Decoração

Seis tendências e 15 lançamentos da maior feira de decoração do país

Sharon Abdalla*
16/08/2019 22:45
Thumbnail

Foto: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo

Abrindo o calendário de eventos de design e decoração que irão dominar São Paulo pelos próximos dias, a ABCasa Fair reúne a partir desta sexta-feira (16) mais de 450 expositores, entre distribuidores, fabricantes e importadores, que apresentam tendências e lançamentos em artigos para decorar a casa.
A feira é realizada no Expo Center Norte e segue até a próxima terça-feira (20). Como é destinado aos lojistas e profissionais do setor, o evento não é aberto ao público em geral. Mas não é por isso que você vai ficar sem conhecer as novidades. HAUS está visitando a ABCasa Fair e lista as principais tendências que despontam nos cerca de 70 mil m² de feira e que, em breve, estarão nas lojas de todo o país. Confira!

Madeira

Ela é unanimidade quando o objetivo é trazer conforto e um toque de elegância aos ambientes. Estamos falando da madeira, que segue em alta e aparece como aposta em diferentes marcas. Na Desigan, o destaque fica por conta da tauari, matéria-prima dos tampos da linha de mesas de apoio Lucas. Em três tamanhos e alturas, elas podem ser utilizadas em conjunto ou separadas, e têm pé em metal.
Já na Scaburi, a estrela é a apui, cujos cilindros formam a estrutura e o assento do pufe Rotin. Com um sistema de molas, ele oferece conforto ao sentar similar ao de um estofado.

Contas

Em madeira, conchas ou materiais sintéticos, as contas oferecem uma diversidade de usos e aparecem de artigos de decoração a itens de iluminação. Na Santa Cecília Import, elas dão forma a lustres cônicos e com formas arredondadas, coloridos ou monocromáticos.
Foto: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo
Foto: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo
Na Asia Connection, aparecem em colares decorativos. Já na Maiori Casa, servem de base para o bordado que decora o pufe com trama de fibra.

Rosa, pra que te quero!

Românticos e delicados, os tons de rosa estão com tudo e vão da mesa à decoração. A Buzzio’s Cerâmica Artística aposta na cor em uma linha de vasos de diferentes tamanhos e formatos — alguns ainda levam detalhes em dourado.
Pequenos vasos na cor também estão entre os lançamentos da Silveira Cerâmica Artística, que também traz petisqueiras na cor, e da Cristais São Marcos, produzidas em Murano.
O mobiliário não ficou de fora e ganhou cadeiras estofadas na cor pela Lunne Import.

Ele veio para ficar

Se você pensou que a volta do granilite era algo passageiro, saiba que está enganado. Depois de reconquistar o setor de revestimentos, ele ganha espaço entre os itens de decoração – o que inclui diversidade de cores e aplicações. Na Mart, o padrão estampa vasos de cimentos (em tons de cinza e rosa), relógios de parede e até baús decorativos.
Na By Poli, por sua vez, a resina faz a vez do cimentício, que ganha toques de cor nas mesas de centro.

Forma, função e diversão

Mais do que utilidade estética e funcional, o mobiliário também pode divertir. A prova está nas peças assinadas pela Tuva Design, que transforma os clássicos blocos infantis em casinhas, mesas e poltronas, cuja montagem vira uma brincadeira e o colorido traz vida à decoração.
Lúdico também é o banco “sanfona” da Container Decor. Com estrutura em papelão, ele pode ser moldado de acordo com o desejo de quem irá se sentar. Sua estrutura sanfonada permite, ainda, que ele sirva de uma a várias pessoas, pois parte dos 0,5 m de comprimento e chega aos 3 m quando completamente aberto.

Vida zen

Se depender do setor de decoração, trazer a paz e a tranquilidade para dentro de casa será tarefa fácil. Das peças para áreas externas da Nakine aos candelabros da Urban, figuras de Buda são ofertadas em diferentes tamanhos, cores e materiais.
*Jornalista viajou a convite do evento.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!