Decoração

6 tendências da maior feira de artigos para casa da América Latina

Aléxia Saraiva*
11/02/2020 23:43
Thumbnail

Coleção Hanazaki, assinada por Alex Hanazaki, inspirada em lanternas japonesas. Foto: Aléxia Saraiva/HAUS

A maior feira de artigos para casa e decoração da América Latina – e 7ª maior do mundo – abriu as portas nesta terça-feira (11) para mostrar as principais novidades e tendências no setor. A 6ª edição da ABCasa Fair acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até sexta-feira (15).
O evento, voltado a lojistas e profissionais do setor, concentra mais de 500 expositores dos setores de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas, flores e têxtil.
A HAUS circulou nos mais de 70 mil m² de feira neste primeiro dia e selecionou seis tendências que se destacam em meio às novidades. Confira a seguir!

Upcycling

Reutilizar matérias-primas descartadas é um processo cada vez mais visto entre peças de design.
Na Vasap Design, marca criada em 2019, todos os vasos são de plástico reciclado. A “receita” pode levar diversos tipos de plástico, como tampas de garrafa, embalagens, caixas de feira, engradados de cerveja e brinquedos quebrados. Além da sustentabilidade, cada linha de produtos é assinada em parceria com um profissional da arquitetura ou do design: Alex Hanazaki, Zanini de Zanine, Paulo Biacchi e Maurício Arruda são alguns exemplos.
Coleção Hanazaki, assinada por Alex Hanazaki, inspirada em lanternas japonesas. Foto: Aléxia Saraiva/HAUS
Coleção Hanazaki, assinada por Alex Hanazaki, inspirada em lanternas japonesas. Foto: Aléxia Saraiva/HAUS
Pedaços de tecido descartados na fabricação de mantas da Casa Libre passaram a ter um novo destino: objetos decorativos baseados no reino animal e vegetal, como a Giraffe e a Pumpkin.

Fitas de LED

As fitas de LED são uma solução de iluminação versátil que permite aos arquitetos projetos luminotécnicos muitas vezes inovadores. No setor de luminárias, a evolução não é diferente. Formas retorcidas combinam a fita ao alumínio, criando infinitas novas possibilidades.
Na Ella Iluminação, três linhas trabalham a solução: a Flow, na cor preta; a Zig, no branco; e a Fluire, no dourado. As três contam com pendentes, abajures e luminárias de piso.
Pendentes da Grafit trabalham as fitas com alumínio na cor cobre e têm opções com três ou sete aros.

Cerâmica Texturizada

Dentre todos os expositores da ABCasa, um dos itens mais plurais são os vasos de cerâmica. Entre os vasos texturizados se destacam nessa seleção, com uma ampla gama de opções em cores e acabamentos.
A Casa Libre, inspirada nos destaques da feira de decoração francesa Maison et Objet, lançou a linha Francys.
As linhas Nirra, Odette e Walker, da De Melo Objects, trabalham a cerâmica em diferentes texturas contrapondo o branco e o azul.

Mesa posta

Uma das grandes novidades desta edição da feira é um espaço dedicado à mesa posta, iniciativa do Clube Mesa Posta e da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (Anpop). Com palestras e eventos voltados à etiqueta, a ideia é endossar aos lojistas a importância da mesa como ambientação.
Assim, não faltaram lojas que dedicaram um espaço do estande às mesas, das mais práticas às maia suntuosas.
A Flor de Lis apresenta diversos lançamentos em linho com um toque romântico em tons claros e flores.
O Atelier Christini Artefatti trabalhou em cores fortes complementares com um toque tropical.
Flores são a aposta da Auguri Casa: na toalha, em vasos e nos enfeites de guardanapo.

Classic Blue

Não teve jeito: o Classic Blue, cor do ano de 2020 escolhida pela Pantone, inundou a ABCasa em todos os tipos de objetos decorativos.
Na Decortextil, a linha em tricô lançada no ano passado apenas na cor crua ganhou em 2020 diversas opções na cor do ano, multiplicando as possibilidades de combinação. O verde também está entre as novas opções, que podem incluir fibra de bananeira em alguns modelos.
Os lançamentos da Auguri Casa incluem jogos americanos em Classic Blue, apostando na elegância da cor para receber os convidados. O tecido mistura poliéster com um toque de linho, aliando o visual de um à praticidade do outro.
Na Ana Cláudia Cerâmica Artística, a cor azul ganha diversas opções de vasos.

Materiais naturais – ou quase!

Para além da madeira, matérias-primas naturais também encontram seu lugar em diferentes setores.
Na Asia Connection, o bambu marcou presença em pendentes feitos a mão. Diferentes formatos dão um toque zen ao ambiente de casa.
Uma das novidades da Goods Br é a cadeira de balanço em ferro, que leva fibra sintética que simula o aspecto natural: a vantagem é não se restringir a ambientes externos. Sol e chuva não desgastam o material.
A palha de bananeira também foi destaque na feira. Na Auguri Casa, os enfeites de guardanapo abusam do material em diversas opções.
*A jornalista viajou a convite do evento.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!