ABCasa Fair

Decoração

Maior feira de decoração da América Latina apresenta lançamentos em design e mobiliário

Sharon Abdalla*
12/08/2022 20:38
Thumbnail
Os objetos de decoração são os responsáveis por dar vida e aquele toque final aos ambientes residenciais e corporativos. E eles estão entre as estrelas da ABCasa Fair, maior feira do setor de decoração da América Latina que teve início nesta sexta-feira (12), no Expo Center Norte, em São Paulo.
Em sua 9ª edição, o evento reúne mais de 380 expositores, que também apresentam novidades em utilidades domésticas, flores, festas, têxtil, presentes e papelaria. A ABCasa segue até a próxima terça-feira (16) e estima receber mais de 40 mil visitantes.
HAUS visitou os 70 mil m² de exposição neste primeiro dia da feira e separou sete itens de decoração que se destacam pelo design, funcionalidade e sustentabilidade. Confira!

Moderno

O estúdio GD Design tira partido da versatilidade do acrílico para a produção de peças de mobiliário, decoração e utensílios. Leves e com design moderno e sofisticado, assinado pela designer Gabriela Dias, as peças trazem a transparência da matéria-prima ou recebem a adição de cores que acrescentam efeito estético conforme o ângulo do observador. Há, ainda, a composição com elementos naturais, como as pedras, em especial a Ágata.

Re-ciclo

Da Grande Curitiba (PR), a Art Vidro leva para a ABCasa vasos, os tradicionais baleiros giratórios -- sucesso de vendas --, e garrafões em vidro (liso, com acabamento em sisal ou barbante ou com frases divertidas). Além de decorar, as peças são utilizadas para armazenamento de rolhas usadas e para a própria produção artesanal do vinho.
O destaque fica por conta da matéria-prima, o vidro coletado por catadores que, depois, é tratado, limpo e volta para o forno antes de ser soprado ou entrar nas formas para a produção de novas peças.

Dentro e fora

O uso de tapetes nas áreas externas não é novidade. Mas a tapete São Carlos inova ao acrescentar em seu catálogo a coleção New Colors, que traz peças com 4 opções de tamanho que podem ser usadas tanto interna quanto externamente.
De material sintético, ela reproduz o efeito estético e a sensação ao toque do sisal (fibra natural), porém com a diferença de que é pigmentada, trazendo cores aos padrões.

Estreia

Reconhecida por seu trabalho com nomes conceituados do design nacional para a produção de peças acessíveis para a decoração e o cultivo de plantas a partir do polietileno 100% reciclado, a Vasap a apresenta a Samaúma, sua primeira linha de mobiliário.
Em pré-lançamento na ABCasa, a coleção é assinada por Marcos Worms e contempla mesa bistrô, mesa de centro, banqueta alta e banco. A inspiração vem da árvore amazônica de mesmo nome, conhecida pelo seu amplo tronco e grande altura, e esta representada na forma das pernas dos assentos e das mesas.

Natural e artesanal

As fibras naturais estão em alta, assim como o trabalho artesanal, em especial o realizado por povos originários. A Amor Guarani traz cestarias, lustres, espelhos de parede, leques, mandalas e cocares produzidos por mais de 30 comunidades indígenas de diferentes regiões do Brasil.
Além disso, a marca também ensina a língua guarani em sua página no Instagram.

Energia

A Casa Ch'i une dois "ingredientes" de relaxamento e energização, os cristais e as velas, nas peças que apresenta na ABCasa. As velas estão disponíveis em diferentes tamanhos, todos cilíndricos, e trazem base em cristal bruto ou rolado (desgastado pela ação do tempo e com formas mais arredondadas). São distintos tipos de pedras, cada uma com propriedades características, sobre as quais é apoiada e fixada a parafina.
Ao final da queima, a base em pedra fica intacta e pode ser utilizada como peso de papel e item decorativo. Para quem mora em Belo Horizonte, cidade natal do casal Nina e André Wolff, responsáveis pela marca, há a possibilidade de adquirir o "refil". Ou seja, a base em pedra é entregue para os designers para que seja reposta a parafina e "nasça" uma nova vela a um custo menor do que o inicial.

Encaixe

E tem design também para os pequenos. A Decoratta apresenta a mesa e cadeiras GAP, com desenho minimalista com formas encaixáveis -- e completamente desmontáveis. As peças são executadas em pinus e MDF laqueado.
* A repórter viajou a convite do evento.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!