Decoração

8 tendências da maior feira de móveis e objetos de decoração da América Latina

Aléxia Saraiva*
05/02/2019 21:50
Thumbnail

Confira oito tendências da principal feira de alta decoração da América Latina.

Depois que o mundo já viu as vitrines de tendências de duas das maiores feiras de design e decoração que inauguram o ano, a Imm Cologne e a Maison & Objet, chegou a vez do Brasil. Começou, nesta terça-feira (5) a ABIMAD, feira da Associação Brasileira de Móveis de Alto Design e principal evento de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina.
Nesta 27ª edição, que acontece até sexta-feira (9) em São Paulo, a feira recebe 352 expositores, que combinam lançamentos e tendências.
Fotos: Aléxia Saraiva/Gazeta do Povo
Fotos: Aléxia Saraiva/Gazeta do Povo
HAUS visitou a feira e identificou oito itens que estão por toda parte, e que valem de inspiração para levar para dentro de casa.

Mesas basket

Como o próprio nome sugere, funcionam como dois em um: como suas tampas são móveis, o acessório vira, ao mesmo tempo, mesa lateral e baú. Podem ser combinadas com plantas – como na composição da Rivatti, com samambaia –, servir de organizador para brinquedos, mantas ou cobertores, ou servir apenas de apoio.
Aparecem tanto com design geométrico e madeira como em tramas de cordões sintéticos, como na Deco.
Mesas basket da Deco.
Mesas basket da Deco.

Plantinhas, só que não

Não é novidade que cactos, samambaias e costelas-de-adão tomaram conta de casa não importa qual o estilo de decoração. Mas, para quem gosta da ideia das plantas mas nem tanto dos cuidados que demandam, a inspiração botânica chegou a diversos tipos de acessórios para casa.
Variedade de plantinhas na BTC Decor.
Variedade de plantinhas na BTC Decor.
São quadros em metal, telas, estátuas, mesas laterais e até esculturas que remetem às plantas.
Folhas em metal da Melyana.
Folhas em metal da Melyana.
Escultura de costelas-de-adão pela Deco.
Escultura de costelas-de-adão pela Deco.
Mesas de vitória-régia da Home Stock.
Mesas de vitória-régia da Home Stock.

Fundo do mar

A decoração inspirada nos oceanos extrapolou a casa da praia. Corais de resina, búzios e conchas são algumas das opções, mas a tendência não para por aí. A Companhia das Folhas está lançando a linha Antique: são vasos cuja pintura simula um envelhecimento natural no fundo do mar.
Corais em resina da Hariz Haus.
Corais em resina da Hariz Haus.
Toda a linha de lançamentos da catarinense Bell’arte também leva essa temática, com sofás e poltronas inspirados no conceito oceânico. A marca também lançou a ação ecológica Mãos que Transformam: na entrada, ao longo dos dias da feira, o artista Nelson Netto construirá uma obra de arte a partir do lixo recolhido na praia do Erviro (SC), em um mutirão realizado com funcionários e suas famílias.
Obra do artista Nelson Netto, que será produzida ao longo da feira.
Obra do artista Nelson Netto, que será produzida ao longo da feira.
Lançamento da Bell'Arte, sofá modular Lençóis Maranhenses.
Lançamento da Bell'Arte, sofá modular Lençóis Maranhenses.

Tecidos ecológicos

Falando em ecologia, não são poucas as marcas que apresentam soluções sustentáveis em suas linhas de produtos. Um exemplo é a Casa Libre, com acessórios pintados com tinta eletroforética, menos agressiva, que não leva elementos prejudiciais ao meio ambiente, tais como o cromo.
A GS Móveis, por sua vez, trabalha a corda PET na linha de móveis para área externa. A corda ecológica é feita de fibra de garrafas PET, e conta com diversas variações de cor e apresentação.
DS Móveis.
DS Móveis.

Poltronas suspensas

Uma das variações em móveis que mais está presente na feira são as poltronas suspensas – seja no teto, seja em sua própria estrutura. São majoritariamente pensadas para ambientes externos, mas há opções para criar um cantinho aconchegante também dentro de casa.
Os materiais variam. Na Casa Libre, ela é feita em lã. Na Deco, é de corda náutica, com base em madeira cumaru.
Aluminas.
Aluminas.

Espelhos pendentes

Quem disse que o espelho precisa ser colado diretamente na parede? Espelhos pendentes, geralmente com tiras de couro presas às laterais, estão com tudo. Variações de materiais e molduras dão personalidade às peças.
Hariz Haus apresenta espelhos com tiras em couro.
Hariz Haus apresenta espelhos com tiras em couro.

Colares na decoração

Ícones do artesanato brasileiro, colares feitos a partir de materiais locais são vistos como peças de centro de mesa. Cores e formatos variam conforme a região em que foram produzidos.
Colar em búzios, pela Maiori Casa.
Colar em búzios, pela Maiori Casa.
Helizart.
Helizart.

Lúdico com animais

Uma aura kitsch paira sobre os mais diferentes objetos de decoração que envolvem animais, em estilos completamente diversos. São luminárias de cachorro, apoio de livros de girafas, elefantes entrelaçados. Para todos os gostos, o lúdico continua forte.
*A jornalista viajou a convite da Abimad.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!