Decoração

7 destaques da Maison & Objet, maior feira francesa de decoração

HAUS
22/01/2019 19:38
Thumbnail

Fotos: divulgação Maison&Objet

A tradicional feira de decoração parisiense Maison & Objet se encerra nesta terça (22). Essa foi a segunda edição que a feira apresentou sob um novo formato, separada em dois grandes espaços: “interiores” e “objetos e acessórios” — e com isso se tornou ainda maior.
A feira tem por tradição homenagear a obra de um grande designer, além de eleger um país que tem ganhado visibilidade na área através de novos talentos. Nesta edição, o escolhido foi o alemão Sebastian Herkner, que com apenas 37 anos já ganhou o mundo: só em 2018, ele teve 21 projetos em andamento com marcas como Moroso, Dedon, Thonet e Lintello.
Sebastian Herkner. Foto: Gaby Gerster/divulgação
Sebastian Herkner. Foto: Gaby Gerster/divulgação
Mesa Bell. Foto: divulgação
Mesa Bell. Foto: divulgação
Mesa Bell. Foto: divulgação
Junto a Herkner, a China é homenageada como país de novos talentos devido a seu “rápido desenvolvimento da área”, como afirma nota da feira. Os nomes que despontam são Frank Chou, Chen Furong, Mario Tsai, Hongjie Yang, Ximi Li e Bentu.
“Com o rápido crescimento da economia chinesa e a necessidade de uma expressão cultural própria, vemos um grande número de designers emergentes que começaram a criar sua própria voz, que lidam com questões como patrimônio e identidade”, explica um dos membros do júri, Lyndon Neri, da marca Neri & Hu.
A edição em si trouxe o tema “Excuse my french”, voltando-se para a cultura francesa como berço de inspiração para decoração, design e estilo de vida.
Confira alguns destaques:

Zaha Hadid

Taças de vidro em forma de “redomoinho” e uma série de peças monocromáticas são as últimas peças apresentadas pelo escritório Zaha Hadid Architects e assinadas pela arquiteta multipremiada. As taças, batizadas de Swirl, dão a impressão de girar no próprio eixo. “Ao desenhar objetos, Zaha nunca esteve limitada por nenhum contexto espacial. Continuamos nos alimentando da força deste pensamento para que a coleção tenha espaço para evoluir sem comprometer a integridade do desenho”, afirmou Woody Yao, diretor da marca Zaha Hadid Design.

Miroir Two Halves por Mario Tsai

“Use menos, desenhe mais” é a premissa que guia os trabalhos do designer Mario Tsai, chinês homenageado entre os novos talentos desta edição. Em seu espelho Two Halves, ele busca explorar a dimensão espacial do objeto, brincando com a geometria: o bidimensional se torna tridimensional pela própria sombra — o que une a praticidade ao aspecto lúdico.

Monaco por Uto Soulful lighting

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Inspirada por esculturas em formato de móbiles, as luminárias suspensas customizáveis são uma das novidades da marca portuguesa Uto Soulful Lighting. Feita de esferas de vidro opaco e elementos alternados de latão, as diferentes texturas e formas proporcionam uma silhueta única, tão ornamental quanto funcional.

‘The Middle Chair’ por Frank Chou

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Outro destaque dos novos talentos, Frank Chou assina a “The Middle Chair”. A peça é inspirada nas tradicionais cadeiras de bambu chinesas, que normalmente levam um pedaço de metal no final do braço. Chou procura, nas suas criações, representar o pensamento chinês contemporâneo, além de equilibrar as necessidades dos orientais modernos e a prospecção futura do estilo de vida orientais.

Ikkis

Um dos maiores lançamentos da Maison & Objet é a marca indiana Ikkis, que em hindi quer dizer “21”. As 21 peças são um ode aos rituais da Índia. As peças tradicionais ganham um toque moderno como o vidro de chai ou diya (lâmpada a óleo). O fundador e diretor de criação Gunjan Gupta pretende, com a novidade, colocar artesãos do país no centro das atenções, apresentando técnicas e materiais únicos — como o revestimento de terracota, que combina pedra, vidro e cobre.

‘Nouveau’, por Bernhardt-Vella for Ex.t

Foto: divulgação
Foto: divulgação
A marca de banheiros de Florença Ex.T lançou uma coleção inspirada no art déco do início do século 20 — tendência que temos acompanhado em diferentes feiras. O leque de opções de espelhos, lavatórios e armários assimétricos tem acabamentos em latão ou preto, permitindo múltiplas configurações. “Nós traduzimos uma elegância serena e discreta em pureza, com um equilíbrio de linhas, formas e leveza”, descreve os designers sobre a coleção contemporânea.

Pastille Table por Sebastian Herkner

Foto: divulgação
Foto: divulgação
As mesas laterais do homenageado da edição, Sebastian Herkner, são gotas de vidro colorido suspensas, que ganham destaque por se fundirem. Com essa técnica, seus contornos ficam borrados e as cores claras e fortes se tornam delicadas. Ao se sobreporem, novas tonalidades são criadas, e se projetam também na própria sombra da mesa.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!