Decoração

A história da sala de estar em 500 anos: qual seu estilo favorito?

Gazeta do Povo
29/10/2019 22:08
Thumbnail

Living decorado com a linguagem do Art Nouveau. Imagens: Home Advisor/Reprodução

A sala de estar ainda é a rainha da casa. E ela é muito mais do que apenas um lugar para sentar. Sóbrio ou vibrante, o living é uma expressão de como você e sua família são. E a maneira como encaramos esse espaço de permanência que abraça igualmente convidados e moradores é moldada desde o Egito Antigo.
O portal de serviços Home Advisor, dos Estados Unidos, criou diversos ambientes que mostram como a sala de estar mudou ao longo dos últimos 500 anos, desde a Renascença nos séculos 15 e 16.
Veja que referências mais lhe agradam e comece por aí a criação ou reforma do seu living!

Renascença (1400-1600)

As artes renasceram durante a Renascença, e sofreram uma influência forte de elementos árabes e asiáticos, e especial atenção à simetria e geometria, que viraram dogmas dos interiores europeus.
Durante o período é que surgiu o hoje tradicional formato de pequeno palazzo, com colunas e sacadas. Destaque para o tapete turco, que começou a ser tecido na Turquia no século 14 e se tornou bastante comum em projetos de interiores e pinturas da época.

Barroco (1590-1725)

Esse é o período de uma arquitetura mais opulenta e elaborada, que começou com a Igreja Católica e suas construções, em tentativas de impressionar as pessoas e mostrar seu poder e riqueza. Por isso os detalhes dourados em mobiliários do estilo Luís 14 e no chandelier.
Materiais tidos exóticos para a época, como marfim, madeiras tropicais e mármores, viram seus dias de ouro. A paleta de cores torna-se mais dramática e sensual. O papel da luz era exagerado e pensado para criar sensos de movimento e monumentalidade.

Rococó (1700)

Ao fim do Barroco, o Rococó, derivado da palavra francesa rocaille, que significa ornamento de concha, tornou-se famoso durante três décadas, simultaneamente durante o reinado de Luís 15. O estilo é mais leve, apesar de ser mais detalhado.
Motivos de flores e conchas, bem mais lúdicos, são típicos do estilo. Bem como os pés no estilo cabriolet, que esbanjam elegância. Encontros sociais no espaço tornam-se mais comuns durante este momento, quando o estilo adotado queria demonstrar riqueza, poder e gosto pessoal de seus moradores sem exageros.

Neoclássico (1780-1880)

A redescoberta de Pompeia contribuiu para novos entendimentos e interpretações das arquiteturas gregas e romanas. Isso inspirou o movimento por uma decoração mais refinada e atemporal, livre de pomposidades e das temporalidades do Barroco. Repare nas linhas mais retas e lógicas (vide a lareira e as luminárias), e na paleta serena.

Arts and Crafts (1860-1910)

O movimento começou na Inglaterra como uma reação à mecanização da criatividade e às injustiças social e econômica da era industrial. Mais do que um estilo, era um abordagem que valorizava o trabalho artesanal e a responsabilidade do design.
Porém, o movimento deu vida a uma estética de simplicidade, qualidade de material e conexão com a natureza. A principal expressão são os trabalhos na madeira, que se espalharam pelos Estados Unidos graças às revistas da época.

Modernismo (1880-1940)

O novo movimento é tanto um estilo quanto uma filosofia que utilizou os materiais mais tecnológicos da época para criar peças confortáveis, funcionais e democráticas, que todos pudessem comprar. A beleza era um bônus.
A linguagem inspirou gerações de designers. A mesa do ambiente, por exemplo, é do japonês Isamu Noguchi e consiste em um tampo de vidro e dois pés de madeira idênticos.

Art Nouveau (1890-1920)

Living decorado com a linguagem do Art Nouveau. Imagens: Home Advisor/Reprodução
Living decorado com a linguagem do Art Nouveau. Imagens: Home Advisor/Reprodução
Neste movimento designers juntaram artesanalidade com novas técnicas industriais. Móveis e objetos decorativos voltaram a ser mais extravagantes, apesar de modernos, exibindo formas orgânicas e bastante influência da arte japonesa, a qual os europeus viam pela primeira vez. A natureza, suas formas e cores, é a principal inspiração.

Bauhaus (1919-1934)

A Bauhaus foi um movimento e também uma escola alemã de arte e arquitetura que, apesar de apenas 14 anos de existência, até hoje influencia o mundo. Considerada um ramo radical do modernismo, Bauhaus focava no artesanal, no experimental, na função, na honestidade dos materiais para o novo mundo pós Primeira Guerra Mundial.
Destaque para cores primárias, formas geométricas simples, móveis tubulares com o mínimo de material.

Art Deco (1920-1960)

Se Bauhaus e o Modernismo representam o avanço do utilitarismo do século 20, o Art Deco é a celebração do glamour. Designers de interiores focaram nas geometrias e no movimento, símbolos de culturas antigas, e o renascimento da natureza. E sem medo de juntar tudo isso no mesmo ambiente.
Foco especial na madeira laqueada, no aço inox, no alumínio, no vidro, no couro e nas joias. Cores ousadas e contrastes fortes completam o estilo.

Moderno Mid-Century (1930-)

O mid-century surge como um modernismo mais soft e suburbano, integrando diversos elementos naturais. O usa das cores se torna mais livre — combinando tons neutros e outros mais saturados — e alguns elementos rústicos entram em cena, graças à influência do mobiliário brasileiro e escandinavo.

Pós-Moderno (1978-)

O design pós-moderno tem suas raízes do surrealismo de Salvador Dalí e Marcel Duchamp ao Pop Art de Andy Warhol. Tudo foi misturado em 1980 quando os designers quiseram se livrar das amarras do funcionalismo, e valorizar a estética e o senso de humor.
Na era pós-moderna, cada peça é uma peça que fala por si mesma — seja pela forma, cor, material, funcionalidade ou todas as opções juntas, em uma celebração do materialismo.

Contemporâneo (1980-)

A sala de estar de hoje empresta as linhas limpas do modernismo e a atmosfera leve (quase outdoor) do moderno mid-century. O design de interiores volta a fazer referência a Bauhaus, valorizando a honestidade dos materiais e deixando-os à mostra. Porém, cada vez mais os materiais e formas ganham novas características industriais como nas eras passadas.
Pisos e paredes simples, espaço para arte — para evitar a sensação de vazio no ambiente e potencializar a personalidade do morador –, uso luminárias centrais.
Clique aqui para acessar a lista detalhada de referências para a criação dessa linha do tempo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!