Brites, do escritório Icono Projetos e Interiores, compartilham 5 dicas para um bom projeto, além de revelar as principais tendências para quartos.

Cama

“A cama foi e sempre será o centro das atenções do dormitório”, afirma Paulo Brites. Com diversos padrões, modelos, tamanhos, estilos, materiais e cores, cada uma conta uma funcionalidade diferente. A cama box, por exemplo, é uma boa opção, pois otimiza espaço ao dispor de gavetas para guardar lençóis e cobertores.  “Isso não significa que a peça ficará sem graça, pois podemos fazer uma ótima composição com o enxoval”, conta Lome.
Foto: Divulgação Homedit
Foto: Divulgação Homedit
Com um ‘quê’ de modernidade e uma boa relação custo-benefício, uma ótima alternativa é a cama com base de pallet. Com baixo custo, a escolha é sustentável e conta com um estilo despojado. Para os amantes do estilo romântico, o dossel é uma boa escolha e, segundo Paulo, “segue em alta”.

Cabeceira

A cabeceira não é um item obrigatório na decoração de um quarto, mas traz o poder de diferenciar o espaço e, independentemente do estilo escolhido, realça a cama. O primeiro passo é identificar o estilo do morador para definir o material, que pode ser desde o estilo tradicional, estofada, madeira, adesivos ou até mesmo ferro ou drywall.
Projeto de Icono Projetos e Interiores. Foto: Luís Gomes / Divulgação.
Projeto de Icono Projetos e Interiores. Foto: Luís Gomes / Divulgação.
É fundamental trabalhar a unidade entre o modelo escolhido com o restante do décor do dormitório. Para finalizar, a parte superior da cabeceira pode receber uma composição de quadros ou outros objetos  decorativos.

Cores e parede

A escolha da cor é extremamente pessoal. A maioria das pessoas ainda pede tons mais discretos e neutros que combinem com qualquer móvel e piso. “O que mais nos solicitam são cores agradáveis e calmas para um sono mais tranquilo. Mas quando o cliente demonstra a vontade de ousar, buscamos salpicar o projeto com cores quentes e escuras”, comenta Paulo.
Projeto da Emme Arquitetura, ousou ao aplicar papel de parede preto com grafismos no quarto. Foto: Divulgação.
Projeto da Emme Arquitetura, ousou ao aplicar papel de parede preto com grafismos no quarto. Foto: Divulgação.
Em tempos de soluções mais viáveis, uma forma econômica e com pouca manutenção para mudar o estilo do quarto está relacionada à aplicação de textura.  O material tem aparecido bastante no décor e é usual para destacar apenas uma parede. “O papel de parede tem uma infinidade de estampas e é uma escolha bacana para a beleza do dormitório. No entanto, apresenta um custo mais elevado”, explica Lome.

Materiais

A escolha dos materiais é uma decisão importante para determinar o estilo e a funcionalidade do espaço. Diante de tantas opções, o veludo é o tecido da vez e pode ser aplicado em almofadas, roupas de cama, detalhes ou móveis estofados. “E como todos sabemos, a moda é cíclica e estamos vivendo o novo anos 1980 no décor também”, revela Paulo. Mas é possível fazer composições de materiais clássicos com elementos mais contemporâneos como, por exemplo, um mobiliário estofado com veludo e com pés metálicos. Elegância na certa.

Integração

Projeto de Susana e Ricardo Brancaglion, mostra quarto integrado. Foto: Jomar Bragança / Divulgação
Projeto de Susana e Ricardo Brancaglion, mostra quarto integrado. Foto: Jomar Bragança / Divulgação
Com a alta demanda de dormitórios menores, os espaços devem ser muito bem aproveitados com marcenaria ou móveis planejados. Integrar o quarto ao home office ou closet, por exemplo, deixa o espaço fluido e funcional.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!