Decoração

7 projetos pensados para as crianças que são um convite à brincadeira

Sharon Abdalla
10/10/2019 17:52
Thumbnail

Foto: Renata D'Almeida/Divulgação

Brincar. Este é o verbo que talvez melhor defina a infância, até mesmo porque está mais do que provado que, além da mera diversão, o ato estimula o desenvolvimento das crianças em diversos níveis. Tendo isto em mente, não são poucos os projetos de arquitetura que fazem de suas soluções uma ode à brincadeira e um convite ao universo criativo que ela proporciona.
Para celebrar a semana da criança, HAUS selecionou sete projetos que têm o brincar na essência. Confira e inspire-se!

Na serra

Foto: Leo Costa/Divulgação
Foto: Leo Costa/Divulgação
Uma família fez da varanda da casa de fim de semana, localizada na cidade de Itaipava (RJ), um local dedicado à brincadeira dos filhos e demais crianças que visitam o imóvel na companhia dos amigos da família. O espaço, emoldurado pelo verde da serra e que tem abertura para os quartos dos pequenos, não necessitou de nenhuma mudança estrutural ou de revestimentos para comportar tal funcionalidade. A única inserção do projeto, assinado pela Oba Arquitetura, foi a de uma persiana de teto, que protege a área da incidência solar sem comprometer a iluminação do espaço.
Fotos: Leo Costa/Divulgação
Fotos: Leo Costa/Divulgação
O mobiliário solto, na escala das crianças, setoriza o ambiente. Há uma mesinha para desenhos e jogos, um cantinho para fantasias, uma minicozinha e muitos nichos e prateleiras para que os brinquedos sejam guardados e organizados.

Alugado e divertido

Foto: Renata D'Almeida/Divulgação
Foto: Renata D'Almeida/Divulgação
Morar em um imóvel alugado não significa que não seja possível investir em um espaço lúdico para as crianças. Com marcenaria em MDF revestido com fórmica, o projeto assinado pela arquiteta Andrea Chapira, da Uêbaa Design, foi elaborado para garantir a diversão e dar asas à imaginação de três irmãos que gostam de fazer apresentações e shows para a família. Assim, o palquinho e a arara de fantasias são a principal atração do cômodo, que conta até com futons para acomodar a plateia.
Fotos: Renata D'Almeida/Divulgação
Fotos: Renata D'Almeida/Divulgação
Os tapetes garantem conforto para as brincadeiras no chão, revestido em madeira, e decoram o espaço propositalmente deixado livre para que as crianças possa esparramar os brinquedos. A paleta em tons claros, por sua vez, foi um pedido dos clientes.

Diversão liberada

Foto: Leo Costa/Divulgação
Foto: Leo Costa/Divulgação
Casa de avós costuma ser sinônimo de liberdade para os pequenos e no projeto assinado pela Oba Arquitetura este fato está muito presente. A brinquedoteca foi instalada em um cômodo do imóvel a pedido dos avós, que queriam receber os netos, afilhados e amigos em casa.
Foto: Leo Costa/Divulgação
Foto: Leo Costa/Divulgação
O pé-direito generoso do cômodo permitiu a instalação de uma casinha alta, em madeira, com um escorregador – um pedido do avô. Na parte de cima dela, o estofamento permite que os pequenos tirem uma soneca, enquanto na parte de baixo uma minicozinha remete à profissão dele, que é chef. O colorido, característico da infância, está presente no mobiliário e nos elementos decorativos, em contraste com a parede branca do ambiente.

Dentro e fora

A mudança da configuração familiar trouxe alterações ao projeto da casa assinada pela Kali Arquitetura inicialmente para um jovem solteiro. O casamento e a chegada dos dois filhos fizeram com que ele solicitasse aos profissionais a transformação da garagem em uma grande brinquedoteca. Como o cômodo não interfere na decoração e no ritmo da residência, eles optaram por fazer das cores, especialmente do amarelo vibrante, uma aliada da nova proposta.
Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação
Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação
Além de nichos para guardar os brinquedos, o espaço conta com parede lousa, TV e muita área livre para que as crianças possam se divertir no espaço, cujo piso recebeu revestimento vinílico, que é mais suave ao toque e tem fácil manutenção.
Fotos: Marcelo Donadussi/Divulgação
Fotos: Marcelo Donadussi/Divulgação
No jardim, por sua vez, a diversão é garantida por um playground que remete às casas na árvore. Executada em deck de madeira de reflorestamento com desenho do escritório de arquitetura, ela conta com duas áreas, uma térrea e outra superior, e dois escorregadores, o que permite aos irmãos brincarem simultaneamente.

No alto

Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação
Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação
Atire a primeira pedra quem nunca quis fazer de um sótão o seu espaço para brincadeiras. Os netos de um casal que mora em São Paulo alcançou este objetivo com o projeto realizado pelos seus avós e assinado pela BZP Arquietura.
Fotos: Ricardo Bassetti/Divulgação
Fotos: Ricardo Bassetti/Divulgação
Não bastasse o azul do tapete em EVA e o verde quase limão de uma das paredes, um adesivo que imita uma estante com livros é responsável por potencializar o colorido do ambiente, presente também no tom laranja dos móveis da minicozinha. Ao lado dela, a parede de lousa convoca à liberdade criativa, possibilitada também pela mesa central – que também serve de apoio para lanches.

Cantinho da bagunça

Foto: Felipe Amaral/Divulgação
Foto: Felipe Amaral/Divulgação
Outro projeto que dá uma nova função a uma área do imóvel é o assinado pelo AS Design Arquitetura, que transformou uma edícula na brinquedoteca de dois meninos. Com piso forrado em tatame de EVA, que garante conforto e segurança aos pequenos, o espaço tem dois pontos focais: a piscina de bolinha e outra de areia colorida azul, cor dominante no espaço, que também traz pitadas de cinza.
Foto: Felipe Amaral/Divulgação
Foto: Felipe Amaral/Divulgação
Uma estante, uma mesinha e uma cabana triangular complementam a decoração do espaço, sendo que a forma desta última conversa com a das montanhas pintadas como cenário de uma das paredes.

“A casa” na árvore

Foto: João Caranca/Reprodução
Foto: João Caranca/Reprodução
O escritório português de carpintaria e arquitetura em madeira, Madeiguincho, levou o conceito de casa na árvore para um outro nível. Construído na vila de Cascais, o espaço de 15 m² foi construído a pedido de um avô que pretendia oferecê-lo aos netos e tem na simplicidade seu principal destaque.
Distante dos brinquedos e dos demais estímulos comuns ao universo infantil, a casa tem no pequeno tatame em EVA a única referência lúdica. A base da casa, bastante elevada em relação ao solo, está apoiada em três árvores do lote, sendo que uma delas, um cedro, atravessa seu interior. Grandes recortes em vidro e madeira potencializam a entrada da luz natural e tiram proveito do nascer e do pôr do sol.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!