Decoração especial

Decoração

7 inspirações de mesas decoradas para o dia das mães

HAUS
08/05/2020 21:53
Thumbnail
O dia das mães está praticamente aí, mas ainda dá tempo de preparar aquela surpresa para a sua mãe. A arquiteta Angela Chinasso ensina a montar mesas de diferentes estilos para o almoço de domingo. A maioria das inspirações foram em parceria com a Cosy Home. Para a produção, ela contou com tecidos da Entreposto, louças, guardanapos, frutas e flores.

Mesa fashion

A coleção Savana da renomada marca de décor Entreposto serviu de inspiração para a arquiteta. Angela optou pela estampa "Baoba", uma das mais importantes da coleção recém-lançada pela marca. “Vi essa estampa como um croqui black & white, uma versão moderna da flor. Por isso, resolvi inserir uma cor que neste caso partiu da tonalidade da orquídea. Ela foi o ponto de origem da definição das cores da composição”.
Para o guardanapo, duas opções: o primeiro, um guardanapo amarelo color block que ganha destaque no tecido ao fundo, e o segundo, uma opção com estampa colorida de animal print, conversando com a própria louça.

Mesa clean e contemporânea

Para essa mesa, o tecido escolhido foi o “Lista Safari Off White”, da coleção Savana Entreposto. “Uma lista clássica para uma composição clean e básica, seguindo os tons da própria estampa.” Com os mesmos pratos, a arquiteta optou por trocar somente o sousplat de cerâmica verde, inserindo um refresh na paleta de cores para compor com folhas e sementes da estação. “Esses detalhes trazem aconchego e casualidade a uma mesa, deixando-a menos formal”.

Mesa étnica

Para compor uma mesa étnica a dica da arquiteta é: use e abuse de objetos decorativos que remetam à procedência da estampa escolhida. “Nesse caso, foram as flores secas, a bandeja de palha fazendo o papel de sousplat e pequenas peças de metal com sementes que completam um clima totalmente despojado e inusitado para o dia das mães. Sem falar na praticidade de usar flores e folhas secas do próprio jardim.”
O guardanapo com estampa de Kilin nas tonalidades de azul, assim como a taça, complementa perfeitamente a composição e traz uma cor diferenciada à mesa. “Quem quiser ousar ainda mais, para uma versão de “Brunch” pode acrescentar uma caneca com estampa “animal print”, tenho certeza que vai surpreender”.

Mesa clássica

Os tons do outono dão à essa composição um aconchego quase que como um abraço apertado, explica a arquiteta. “Para um charme maior, use frutas da estação como detalhes, elas criam um clima de familiaridade. Quem não lembra de uma compota de frutas da casa da vó?”. A estampa cheia de história, também traz memória para a mesa; o cashmere  ou “Paisley” como também é conhecida, remete a estampas florais e carrega muito significado.
A composição de mesa, segundo Angela, pode transmitir o que a mãe desejaria para a comemoração de dia das mães. “Os pratos dela, os guardanapos, a própria história dela na mesa da festividade? Essa é uma maneira diferenciada de homenageá-la, repleta de amor e emoção”.

Mesa clássica descontraída

Essa é a única criação que não foi feita em parceria com a Cosy Home. É uma versão mais descontraída e colorida, a cara de um garden party, perfeita para quem tem áreas externas para desfrutar. Com louças repletas de arabescos coloridos, as flores de diversas cores são o ponto de partida da paleta de cores e combinam com os outros elementos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!